quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Chega de Campeonato Turno e Returno

Nesses dois últimos dias, consultando a maioria dos jornais e sites esportivos, fiquei bem espantado. Todos dão o Campeonato Brasileiro como encerrado. E quando digo todos, não falo de comentaristas e jornalistas, falo das equipes, técnicos e jogadores. Até mesmo Luxemburgo que dizia lutar pelo título até o fim mudou de idéia.

Faltando mais de 10 rodadas a desmotivação é total. Somente a briga na zona de rebaixamento poderá trazer alguma expectativa.

E o grande culpado é o sistema de campeonato turno e returno. Com ele, dizem os defensores do modelo, vence o mais regular, o mais merecedor.

Com ele, digo eu, perdemos em emoção, espetáculo e principalmente em rentabilidade e faturamento. Diminuem-se renda em estádios, audiência na televisão, comercialização de produtos e serviços, além do interesse do torcedor.

Precisamos de um campeonato com fases, classificações, quartas, semi-final e final. Precisamos de entretenimento.

Quisera o Brasileiro fosse tão empolgante quanto o Carioca que possui 3 finais. (final de primeiro turno, de segundo turno e finalíssima entre os campeões de turno)

Depois reclama-se da falta de capital no futebol brasileiro. Que não temos dinheiro, que não podemos manter nossos jogadores.

Futebol, Esporte, precisam ser produtos de entretenimento. Os americanos já sabem disso há mais de 20 anos. Nós? Estamos dormindo no tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc sabe a minha opinião.
O campeonato não perde a graça e deixa de ser rentável por causa dessa fórmula, se fosse assim, o futebol alemão, inglês, espanhol e principalmente o italiano não seriam tão rentáveis e nem teriam o jogador mais bem pago do mundo, que é o caso do Kaká que ganha 16 milhões por temporada.
O problema reside na organização, essa discussão é bem mais complexa, não basta mudar a fórmula para melhorarmos o que está aí, esse é um raciocínio muito simplista.

RONALDO SANCHES disse...

Júnior, pesquise mais e vc vai descobrir que os Campeonatos Europeus não são esse sucesso de rentabilidade. A Europa é que, como um todo, possui uma economia a parte, forte, independente do futebol. Eles tem dinheiro, essa é a diferença. O Leonardo, ex-lateral da Seleção Brasileira e hoje Diretor do Milan, abriu o jogo no programa Arena do SporTV. Explicou que a maioria dos grandes clubes europeus ficam no vermelho (inclusive o Milan) a cada fim de temporada, e esse saldo negativo é sempre coberto pelos donos. Disse ainda mais: é forte a corrente na Europa pelo fim dos Campeonatos Nacionais. Por eles, o ideal seria jogar apenas campeonatos como a Liga dos Campeões e Copa da UEFA. Mas como existe o subsídio a cada fim de ano, vai se levando. Existem números que compravam a diferença de faturamento entre os dois modelos. Como é um assunto meio longo eu vou apresentar isso em outros posts.