quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO - PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A primeira rodada da Copaça da África fechou e ninguém se empolgou muito. Alguns vão dizer que o nível tá baixo, mas não é só isso. A questão é que ninguém é mais mané a ponto de jogar como uma maria arregaçada de calça na mão. Lógico, fora a Austrália...

Vi quase todos os jogos, alguns por VT. Vou fazer alguns comentários que acho relevantes.

África do sul teve no primeiro jogo sua classificação na mão. Foi sua maior chance de vitória. O empate com o México fechou a tampa dos Bafana. A França também está brincando com fogo. Se perder para o México pode arrumar as malas que a Copa acabou.

A Argentina ofensivamente mostrou potencial. Mas defensivamente encheu o coração dos adversários de esperança. Maradona tem razão, ninguém jogou bola como Messi até agora. Correu, ajudou na marcação, armou e finalizou. Se o Goleiro da Nigéria estivesse menos inspirado o baixinho teria sido o destaque da rodada.

A Inglaterra decepcionou. Jogou uma bolica de nada, exceto o Gerard, que destoou dos coleguinhas. O cara joga muito mesmo. Dizem que o goleiro inglês tem proposta do Botafogo...

A Alemanha não me convenceu. Jogou contra o pior sistema defensivo de toda a copa. A Austrália entrou achando que era o Brasil e se posicionou de forma maluca com uma defesa avançada e fazendo linha. O time jogava espalhado e cheio de buracos. Nem perto do tipo de marcação que equipes como Costa do Marfin, Coréia do Norte e Suíça imprimiram em seus jogos. Por isso, enquanto a Alemanha não jogar contra um time com retranca a la Joel Santana eu não me darei por satisfeito.

A Holanda também não foi nada disso. Vinha num jogo enrolado com a Dinamarca, cheirando a 0x0. Aí ganhou um gol de presente. Que zagueiro cabeçudo aquele dinamarquês. Ainda precisa provar que é candidata ao título.

No grupo F foi tudo medonho. Parece que se juntar Itália, Paraguai e companhia não dá um time. É o grupo do sono. Jogos perfeitos para uma soneca. E depois reclamam das vuvuzelas. Imagina só essas partidas no silêncio?

Portugal na realidade quase perde. Com um pouco mais de categoria a Costa do Marfin tinha levado os 3 pontos. Cristiano Ronaldo ficou "nervosa". Ele não gosta de jogar com marcação. Ele disse que seu futebol flui melhor quando é marcado por caras como Luiz Alberto, Betão e Fahel.

O Brasil jogou em câmera lenta. Acho que ficaram empolgados com o show de imagens da Globo. Nunca vi um time tão parado, tão fácil de marcar. Dizem que esse time só sabe jogar quando é atacado, usando contra-ataques. Ok, mas me diga, e se por um acaso eles levarem o primeiro gol? Como esse time vai ser capaz de virar um jogo? De Kaká a Luiz Fabiano a letargia era "tartarugal". Tem maluco que só tá fazendo gol em comercial de cerveja. Se o próximo confronto fosse de loteca eu ia de duplo: empate e Costa do Marfin. Para mim o Brasil não vence. Nem vou falar de Felipe Melo e Gilberto Silva.

Fechando, vi a Espanha querendo criar uma emoção nessa primeira etapa de grupos. Bizarro um time daquele não passar pela Suíça. Tudo indica que a Espanha terá que lutar por uma vaga em seu último jogo contra o Chile. E olha que os Chilenos podem chegar precisando apenas de um empate. Já pensou a Espanha fora?

Nenhum comentário: