segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Quem são os jogadores eficientes do Brasileiro?

Tive um ótimo debate com meu amigo Ismael Manzotti, colaborador assíduo deste humilde blog, e percebi um assunto interessante para um Post.

Não é do conhecimento do torcedor comum, os reais desempenhos dos atletas no futebol brasileiro. Isso acontece pela impossibilidade de se acompanhar todos os jogos e principalmente estar de olho no que acontece em todos os clubes do país.

Outro ponto importante é que o torcedor comum não tem acesso aos Scouts das equipes, os dados, números, estatísticas de cada jogador. O que ele vê é um resumo dos acontecimentos e, de certa forma, mais focado nas boas jogadas, lances e fatos curiosos. O jogador formiguinha, de clube pequeno ou sem nome acaba passando desapercebido.

Desde o início do Brasileiro, tenho tido acesso a estatísticas e números, baseados em cargas de dados da própria CBF, que permitem uma avaliação mais próxima do desempenho dos atletas no Brasileirão. Esses dados, cruzados em softwares de Scout, permitem a criação de médias de desempenho para cada atleta.

Diversas variáveis são consideradas para se chegar a um grupo de médias finais: número de partidas jogadas, passes corretos, passes errados, desarmes, assistências, gols marcados, impedimentos, passes curtos/longos, bola parada, chutes a gol / trave / fora/contra, faltas sofridas/cometidas, cartões e suspensões, lesões, esquema tático, coeficientes de correção de média, entre outras.

Dessa forma podemos encontrar os jogadores mais eficientes e equilibrados da competição, aqueles que possuem melhor rendimento considerando um mix de todos os fundamentos básicos.

Esses sistemas têm um funcionamento bem parecido com o Game "Cartola", da Globo.com, porém, com muito mais profundidade graças ao seu maior número de variáveis, pesquisas e filtros.

Assim, vou aproveitar esses dados e sempre que possível passar um histórico sobre o desempenho de nossos jogadores aqui no Blog.

De primeira mão, segue uma seleção com os melhores do primeiro turno
. Mas ao invés de apenas 11 jogadores, vou fornecer 14, considerando que os três esquemas táticos mais populares do Brasileiro são o 4-4-2, o 4-3-3- e o 3-5-2.

Goleiro
Victor (Grêmio)

Laterais
Juan (Flamengo) e Paulo Sérgio (Grêmio)

Zagueiros
Durval (Sport), Espinoza (Cruzeiro) e Rever (Grêmio)

Meias
Ibson (Flamengo), Cleiton Xavier (Figueirense), Leandro Salino (Ipatinga), Hugo (São Paulo) e Marquinhos (Vitória)

Atacantes
Guilherme (Cruzeiro), Nilmar (Internacional)
e Jorge Henrique (Botafogo)

4 comentários:

Unknown disse...

é.....e tem gente que vaia o ibson!!
tudo imbecíl mesmo!!

RONALDO SANCHES disse...

É Eduardo, e com o Hugo do São Paulo foi a mesma coisa. O Cara é um relóginho de regularidade no time, mas fez duas partidas ruins e a torcida caiu de pau.

Ismael disse...

Futebol, futebol como diria nosso amigo Muricy, aí está o resultado da eficiência, mas (sempre tem um mas), agora entra o técnico do time, qual é o técnico mais eficiente?

RONALDO SANCHES disse...

Acho que até daria para fazer uma estatística sobre os Técnicos e ver quem é mais produtivo. Tem que levantar bastante coisa, mas que dá pra fazer dá. Existem alguns que iam se esconder de tão picaretas.