terça-feira, 9 de outubro de 2007

O polêmico Troféu de Pentacampeão da CBF.

Agora, com a proximidade de o São Paulo se tornar Pentacampeão brasileiro, surge uma nova polêmica. A CBF deve entregar o Troféu de Pentacampeão para São Paulo ou Flamengo?


O Troféu em questão, o famoso das bolinhas (o da foto acima), foi criado na época de 70. Determinou-se que seria entregue para a primeira equipe com fosse campeã brasileira por 3 vezes seguidas ou 5 vezes alternadas.

O Flamengo já se considera Pentacampeão, mas não tem seu título de 1987 reconhecido pela CBF, posição que discordo totalmente.

Em uma típica lambança de nossos dirigentes, a CBF queria que o Flamengo, depois de vencer o que seria hoje a Série A, enfrentasse o Sport, o equivalente a campeão da Série B daquele ano, para aí sim, se definir o Campeão Brasileiro. Um verdadeiro absurdo.

Seria como o São Paulo, ao final desse campeonato, tivesse que enfrentar o Coritiba (que está liderando na Série B) para disputar o título. É justo? Lógico que não.

Falamos de dois campeonatos distintos, onde podemos constatar o nível bem mais alto da Série A. Não é a toa que os 4 que subiram no ano passado (Atlético MG, Sport, Náutico e América) estão em posições delicadas no campeonato.

Acho que esse troféu já deveria ter sido entregue ao Flamengo.

Nenhum comentário: