sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Esse Botafogo é Inacreditável

No início do ano, logo após o Botafogo perder o título carioca para o Flamengo, fui muito questionado por alguns amigos de São Paulo. Eles não entendiam o resultado. Como o Botafogo sendo tão superior havia deixado escapar o título?

Como eles não acompanhavam tanto o futebol carioca, tentei explicar que essa equipe era estranha, que o Botafogo era confuso, problemático, um time que se desliga do jogo, que perde a vibração, que não sabe vencer. Um time que se afeta por qualquer coisa, que parece faltar a força e a garra de um campeão, de um matador. Até questionamos se era uma certa "falta de camisa", de apoio da torcida, divagamos sobre várias causas. Nem todos acreditaram em mim.

Vejam bem. Isso foi lá no início do ano.

Já estamos chegando ao final da temporada e qual foi o destino do Botafogo?

Somente fracassos e derrotas. Somente o "Quase".

O Botafogo foi desclassificado da Copa do Brasil, em casa, pelo Figueirense que está quase caindo pra Série B. Num jogo que estava em suas mãos.

Perdeu a liderança do Brasileiro e está vendo sua vaga para a Libertadores ir por água abaixo.

Agora está fora da Sul Americana, depois de estar ganhando de 2x1, com 1 jogador mais, permitir a virada do adversário tomando 3 gols, sendo que o decisivo foi feito aos 47 do segundo tempo.

E olhe que nesse jogo nem a culpa da arbitragem, como o Botafogo sempre costuma levantar, pode ser considerada. O River teve dois pênaltis clamorosos não marcados.

Enfim, o problema não é perder. Mas sim como o Botafogo perde. É realmente incrível. É Surreal.

O Botafogo chega na hora "h" e parece um time abobado, em Síndrome do Pânico, que não sabe nem onde está e o que está fazendo. Os jogadores se distanciam dentro do campo, parecem quietos, em choque. Não se falam, não gritam, não reagem. Porque esse time é assim? Como conseguem perder jogos que estão praticamente resolvidos?

Que tristeza. Que sina. Que marca de perdedor.

Disse aqui no Blog que o Botafogo não passaria, mas confesso, com toda a sinceridade, que não esperava que fosse novamente desse jeito. De forma tão incrível e absurda.

Acho que o Cuca pode antecipar sua saída do clube. Vai ser duro levantar a moral dessa equipe.

Acho também que agora meus amigos de São Paulo devem entender do que eu estava falando. O Botafogo - na hora da decisão - simplesmente não vai.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, mas tem tb o fato de parecer um clube com uma administração bem amadora.

Unknown disse...

Cara, o que é aquilo que aconteceu ontem!?!?! Eu só vi hoje pela manha no Bom dia Brasil. Como o Tadeu Schimidt falou: "nunca na minha vida vi um time perder uma classificação de uma forma assim tão medonha..". Foi Surreal !!!!! E os 2 gols que o Bota perdeu na cara do gol. Meu deus !! Feioso, fico pensando o seu estado, se vc estivesse nesse jogo...e nos vestiarios depois....meus deus !! Foi inacreditavel!!!

Leandro Bravo disse...

Eu já disse no começo do ano e volto a repetir. Botafogo é timinho. A história dele prova isso. Por isso quando tem jogo contra o botafogo, eu fico tranqüilo. O técnico com o lance de Deus vai nos ajudar, Deus olha pra gente e mais ninguém é protecionismo demais. Botafogo deveria se chamar Botafora.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael, pelo contrário. O Botafogo é o time mais profissionalizado internamente do Rio. O primeira equipe a se transforma em clube-empresa. Fluminense também vem nesse estilo. Já Vasco e Flamengo seguem com o padrão de administração antiga de clube mesmo. O Bota é todo empresa, contratou até consultoria para desenhar seus processos internos e departamentos. Internamente, o Corinthians perto do Botafogo é uma padaria de família.

Anônimo disse...

Acho que o Corinthians é um assunto a discutir, mas como estamos falando do Botafogo, eu coloquei um comentário sobre o Botafogo, acredito ser o clube amador pelos últimos episódios envolvendo Zé Roberto, Dodô, etc, isso reflete dentro de campo.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael, entendo que vc tenha focado o assunto no Botafogo, mas só citei o Corithians, pois acho um exemplo importante para este tema. O Corinthians tem hoje a pior administração do país.