segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A Importância da Experiência no Futebol

Ontem de manhã, minha esposa me perguntou quem venceria o jogo entre Seleção Olímpica e Seleção dos Craques do Brasileirão. Eu, sem pestanejar, disse que os Craques do Brasileiro venceriam facilmente. Ela me perguntou porque, eu novamente de bate-pronto argumentei que a idade conta muito no futebol. Pode parecer que a distância entre um atleta de 22 e 28 anos é pequena, mas quando consideramos aspectos como visão de jogo, posicionamento tático e de marcação, isso conta muito.

Exemplos não faltam. Vimos a Seleção Brasileira Sub-17, no Pan, não resistir as equipes de 23 anos do Equador e da Jamaica. Vimos o Corinthians com um time formado em 80% de jogadores de média de 22 anos não conseguir atuar bem no Brasileiro.

Acho que não custava nada ao Dunga, utilizar o direito que a Competição lhe permite de levar 3 jogadores acima de 23. Principalmente 1 zagueiro e dois meias para acertar a base da equipe. Isso daria uma melhor sustentação para o grupo.

Nenhum comentário: