terça-feira, 25 de setembro de 2007

Afinal, foi justo o título do Corinthians em 2005?

Na minha opinião sim.

Vemos neste momento o Sr. Dualib fazendo uma série de comentários e denúncias. Na verdade, ele está usando aquela velha tática dos políticos brasileiros que é a de criar polêmica para abafar um pouco os próprios escândalos. Çhego a dizer que ele sabia que estava grampeado.

Dualib é investigado por corrupção, desvio de dinheiro e uma série de outros crimes cometidos enquanto presidiu o Corinthians. E agora ele quer atirar também.

Porém, seus comentários não se justificam. Dizer que o título foi roubado? Apenas se houvesse realmente algum acerto entre o Corinthians, CBF e comissão de arbitragem, o que não houve.

Tivemos sim, um campeonato muito turbulento, cheio de problemas, problemas que ainda temos nos campeonatos de hoje.

Vamos analisar os dois pontos principais:

1. A anulação dos jogos devido ao caso do árbitro Edílson Pereira não foi decidida para beneficiar um clube especificamente. Ela aconteceu no meio do campeonato e aconteceria de qualquer jeito. Alguns clubes foram favorecidos, outros não. E mesmo assim esse favorecimento foi pequeno, coisa de 1 ponto ou 2. Ok, 1 ponto pode decidir um título, mas isso aconteceu durante a competição, dando tempo às equipes de assimilarem e correrem atrás da recuperação. Seria totalmente diferente fazer a anulação desses jogos depois de todo o campeonato jogado.

2. O pênalti no Tinga (jogo decisivo entre Corinthians e Inter, no Pacaembu) foi mais um erro típico de nosso futebol, em nada premeditado ou acertado entre juízes e Corinthians. Erros como esse posso citar mais de 10. Já cansamos de discutir que arbitragem é assim: um dia a seu favor, outro contra.

Não vejo por isso como este título tenha sido ilegítimo. Sabemos que o Corinthians errou ao fazer uma parceria com uma empresa sem credibilidade como a MSI. Sabemos que os recursos colocados pela MSI no Corinthians são de origem duvidosa. Mas sobre o trabalho realizado pelos jogadores e comissão técnica nesse período não podemos questionar. Eles ganharam na bola.

As autoridades devem ser mais espertas e não deixar que Dualib tumultue a situação em seu proveito. Ele deve ser investigado e, caso fique comprovada a sua culpa, pegar uma cana, isso sim.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é amigo, 100% na mosca!
Podemos tb abrir questões sobre outros campeonatos mal ganhos,como o do Palmeiras em 1993 apitado pelo Sr. José Aparecido, do Santos em 1995, e tb daquela Libertadores, onde pela primeira vez na história não se disputou o título na casa do adversário ganho pelos Bocas Abertas, falar dos outros é fácil, agora, olhar pro próprio rabo é muito complicado!