Acabou. E agora neste post vamos dar uma comentada geral nessa loucura que foi o Brasileiro 2009. Não teremos tão cedo um campeonato como esse, tão disputado.
MARACA, FLA CAMPEÃO E RIO EM FESTA
Vou iniciar falando do Grêmio. Acho que a lição foi aprendida: Contra o Flamengo todo mundo quer dar a vida. Fiquei lembrando que algumas semanas atrás vi um pedaço de Santo André 2 x 0 Grêmio, e eles com os titulares. Nem de longe jogaram com a gana e malícia de ontem. O jogo de ontem também me fez pensar sobre as tais "ética e honra" que foram faladas durante a semana. Entregar não é certo? Concordo. Mas o Grêmio jogou para ganhar ontem? Jogou pensando no seu resultado, em fazer 3 pontos? Não meus amigos, não jogou. Jogou pensando em ir contra o resultado que o Flamengo precisava, apenas isso. Jogou pelo empate. Com zero segundo de jogo as cobranças de lateral, os tiros de meta, já eram batidos na velocidade tartaruga. Parecia um time argentino jogando pela Libertadores.
O Flamengo, como venho dizendo nas últimas 5 rodadas, não foi brilhante, mas conseguiu o que a torcida queria: os 3 pontos e o título. Isso não diminui o mérito do time. Toda equipe tem picos altos e baixos em uma competição. O auge do Flamengo aconteceu entre a 22ª e 31ª rodadas. Depois o time sentiu a quantidade de jogos, o cansaço, desfalques, pressão, foi normal que acontecesse uma queda. Mas é aí que se vê a qualidade de um elenco com potencial para ser campeão. Quando está bem ganha dando show. Quando está mal ganha de qualquer jeito, mas ganha. O São Paulo fez muito isso nesses últimos anos... vencia, era o que importava. Ontem, o Flamengo novamente se mostrou um elenco equilibrado. Quando nem Pet, Adriano e Zé Roberto estiveram num grande dia, David e Ronaldo Angelim foram lá resolver o jogo.
O Maraca esteve como eu nunca vi. Depois do jogo, a Rio virou um mar Rubro-Negro, com as ruas completamente tomadas pela comemoração. Foi algo grandioso, bem acima das celebrações por títulos regionais. Ruas, bares, restaurantes, shoppings em completa loucura. A alegria era tanta que a torcida Rubro-Negra nem se importou com a presença de torcedores rivais. Tivemos muitos torcedores do Botafogo e Fluminense nas ruas, de uma certa forma também comemorando pela permanência na série A.
AS PREVISÕES DO PAI RONALDO DE OGUM
Pai Ronaldo de Ogum foi razoalvemente bem esse ano. Em 26 de outubro, Pai Ronaldo disse: "o título ficará entre São Paulo, Inter e Flamengo e a quarta vaga para a Libertadores ficará com o Cruzeiro". Em 16 de novembro Pai Ronaldo disse: "O Flamengo poderá ser campeão com 67 pontos", essa foi na mosca.
Outro acerto importante de Pai Ronaldo foi a ascensão do Tricolor Paulista. Ainda no mês de junho, quando o São Paulo mal passava do décimo primeiro lugar eu disse que esse time estava acordando e iria incomodar. Ninguém acreditava nisso. No fim o tricolor disputou o título e vai para mais uma Libertadores. E assim Pai Ronaldo papou uma deliciosa Stolichnaya.
Na parte debaixo errei. Eu acreditava que pelo menos um carioca seria rebaixado, mas tanto Flu quanto Botafogo venceram jogos incríveis. O Botafogo venceu São Paulo, Inter (lá no Beira Rio) e Palmeiras. Não é fácil não... Porém, uma coisa posso dizer: sempre apontei as possibilidades do Flu, que poucos acreditavam exisitir. Era uma tarefa árdua, mas existia sim um caminho.
ESTATÍSTICAS - O 1% EXISTE.
Fico surpreso com o que tenho visto e lido sobre o assunto Estatísticas do Brasileiro. Infelizmente, é visível que o torcedor brasileiro não sabe o que é estatística. Estatística é uma análise fria, matemática, sobre resultados passados e variáveis presentes. Quando um estatístico diz que o Flu tem 99% de chances de cair, ele está fazendo uma projeção. E o que é pior, o torcedor esquece que existe o 1% que ficou faltando. E esse 1% também pode acontecer. Erro, seria o analista dizer: eu garanto 100% que tal time irá cair. Aí é diferente. Outra coisa que ninguém percebeu, no caso do Flu, os estatísticos apontaram o que o Flu precisaria fazer para não cair. E ele fez. Mesmo sendo difícil, o Fluminense fez o que não conseguiu o ano inteiro... 11 jogos sem perder, com aproveitamento de campeão, mais de 60%.
