quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Será o mesmo fim?

Garrincha jogando pelo Timão

Eu não era nascido, mas através de vídeos, revistas e livros, soube da passagem de Garrincha pelo Corinthians.

Quem tem mais idade pode comprovar o que eu digo: foi algo na mesma proporção do que está acontecendo hoje com o Ronaldo. Foi a bomba, a notícia, uma festa descomunal da fiel por ter em seu elenco um dos maiores jogadores do Brasil.

O estranho é a coincidência da situação. Estranho e temeroso.

Garrincha chegou ao Corinthians baleado, muito castigado e tentando se recuperar de seus problemas no joelho. 33 anos (quase a mesma idade de Ronaldo), não era sombra do Garrincha espetacular dos tempos áureos do Botafogo. E não conseguiu ser nunca mais.

Foi uma decepção para a fiel torcida corinthiana que amargava um grande jejum de títulos.

Será que Ronaldo seguirá pelo mesmo caminho?

12 comentários:

Ismael disse...

Agora vc me surpreendeu!!!

Vi isso em vários blogs, acho que até pra preencher coluna de jornalista sem texto serve, mas como comparação é um absurdo.

Naquela época TUDO era diferente, inclusive o marketing esportivo.

Não vou nem entrar no terreno da medicina, fisiologia, nutrição, etc..

Estamos falando de 1966, o futebol era praticamente amador, vi uma entrevista com o Reinaldo que foi centro-avante do Galo, ele disse que os campos eram muito piores, a bola era toda de couro, chovia e vc não conseguia chutar de fora da área.

O Garrincha jogou 10 jogos, não ganhou quase nenhum dinheiro quando passou pelo Corinthians.

Enfim, não existem parâmetros para comparar.

Ismael disse...

Fica tranquilo, pode acalmar a galera aí do Rio, o Ronaldo pode ser uma droga ou uma maravilha, mas como o Mundo esta falando do Corinthians!!!

Outra coisa, 80 mil reais em camisetas vendidas em 2 dias, acho que isso é diferente de qq coisa que já tenha passado por lá.

RONALDO SANCHES disse...

Ah sim, nesse sentido, o de trazer exposição e gerar dinheiro não tem comparação, ele vai ser lucro certo, e o Garrincha não foi.

É que eu tô falando só de jogar bola mesmo. Acho qe mesmo com os recursos médicos dos dias de hoje, o Ronaldo tem tido grande dificuldade em jogar bem novamente.

Será que esse joelho vai aguentar? Será que ele vai mesmo jogar bem de novo? Eu falo mais nesse sentido.

Ismael disse...

Não sei se o joelho vai aguentar, mas tenho certeza que ele é um cara que não foge da responsabilidade.

Mas mudando um pouco de assunto, vc saberia dizer quando o Adriado chega ao Flamengo?

E o Parreira?

Unknown disse...

Esse "post" tem uma ponta de dorzinha no cotovelo , não tem ?

Confessa Ronaldo...

Se bem que você torce por dois ... Aí dói menos...

Até acho que ele não jogará tudo o que já jogou, mas daí a falar que o cara vai ser um fiasco, uma decepção colossal.

Vamos ver ... Se ele jogar um terço do que pode, jogará infinitamente mais que a maioria que está por aí ...

E aos framenguistas, bastará lamentar ...

Já faço meu prognóstico: Fra e Corinthians, maraca lotado e vitória do Coringão com dois gols de fofomeno.

Abraços ...

Ismael disse...

Magiiiina Breno...

RONALDO SANCHES disse...

Caro Breno

Sei que vc está brincando, porque sei que vc me conhece bem. Sabe como sou imparcial com futebol.

Minha análise sobre o Ronaldo é sem nenhuma dor de cotovelo. Apenas uma análise.

Eu ainda tenho dúvidas do que ele vai ser capaz de fazer. Mas você tem razão, entre ele e Herrera, ele e Obina, dá pra dar uma chance pro cara fácil.

Sobre torcer para "dois" senti uma certa cutucada da sua parte. Porém eu tenho um outro ponto de vista.

Eu posso dizer que escolhi meu time. Sou um verdadeiro torcedor.

