Acredito que é importante saber criticar e elogiar. Quando Joilson saiu do Botafogo estava em grande fase. Quem é do Rio sabe disso. Mas chegou ao São Paulo, não começou bem e foi muito criticado pela imprensa paulista. Hoje, Joilson é um dos destaques do Brasileiro. Seus números o colocam entre os 3 melhores volantes de contenção do campeonato. Foi uma ótima contratação do Tricolor.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Joilson - Justiça seja feita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Destaque? Preciso assistir aos jogos do São Paulo, assisti uns 3 no brasileiro desse ano, achei que ele evoluiu de péssimo pra mais ou menos.
Ismael
Não adianta vc dar uma opinião sobre o jogador dando uma passada de olho nos jogos do time dele.
Nem mesmo assistir os jogos apenas é suficiente.
E preciso levantar o Scout do Atleta para ver a importância dele no jogo. Passes certos, bolas roubadas, assistências. Nem todo jogador chama a atenção como atacantes e meias de criação. Existem funções que são ingratas mesmo, sem destaque, mas vitais.
O próprio Grêmio é um exemplo, nenhum grande destaque, mas um desempenho de fundamentos muito bom e muito bem distribuído entre os setores do time.
Os destaques como volantes de contenção do Campeonato são Salino (Ipatinga), Ramalho (Goiás), Diguinho(Botafogo) e Joilson (São Paulo). Com certeza eles não chamam a atenção, mas são importantes no conjunto de cada time.
É claro que eu não observo um jogador de forma individual.
Sei avaliar a importância que ele representa pro clube, e não dou uma passada de olhos.
O fato é que na minha humilde visão ele não teve um início bom, pelo menos na lateral direita, e disse no meu comentário que preciso assistir mais aos jogos do São Paulo, apesar de acha-lo fraco.
Toró é um outro exemplo. Antes de se machucar era um dos destaques em sua posição, com o maior número de desarmes no campeonato e um significativo número de passes corretos.
Mas é difícil ver um jogador desse se destacar, principalmente porque ele não executa jogadas de efeito.
Patrício, Lateral da Portuguesa é mais um caso. Ninguém conhecia o rapaz, mas por seus números comecei a ver que se trata de um bom jogador; bom na marcação,desarme, faz poucas faltas, bom acerto de passes, faz gols. Está entre os 5 melhores desempenhos do Nacional. Kleber do Santos, que é bem mais famoso, nem chega perto do desempenho dele.
Atualmente, na atual situação do Futebol, eu penso mais em quem "está bom jogador" do que quem "é bom jogador"
Tem muito neguinho que só está vivendo de nome.
Apenas corrigindo, e como motivo de curiosidade, Patrício, Lateral da Portuguesa está entre os 3 melhores desempenhos(Categoria Laterais)do Campeonato:
1 Juan (Flamengo)
2 Paulo Sérgio (Grêmio)
3 Patrício (Lusa)
Essas coisas que vc disse torna o jogador fundamental pro time, mas com pouca visibilidade, só que no caso do Joilson ele demorou 8 meses pra começar a receber elogios, acho muito cedo pra dizer que foi uma ótima contratação, antes fazia jogos pífios, inclusive foi expulso de forma besta no jogo contra o Flu na Libertadores, fato que colaborou muito pra eliminação do São Paulo.
Vamos olhar esperar mais um pouquinho.
Abs.
Eu não entendi quando vc disse que as coisas que eu disse mostram que o jogador é fundamental pro time, mas com pouca visibilidade. A questão que estou colocando nunca foi visibilidade. Eu não estou discutindo visibilidade. aliás, é justamente o problema de visibilidade que esconde o bom jogador.
Estou analisando o Joilson pelo Brasileiro, pelo momento. E ele vem bem. Não se pode negar a sua recuperação.
Ele não demorou 8 meses pra receber elogios. Ele vem muito bem desde as primeiras rodadas do Brasileiro. Mas o normal, como vc mesmo disse, é esperar o campeonato andar um pouco mais. O levantamento sobre o Brasileiro, na maioria dos veículos de comunicação, veio agora com o fim do primeiro turno.