Ou seja, o Estatístico não errou em nada. Ele disse que o Flu tinha chance de escapar. E escapou. Não interessa se a chance era de 1%.
E durante toda a recuperação do Flu esse valor de 99% foi sendo reduzido conforme os resultados eram alcançados. O que é óbvio por sinal.
Fatos Curiosos:
- O Flu perdeu pra Santo André e Coxa em casa e também empatou com o Náutico. Tudo no Maraca. E essa galera toda caiu e o Flu ficou. Essa história de jogo de 6 pontos nem sempre é decisiva.
- O Fla foi o Flu ao contrário. Em agosto tinha apenas 1% de chances de ser campeão. Um foi do 99 pro zero. O outro foi do 1 para o 100.
COMENTÁRIOS GERAIS
- O Palmeiras, como em 2007, novamente perdeu a vaga pra Libertadores na última rodada. Um dos times mais caros do Brasil e não conseguiu bons resultados. Foi a maior decepção do campeonato. Tá na cara que Muricy não tem o elenco na mão. A administração do clube também deixou a desejar.
- Parabéns para o Cruzeiro. Saiu do fundo do poço pra se colocar na Libertadores de novo. Teve até chance de ser campeão em alguns momentos.
- Parabéns para o Avaí. Sexto lugar, num Brasileiro concorrido desse, com um orçamento muito abaixo das grandes equipes, foi um feito pra torcida celebrar.
- Silas, Roth e Andrade foram os melhores técnicos do Brasileiro. Os dois primeiros merecem um destaque pelo elencos limitados que tinham em mãos. Roth, novamente pagou o pato no fim do campeonato. Eu torço para que ele ainda tenha uma chance de dirigir um time de ponta mesmo. Andrade queimou a minha língua. Jamais acreditei nele.
- Não consigo eleger um "melhor jogador do campeonato", mas posso citar alguns que foram regulares e decisivos. Souza, do Grêmio, foi um dos melhores meias do campeonato, tudo que aconteceu no Grêmio passava por ele. Adriano, Pet e Willians no Fla, Fred e Conca no Flu. Hernanes e Washington no São Paulo. Diego Souza no Palmeiras... Diego Tardelli no Galo... Foi um campeonato mais de grupo do que de uma grande estrela. Mas saindo do muro, se eu tivesse que dar um único voto, seria para Adriano.
- Bruno foi o goleiro do campeonato: muitos pênaltis defendidos e atuações que seguraram vários resultados para o Flamengo.
- Ponto Negativo: a choradeira de Diretores e Clubes. Nunca vi coisa igual. Todo mundo só pensava em si e mudava de opinião conforme o interesse do clube. As leis e procedimentos valem conforme o momento. O Internacional foi o campeão do ano nesse quesito. Com o São Paulo em segundo lugar.
- O Corinthians poderia ter ido mais longe, mesmo com esse time. A acomodação falou mais alto.
- Vagner Love foi a contratação mais furada do ano.
- Luxemburgo falou demais e fez de menos. Sem um bom elenco o técnico não mostrou resultados. Falam que ele pode ir pro Galo. Queria muito mesmo ver ele fazer algo com aquele grupo. Acho que ele vai pro Internacional.
- O Botofogo ainda precisa fazer uma limpa no passado. A diretoria mudou, mas a mentalidade ainda não é vencedora.
- O Goiás é novamente a promessa que não se conclui.
- Que vergonha em Curitiba. O Coxa devia ser banido do futebol por 1 ano no mínimo e rebaixado pra terceira divisão.
Até 2010, Brasileirão! Duvido que você seja assim novamente.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
PASSANDO A RÉGUA NO BRASILEIRO 2009
Postado por RONALDO SANCHES às 11:12
Marcadores: Campeonato Brasileiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Passa a tua conta aí pra depósito referente à liga do Cartola pô!!!!
Que depósito ? Dinheiro eu tb quero ! Ae Arquiba, fechou bem o Brasileiro no Cartola hein ! 110 ! VLw . Saudações vascaínas . O rio é o poder !
Fala Ronaldo!!!
Sou Hexa cara!!! Quando eu te falava isso lá atrás, no meio do campeonato voce ria de mim... Tá ai o resultado!
Posso falar que sou campeão brasileiro com dois de zagueiro na "final".
O fim de campeonato só não foi perfeito porque o FLORminenC não caiu. Mas tudo bem, quem sabe ano que vem... A gente não pode querer tudo né?! Eles devem isso pra nós.
Vou falar só isso, porque ainda estou em processo de comemoração.
Abraços e saudações rubro-negras.
PS: Continuo muito recalcado!!!
HUhauhauhuahuahuaha...
Diego Souza craque do Campeonato é foda!
Mas enfim, foda-se, o que vale é o Campeão!!!
hehehehe
Abs
Postar um comentário