Meu Pai é Palmeiras e mesmo assim não conseguiu me influenciar. Isso é raridade na sociedade.

Um dado pra você do site do IBGE, 93% dos brasileiros torcem para o time do Papai.

Eu acho que isso me confere personalidade. Minha afinidade com um time tem a ver com minha história, minha vida, meu perfil psicológico. Eu jamais poderia torcer para o São Paulo, por exemplo. Não tem a ver com meus princípios, comportamento...

Mais um detalhe. A duas semanas atrás fui convidado pelo Globo Esporte.com para ser o responsável pelo Blog do Corinthians. Recusei(Priscilla não acreditou, nem eu acredito muito até agora, mas recusei). Disse que não poderia escrever pelo Timão, apenas pelo Flamengo que faz parte da minha vida atual.

Acho que mereço ser considerado um legítimo Rubro-Negro não?

Abração! :)

Unknown disse...

Claro que estou brincando ... E desculpa se de alguma forma ofendi.

Quanto aos dados do IBGE, me inclua fora desta, até porque, não tive influencia nenhuma do meu pai em minha escolha, muito embora torçamos para o mesmo time.

E vou além para confirmar o que estou te falando, se não fosse por mim, meu irmão hoje não seria tricolor.

Obviamente que respeito suas escolhas,motivos e história. Longe de mim querer opinar no que não me diz respeito. De fato foi apenas uma brincadeira.

Agora, responda com sinceridade...

Você gostaria que o Torózinho torcesse pra que time ?

Isso não o colocaria nos 93%?

O fato de fazer parte dos 93% torna ele melhor ou pior que alguém?

Sabe porque estou te falando isso ... Porque tanto eu quanto você, queremos que nossos filhos torçam para os nossos times e não há mal nenhum nisso.

Você, ainda acho que é um pouco mais democrático que eu, porque meu filho se não torcer pelo FLU não toma nem um picolé ... hahahahahahaha!

Abração querido e desculpa ...

Você é mais democrático até pela

RONALDO SANCHES disse...

Torózinho só poderá ser Flamengo e no máximo Corinthians. Qualquer outra coisa é rua...

Ismael disse...

Torço pelo time do meu Pai e tenho um baita orgulho disso.

Pelo time e pelo meu Pai.

E seu eu morasse na Indonésia, não conseguiria gostar de outro time.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael

Não há nada de errado em torcer para o time do seu pai. E o normal é isso mesmo que vc disse: ter orgulho, pois o Pai é o nosso maior herói.

O que eu quis mostrar como um ponto vista real é que poucos escolhem o seu time. Digo escolher mesmo.

Somos levados, cada um tem uma história, pelo pai, pelo tio, primos...

São poucos que tomam essa decisão sozinhos.

O meu filho mesmo é um exemplo. Com certeza vai ser o que eu quiser que ele seja. Só com muita personalidade ele vai conseguir se desviar. Vou pegar o Garoto, levar no campo, comprar camisa, imagine? E uma relação que ele constrói junto comigo e com o time. Difícil escapar, por isso a maioria torce para o time do Pai.

Eu quis colocar isso, pois tem muita gente que bate no peito e fala: "Eu sou mesmo um torcedor de Tal time!!!" E todo mundo esquece do lado psicológico familiar que existe. E é fortíssimo.

Sobre morar na Indonésia, se eu morasse no Sul, em Minas, ou qualquer outro lugar não teria um outro clube. O único clube que sempre tive total identificação além do Corinthians foi o Flamengo. E justamente pelos motivos que coloquei acima, por identificação psicológica, por perfil.

Minha relação com o Flamengo vem de infância. Sempre acompanhei o clube, inclusive indo ver seus jogos em São Paulo. Principalmente na época de 81, 82... Posso dizer que o Flamengo 80 foi o que o Santos foi na época do meu Pai. Todo mundo queria ver, não importava para qual time torcesse.

Enfim, acho não dá pra apontar o dedo no meu nariz e dizer: eu sou, vc não é. Ninguém saiu da barriga da mamãe gritando "Vascoooo" ou qualquer outro time que seja.

Leandro Bravo disse...

Foda esse seu post. Daqui a pouco será um pró-blogger! não sei como vc ainda não tem um twitter! tsc tsc