terça-feira, 16 de outubro de 2007

Nova pesquisa sobre as maiores torcidas do Brasil

No mês de setembro divulguei aqui uma pesquisa do Datafolha sobre as maiores torcidas Brasileiras. Agora surge mais uma pesquisa, feita pelo instituto CNT/Sensus.

A pesquisa foi feita considerando apenas os atuais times da Série A.

O dado curioso é que, entre todos os entrevistados, 28,4% dizem não torcer por clube algum. A maioria dos brasileiros (51,9%) diz gostar de futebol; 15,4% gostam “mais ou menos” e 32,0% não gostam. Vejam abaixo:

Clube (%)
Flamengo - 14,4
Corinthians - 10,5
São Paulo - 8,0
Palmeiras - 7,2
Vasco - 5,0
Grêmio - 3,9
Santos - 3,7
Cruzeiro - 3,3
Internacional - 2,1
Botafogo - 1,8
Atlético-MG -1,5
Fluminense - 1,5
Sport - 1,0
Goiás - 0,9
Atlético-PR - 0,8
América-RN - 0,6
Juventude-RS - 0,4
Figueirense - 0,3
Náutico - 0,2
Paraná Clube - 0,1

16 comentários:

Anônimo disse...

Curioso mesmo! Mas vamos acatar, afinal o Instituto é sério, não é?

Unknown disse...

Estamos a 2 pontos e meio percentuais do Curintia, enquanto eles estao 4 pontos atras do Flamengo. Acho que nao vai demorar muito para ficarmos em 2º...é uma questao de tempo....
Sera que essa pesquisa é feita dentro dos estados ?

RONALDO SANCHES disse...

A Pesquisa é Brasil. Se for apenas por estado as diferenças são bem maiores. Vejam a pesquisa(Placar/TNS): feita em 2007, apenas no Estado de São Paulo.

1º) Corinthians 32,9 %
2º) São Paulo 25,6 %
3º) Palmeiras 15,3 %
4º) Santos 14,5 %
outros 12,8 %

Leandro Bravo disse...

Essa pesqueisa foi feita nas cidades onde os times atuam, se fosse considerar todos os estados e cidade. Portanto não mostra com exatidão os %. Pois eu acredito que a torcida do flamengo é bem maior que isso.

RONALDO SANCHES disse...

Lê a pesquisa é Brasil mesmo. O Flamengo tem oscilado no decorrer dos últimos 5 anos entre 14 e 17%.

Anônimo disse...

As gazelas nunca alcançarão, não existe estatística que mostre isso, só que parecem papagaio de cortiço, o que o Marco Aurélio Bit Pitoca fala, os outros repetem.

Unknown disse...

vc é doente bicho...fala algo que preste!

Anônimo disse...

Essa sua resposta?
Melhor não apelar Gazela.

RONALDO SANCHES disse...

Calma gente, sem brigas. Essa questão das torcidas é polêmica, mas eu vou colocar um post aqui mais esclarecedor que vai mostrar que os dirigentes, de todos os clubes, estão viajando. Cada um só pensa em puxar a sardinha pro seu lado, mas a realidade é bem diferente.

Anônimo disse...

Cara, não se trata de assunto A ou B, todos nós teremos opiniões divergentes, futebol não tem muita lógica mesmo. O que não pode é um trouxa desse provocar e depois não aguentar, só isso, se responder um comentário em cima do que eu escrevo, vou tratar dessa maneira, porque pra mim o sujeitinho é mané.

Anônimo disse...

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE a TERCEIRA maior toricida do Brasil e em breve a MAIOR FORÇA POPULAR DAS AMÉRICAS. O SPFC é o Clube brasileiro que possui maior prestígio internacional, maior receita do país, melhor estrutura e maior exposição na mídia mundial. A galinhada provinciana pode ficar com a gazeta e com o babaca do milton neves. BBC, TIMES, CNN, ABC não dão a mínima pra galinhada. So falam do SPFC

Unknown disse...

Posso afirmar que no interior do nordeste, o número de torcedores dos times cariocas é grande. Quanto à pesquisa, na minha opinião, já começa errada quando desconsidera os times que não estão disputando a primeira divisão. Será que se o Corinthians estivesse na segunda alguém iria fazer uma pesquisa sem seus torcedores? Olhar uma lista das maiores torcidas do Brasil e não encontrar a do Bahia é frustrante, afinal essa legião de apaixonados merece mais atenção e respeito por parte desses institutos, ou então não digam que estão aí as maiores torcidas do Brasi, mudem o título da pesquisa.

Anônimo disse...

Recentemente comprovei como a mídia sabe transformar um patinho feio e um cisne. 2ª Feira no Bom dia Brasil, os apresentadores fizeram um comentário bem no início do noticiário de que já havia torcida na fila para comprar ingresso. claro que esssa torcida é a do flamengo. Mostraram a imagem, comentaram que o jg só seria no domingo e q novamente quebrariam recorde de público. Pois bem, até ai se imagina que seria algo extraordinário, 2ª feira e a torcida estava comprando ingresso para um jg p/domingo. Só não foram verdadeiros, poderiam terem afirmados que na realidade a torcida estava na fila por causa da promoção da troca da lata de neston por 1 ingresso e seria realizada naquele dia. Aqui em BSB se tem jogo do flamengo, o preferido é o dele, enquanto o flamengo está em qualquer campeonato, a Rede Globo transmite, não estando, acabou o campeonato para a RG, não importa se tenha 1 ou 10 outros clubes brasileiros nas competições internacionais. Portanto, desse jeito até a fera do filme "a bela e a fera" fica bonito com tanta insistência da mídia.

RONALDO SANCHES disse...

Caro Amigo Anônimo. Entendo a sua posição. Mas tenho que discordar num ponto. Moro no Rio de Janeiro e acompanho a promoção da Nestlé no Maracanã. Ela é válida para todos os clubes. Tem pro Botafogo, Flu e Vasco. No último jogo do Botafogo com promoção Nestlé não tinha nem 15 mil. Ou seja, não funciona pra todos os times. E a Torcida do Flamengo não comparece apenas em promoções. Dos 10 maiores públicos do Campeonato 8são em jogos do Flamengo. E o Recorde do Campeonato, o número 1, não é de um jogo com promoção Nestlé. Sabe, sendo Paulista e já tendo acompanhado torcidas de diversos clubes do Brasil, posso te dizer com total imparcialidade que essa torcida é mesmo diferente. Ela vem em peso nos jogos e empurra o time. E por sinal, o Flamengo só se recuperou no campeonato por causa dessa torcida e do Maracanã, pois o time é limitado.

Anônimo disse...

Meu timãO é d+...

Salve o Corinthians
O campeão dos campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações
***
Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil
Tu és orgulho
Dos esportistas do Brasil
***
Teu passado é uma bandeira
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão
***
Corinthians grande
Sempre altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro!

planeta das capas disse...

aff


que lixo de pesquisa ,kd o coxa pqp deve ser piada isso