Joilson chegou a estar entre os 5 melhores jogadores de meio de campo(considerando meias e volantes) ao fim das 10 primeiras rodadas. Depois acabou caindo e ficando como destaque apenas na sua posição.
Sobre ele errar na Libertadores, todo jogador comete erros, muitos craques erraram em momentos decisivos. Isso não pode tirar o valor de um jogador. Erros sempre vão acontecer.
No ritmo do futebol moderno, onde os jogadores trocam de time rapidamente, acho que dá pra dizer que uma contratação é boa, mesmo que os frutos venham por 6 meses. Adriano é um exemplo. Ficou 6 meses apenas, mas a produtividade do atleta foi excelente. Penso que vale é pensar no resultado da contratação. Se Joilson mantiver esse ritmo até o fim do ano, já terá valido a pena, pois não se sabe onde um atleta estará amanhã.
Acho que é preciso ser justo e saber reconhecer os resultados do profissional.
Quando eu quis dizer visibilidade, disse a mesma coisa que vc, ele não é atacante, logo não tem tanta visibilidade, mas pode ser importante pro time, certo?
Com relação a expulsão, só quis reforçar que ele vinha fazendo péssimas partidas, inclusive cometendo esse tipo de erro que enterra um time em uma competição importante.
Acho esse jogador limitado, aliás, desde o começo, bem diferente do Adriano, não dá pra comparar, não sei quanto o São Paulo pagou por ele ou se pagou alguma coisa, mas acho esse cara nota 5,5 no máximo.
Acho que estou sendo bem justo.
Vc não está sendo justo não, ou não está entendendo. A questão não é o que vc acha dele, a questão é o que eles está sendo.
Exemplifcando: Nós sabemos que o Valdívia é mais jogador que o Joilson certo? OK, sabemos disso.
O problema é a execução. Valdívia tem um desempenho pior que Joilson no Campeonato até agora. Aliás, pior que muita gente. Não está sequer entre os 10 melhores meias do Campeonato.
Joilson está fazendo um bom campeonato e é isso apenas que estou reconhecendo.
Vc está com um pensamento um pouco parecido com o Dunga. Ele tem convocando grandes jogadores que nós sabemos ter qualidade, mas que não estão nesse momento sendo grandes jogadores.
Desempenho é fato. O meu post é sobre isso. Joilson está fazendo um ótimo campeonato, ponto.
O Alex Mineiro não é tudo isso, por exemplo, ok nós sabemos. Mas está com um ótimo desempenho, está "Sendo" jogador.
Imagine um vendedor, que fica em primeiro lugar no ranking de vendas do ano? Não temos que reconhecer esse resultado? Por mais que vc ache que o cara não seja bom?
Eu acho que isso é ser justo.
Eu acho que vc está falando sem ter acesso aos números individuais dos jogadores no Brasileiro.
Acho que esse tema: "Ser bom jogador ou Estar bom jogador" até merece um post específico. Vou fazer um pra gente pensar mais nesse assunto.
É claro que estou entendendo, o fato de discordar não significa que não entendo ou que não passo os olhos, não acho que ele esteja fazendo um ótimo campeonato, ou será que quem dá a nota ou o scout é o dono da verdade?
Outra pergunta:
Os números sintetizam se o jogador é bom ou se foi uma boa contratação?
Acho que números servem de base para uma análise ou opinião, os números são assim... pragmáticos.
Números de passes certos, assistências, ou outras estatísticas, isso tudo isolado não é nada, precisa de uma análise secundária ou uma opinião.
Nesse caso acredito que esteja sendo justo ou democrático, mas também acharia legal vc fazer um post sobre isso ou colocar aqui os números.
E dentro do seu exemplo sobre vendas, quero dizer que já fiz parte de uma equipe que desenvolveu um Gerenciador de Vendas Análises - Business Intelligence com foco em vendas.
Um vendedor que é o primeiro lugar em vendas no mês pode ser afetado por diversas variáveis, como carteira de clientes que lhe foi cedida, localização ou outros pontos que são fatores que afetam diretamente o seu desempenho.
Mudando alguma dessas variáveis, o mesmo vendedor tem um desempenho regular ou péssimo.
Se fossemos analisar apenas os números ele ganharia até uma promoção.
Desculpe o exemplo, mas acho que o Joilson (sem olhar os números) não "está sendo" um ótimo jogador, mas posso mudar de opinião com o decorrer do campeonato ou com a sua ajuda postando os números.
Abs.
Ismael, infelizmente, tenho que lhe responder que os números, no caso do Futebol, não mentem mesmo, até porque, as análises não são feitas sobre uma rodada, mas sempre em cima de um consolidado, neste caso, 19 rodadas do primeiro turno.
Não há como o número não ser o retrato do jogador. Não há como um cara que só erra passes, não rouba bolas, não marca, não chuta a gol, não faz gols, que faz faltas e toma cartões estar jogando bem. Ninguém engana por tanto tempo.
Quando Valdívia entrou em crise, por exemplo, eu não estava acompanhando todos os jogos do Palmeiras. Porém, fui analisar os números dele e o retrato estava ali.
Passes errados demais, excesso de faltas cometidas, poucas finalizações, chutes pra fora, baixa assistência, ausência de desarmes, falta de gols, suspensões por cartão, uma amostra numérica de um jogador apático.
A verdade é que somos acostumados a nos guiar pelas jogadas brilhantes, pelos gols, as ações mais atraentes do futebol. Guardamos esses lances na memória, na cabeça, mesmo que o jogador só faça uma bela jogada em 3 jogos.
Se o jogador mantém uma média? Se tem regularidade? Isso não passa pela cabeça do torcedor comum.
Além disso, não é todo mundo que acompanha o futebol fora dos grandes centros. Eu digo acompanhar mesmo, todo dia, toda rodada. Isso é coisa de quem realmente vive futebol.
Se eu chegar aqui para meus amigos tricolores e questionar o Conca eles vão me bater. Eles não sabem quem são Cleiton Xavier, Carlinhos Paraíba e Marquinhos. Meias que estão jogando muita bola nesse campeonato. Muito mais do que o Conca.
Eles não sabem quem é o Lateral Patrício da Portuguesa. Sei que a Lusa não ajuda, mas ele está sempre jogando bem. Se eu falar que ele está fazendo um campeonato melhor que o Leonardo Moura, meus amigos Flamenguistas me jogam pela janela. Mas o fato é que ele está.
Ah! E o Vítor do Goiás está ainda melhor que os dois!
Mas o Keirrison eles sabem que é. Porque essa é a visão do torcedor comum.
Alguns desses nomes menos famosos que eu citei estão começando a ficar conhecidos e com certeza irão deixar seus clubes em um futuro próximo. Isso acontece quando as imagens começam a ficar mais nítidas para todos e o jogador deixa de ser uma realidade apenas para quem está lá mergulhado nos números.
E temos muitos outros desconhecidos que estão entre os destaques do Campeonato.
O Scout é fundamental por isso. Para evitar que um time pequeno ou fora de um grande centro esconda um grande jogador. E também para mostrar quem está realmente rendendo, sendo um bom jogador.
Números, em determinados casos, como no Esporte, não tem nada a ver com Pragmatismo. Em muitos setores, números são retratos fieis do ambiente, do cenário. Nos últimos livros de Bernardinho, Parreira e Vanderlei Luxemburgo, os levantamentos de performance (os números) foram apontados como os divisores de água para a evolução do esporte moderno. Hoje, você pode saber o comportamento de cada atleta de forma totalmente detalhada e entender o que realmente está rendendo e o que não. Tanto que podemos contar nos dedos os técnicos que hoje em dia não utilizam desse recurso, usando inclusive softwares especiais para essa finalidade.
Como eu disse antes, o nome do jogador não significa mais nada. E não podemos focar nossos olhos apenas para as grandes capitais e grandes clubes.
É por isso que o Flu está lá embaixo e o Vitória está lá em cima.
Tudo se resume a jogar.
Acho excelente essa discussão, entendo o que vc diz, e esse pensamento vem da Europa, eles acreditam e investem em eficiência, quer dizer, o jogador é craque, mas não rende pro time ou não se encaixa em um projeto de anos ou na filosofia de jogo.
Vemos hoje o Marcos Senna defendendo uma seleção da Europa, muito elogiado e não sei se vc lembra da passagem dele pelo Corinthians, ele saiu pelas portas dos fundos completamente ridicularizado.
Mas começamos com o Joilson e vc diz que nesse caso ele está sendo um ótimo jogador e foi uma ótima contratação.
Acho que ele evoluiu, mas tanto assim? Os números do Scout provam as suas afirmações?
Foi isso que coloquei e desculpe se me alonguei no assunto.
E apenas deixando claro sobre o exemplo do vendedor. Entendo o que vc disse, pois também atuo na área de Tecnologia, com ferramentas de Gestão, BI, CRM e outras.
Sei que as variáveis influem.
Dependendo da carteira, do produto, o vendedor pode virar um tirador de pedido. Quando eu dei o exemplo, foi considerando um cenário com igualdades e pesos iguais para todos.
Eu me utilizo dos dados de dois softwares de Scout para futebol, um deles com carga de dados da CBF.
O Software é feito justamente para compensar essas variações. Exemplo: um cara não faz nada durante o jogo inteiro, mas a bola surge pra ele e ele marca dois gols.Isso não siginifica um real desempenho do atleta.
O Software analisa mais de 30 variáveis possíveis, como por exemplo: um cara que tem 10 gols, mas 6 são de pênalti. Ou o desempenho de um atleta conforme a variação de escalação de sua equipe, do adversário, do esquema tático e outros.
Pegando um exemplo que eu mesmo dei: Alex Mineiro. Está lá na briga pela artilharia certo? Mas não está nem entre os melhores 10 atacantes do campeonato considerando o desempenho total de um atacante.
Alex tem 12 gols, Jorge Henrique (Botafogo) tem 5, porém a versatilidade e resultados de Jorge Henrique é muito superior em diversos quesitos. Ele é muito mais completo e equilibrado que o Alex Mineiro.
Aí cabe ao Palmeiras e ao Botafogo analisar o risco e a vantagem que cada atleta proporciona. O Alex é mais risco ao meu ver, pois traz como resultado apenas o gol. No dia que ele não faz não acrescenta em muita coisa. Já o Jorge ajuda a equipe de muitas outras formas.
Enfim. muitos dados são analisados. Para que se tenha um real valor potencial do atleta.
Quando eu disse que Joilson está sendo um bom negócio pro São Paulo, e que fez um ótimo primeiro turno, foi fundamentado em uma ampla base de dados.
Agora, ele, e todos os outros, terão mais 19 rodadas. No fim do Campeonato veremos quem manteve o ritmo e teve uma boa regularidade.
E aí poderei fazer um novo julgamento dele. Eu poderia ter citado outros jogadores, mas achei importante citá-lo pela descrença que se fez em torno do seu nome.
Ah! E tem outro que vem calando a boca dos Flamenguistas: Jaílton. Visto como um perna de pau, tem um dos melhores desempenhos no Flamengo e entre os meias de conteção do campeonato. Um leão na posse de bola e no acerto de passes. E como o Caio tem ferramentas que medem isso, transformou o cara em titular absoluto no momento. É ele e mais 11.
Nem tinha checado o que fui ver agora, fui por curiosidade.
Considerando só os números do próprio clube, Joilson é o segundo melhor atleta do São Paulo em todo o Campeonato, só ficando atrás de Hugo.
Nem Rogerio Ceni, nem Jorge Wagner possuem números melhores.
Hernanes tinha o melhor desempenho, mas foi para a Olimpíada e sua média foi prejudicada.
Borges que estava fora também. Era o segundo melhor, até ficar um tempo fora por contusão.
O pior desempenho do elenco é de Aloísio.
Corrigindo uma coisa que escrevi acima. Rogério Ceni não entra no cenário de comparação com Joílson, pois as variáveis para Goleiro são diferentes.
Postar um comentário