quinta-feira, 26 de março de 2009

[Coluna do Flu] O BOM FILHO À CASA TORNA

Após um longo e tenebroso inverno, no qual tive que me dedicar integralmente à saúde e à vida de meu pai, que graças a Deus hoje goza de boa saúde e está se recuperando de um susto, volto a escrever para a coluna mais lida, visitada, comentada e polêmica do blog.

Como fiquei muito tempo sem me pronunciar, abordarei alguns assuntos e acontecimentos deste período de ausência, os tópicos serão:

*Derrota para o foguinho
*Demissão de René
*Contratação de Frederico
*Contratação de Parreira
*Campanha na Taça Rio

1) Derrota para o foguinho - De fato na semi-final da Taça Guanabara não jogamos nada e merecemos perder o jogo, o que não significa que o foguinho seja um time excepcional. Muito embora a quinta-força do Rio de Janeiro apresente um padrão tático melhor que os outros grandes em nosso estado, ainda está longe de ser um grande time, tem dois ou três bons jogadores e mais nada. Quero que fique claro que o FLUMINENSE perdeu aquele jogo por ser totalmente incompetente, pois time, não resta dúvida, que o do FLU é infinitamente superior, o que será demonstrado já neste sábado no maraca com um show de TN, Conquinha, Frederico e Cia. Não admito outro resultado que não seja a vitória e de preferência de goleada.

2) Demissão de René
- Como vinha anunciando há tempos, após sucessivas cagadas Renézinho caiu. Caiu por motivos óbvios, que a cada dia que passa ficam mais claros. Wellington Monteiro não é e nunca foi lateral direito, Jaílton nunca jogou futebol, Roger é uma lástima, Edcarlos estava péssimo e já merecia ser substituido muito antes, Conca não pode ser reserva, foi por essas e por outras que o elegantíssimo René Simões foi demitido, digo elegantíssimo, porque por mais que não tivesse conseguido fazer as melhores opções e dar um padrão tático ao time, foi profissional em toda sua trajetória no FLU.

3) Contratação de FREDERICO - Antes de qualquer comentário, para extravazar: " FRED VAI TE PEGAR ...". Agora sim, um pouco mais aliviado, passo a tecer comentários sobre a melhor contratação do futebol brasileiro nos últimos anos. Nos dois jogos que fez, FRED demonstrou seu faro de gol e com posicionamento, oportunismo, dedicação e muita qualidade guardou três bolas no fundo das redes adversárias. Percebi, pelos "post(s)" que li, uma pontinha de dor de cotovelo daqueles que não têm um centroavante de nível de seleção, muito pelo contrário, têm que se contentar com um afro descendente de sardas e um sósia de Jesus Cristo, que está longe de ser salvador. Fred ao estrear não cumpriu seu papel, fez muito mais que isso. Meteu dois gols, jogou noventa minutos e demostrou que com ritmo de jogo será um azogue. Resumindo, foi muito mais fenomenal que o gordinho que fora ovacionado. Não que Ronaldo não tenha qualidades e represente muito para o futebol brasileiro, mas porque sem dúvida alguma FREDERICO tem muito mais lenha pra queimar que o obeso e idoso Ronaldo.

4) Contratação de Parreira - Novamente voltamos a falar de exceções no futebol brasileiro. Embora seja contestado por alguns, sendo chamado de retranqueiro, visivelmente Parreira entende de futebol. Vou além, entende muito de futebol. As críticas a Parreira se analisarmos seus trabalhos são um tanto quanto injustas, pois em alguns momentos demonstrou não ser tão defensivo assim como dizem por aí. Vamos aos exemplos: Quando treinava o Corinthians jogava com três atacantes e tinha um time extremamente ofensivo, nas substituições que tem feito nesses jogos do FLU, quando vê que as coisas não estão caminhando, trata de jogar o time à frente e obtém o resultado. Parreira, na minha maneira de ver joga com o que tem e explora da melhor maneira possível os atletas que estão sob sua batuta. Diante disso, o classifico como um técnico prático, objetivo e de boa visão. Portanto, para mim, foi uma excelente contratação. Outra coisa que ia me esquecendo, mesmo quando Parreira é retranqueiro como em 1994 pela seleção, como em 1984 pelo FLU, é efetivo, ou seja, aplica no campo o estilo que o levará ao triunfo.

5) Campanha da Taça Rio - Até agora 100%. Muito embora o futebol não seja ainda de encher os olhos, já vemos algumas melhoras e a mão de um técnico na verdadeira acepção da palavra. Técnico muitas vezes ganha e perde jogo, por mais que alguns não concordem com isso. Conca, como já era de se esperar, está voltando a desenvolver o seu melhor futebol, TN está explorando como poucos a bola parada e demontrando muita qualidade quando puxa o contra-ataque, FRED é pura eficiência quando empurra a pelota para as redes adversárias, Éverton Santos vem se mexendo bastante e dando opção para o passe longo. Sei não ... Se realmente der liga, com a qualidade desses principais jogadores (Conca, TN e FRED) acho difícil segurar o FLU.

Por essas e por outras digo : "FLUMINENSE FOOTBALL CLUB - CAMPEÃO CARIOCA DE 2009".

PS: Deixando um pouco de lado o futebol, gostaria de agradecer aos meus amigos que em todos os momentos estiveram ao meu lado e me deram forças para encarar todas as dificuldades que se apresentaram nesse período de ausência justificada, um beijo no coração de vocês e um muitíssimo obrigado por vocês EXISTIREM. Sem vocês não sou ninguém.

Por Breno Fabião

4 comentários:

Unknown disse...

até q enfim o representante do flu voltou!!! é sempre mto bom ler colunas bem escritas!!!

sábado tem mais!!!

bjos e ST!

RONALDO SANCHES disse...

Breno, seja bem-vindo novamente. Estávamos sentindo a sua falta.

Abraços

Ronaldo Sanches

Unknown disse...

que saudades mano Breno!
"Vc destróii!!"

Tricolor disse...

Nobre na area!
Nossa escada esta sentindo a falta!
Sabado estaremos lah contra cachoorada!
Abraços e melhoras sempre ao Fabião!