segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Considerações sobre a 33ª Rodada do Brasileiro

Mais uma rodada e parece que as coisas vão ficando claras e definidas. Como se o campeonato fosse um barco à deriva, mas seguindo por um Rio, sem que haja algo que possa causar um desvio de rumo mais drástico.

Enfim, as equipes parecem pouco capazes de mudar realmente e assim estão deixando para o acaso as principais decisões. Nem mesmo os técnicos estão conseguindo provocar grandes alterações.

Fluminense e Inter por exemplo. Eu disse que eles estão de férias em post anterior. Já faz algumas semanas que estas equipes não querem jogar. Ainda bem que mudei meu palpite na loteria e joguei Paraná contra o Inter. Pena que não alterei o jogo do Flu. Fiz 8 pontos essa semana.

Mas outras equipes parecem estar desse jeito também.
O Botafogo é uma delas. Dava dó ver o jogo contra o Juventude, um dos piores que já vi na vida. Pareciam dois pugilistas no último assalto, mortos em pé, sem condições de desferir um golpe. E como o time do Juventude está mal. E o Botafogo não conseguiu a vitória e nem consegueria se ficasse jogando lá por mais umas duas semanas.

E o Cruzeiro? Já se vão semanas e semanas de resultados "chochos" do Cruzeiro. Empates e empates e empates em casa. Pontos perdidos contra times inferiores. Se esse fosse o ritmo do Cruzeiro no início da competição ele nem estaria no topo da tabela. Ele pode ganhar, pode perder, pode empatar, pode qualquer coisa, pois está aí, à deriva.

Vasco? Mesma coisa. Futebolzinho que não sai do lugar. Acho que eles estão querendo a emoção de correr o risco do rebaixamento. Como a piada do Baiano que vê a cobra chegando mas não quer sair da rede: "Tá chegando mãezinha, Tá chegando". E fica olhando ela chegar.

Resumindo a ópera: está claro quem são os times que tomam uma decisão, os mais agudos, os que estão tendo capacidade de atingir suas metas. Santos, Grêmio e Palmeiras, realmente querem alguma coisa deste campeonato. O Flamengo também parece seguir nesse caminho, pelo menos até o momento em que possui chances reais de Libertadores. O resto está na levada da maré.

Menção honrosa para Náutico, Goiás, Atlético PR, Paraná e Corinthians que parecem estar lutando também, sem condições, mas tentam colocar a cabeça pra fora da água.

E agora encerrando mesmo, caros críticos do São Paulo, reconheçam, aceitem, aplaudam e parabenizem esse belo trabalho. Tudo que escrevi acima só mostra ainda mais como o São Paulo é merecedor deste título, pois consegue ter de sobra justamente a maior carência deste campeonato: a definição, a força aguda, a vitória.

Em um campeonato que poderia ser simbolizado pela palavra "Talvez" o São Paulo representa o "Sim". Nada de "quase", "hoje não deu", "tivemos azar" ou outras coisas. O São Paulo chega e resolve. Esse foi o segredo e a diferença para o título.

Aproveitando, se não viu, veja todos os Gols da 33ª Rodada do Brasileiro.

Nenhum comentário: