Com atraso, peço desculpas, quero deixar este pequeno post sobre o futebol de quarta-feira. Só vi o jogo do São Paulo e depois os melhores momentos do jogo do Santos.
Sobre o São Paulo, acho que 1 x0 ficou bom pra equipe paulista. Não é um resultado difícil de superar. O único problema é que o São Paulo vem jogando mal, também, em casa. Ricardo Gomes vai precisar tirar um coelho da cartola pois, se for desclassificado, estará demitido no dia seguinte.
Já o Santos passeou na Vila. Era pra ter sido goleada. Acho que o Vitória não vai conseguir reverter isso no Barradão, principalmente porque acho difícil o Santos não marcar um golzinho sequer fora.
Neymar foi ridículo batendo aquele pênalti. Não há dúvidas que ele se acha maior do que é. Seu técnico e companheiros, na frente das câmeras, o apoiaram. Mas, internamente, com certeza devem ter dado uma bela bronca no cara. Um gol a mais pode fazer falta? Sim, então o ideal era ter cobrado de uma maneira mais séria.
No Brasileirão o fim de semana será só de clássicos. Só tem jogão. Como estarei viajando, não poderei assistir nenhum deles. Pra quem pode, bom proveito.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
LIBERTA E COPA DO BRASIL
Postado por RONALDO SANCHES às 08:28 1 comentários
Marcadores: Copa do Brasil, Libertadores, Santos, São Paulo
segunda-feira, 26 de julho de 2010
NO COMENTS
Não vou gastar saliva ou dedo no teclado para falar de seleção que parece um feto de uma semana. Só pra lá de junho de 2013 é que eu vou considerar que temos uma seleção. Agora, é só folclore, e um monte de convocações que serão esquecidas e enterradas pela história.
Postado por RONALDO SANCHES às 23:56 0 comentários
Marcadores: CBF, Seleção Brasileira
11ª RODADA BRASILEIRO - DANÇA DAS CADEIRAS
Como é típico de um Campeonato Brasileiro, a liderança ainda vai trocar muito de mãos. Daqui a pouco ela volta pro Flu, retorna pro Corinthians e até cai no colo de um terceiro. O que vale nesse campeonato mesmo é o que acontece a partir da 30ª rodada.
Independente disso não podemos negar que estamos tendo bons jogos.
O único que vi nesse fim de semana foi apontado como o melhor. Botafogo x Fluminense foi um jogão, apesar do péssimo gramado.
O Flu, pela terceira partida consecutiva, permitiu ao adversário o controle do jogo. Penso que essa forma de atuar começa a se tornar um pouco arriscada. Foi incrível a pressão que o Botafogo colocou no segundo tempo, empurrando o Flu para dentro da sua área. Muitas chances perdidas, bolas na trave, o Botafogo parece que não sabe fazer gols.
O Flu também teve chances, poderia ter vencido, mas está arriscando muito em deixar tanto domínio para seus oponentes. Uma hora, essa bola pode entrar. E pode ser no momento mais impróprio.
Fred é um enigma. Há tempos acho que o grande centroavante tricolor está fora de forma. Só não sei porque. Com a pausa para a Copa, o normal seria Fred ter obtido uma melhor condição física. Mesmo sem fazer grande esforço Fred lesionou a panturrilha. Algo está errado no trabalho de fisiologia do atacante.
O Foguinho jogou muito bem. Foi sua melhor partida no Brasileiro. Até Lúcio Flávio correu. Só nosso goleirão de seleção, Jefferson, deu uma pisada na bola ou na terra.
Dos outros jogos não vi nada. Me espantei com a derrota do Goiás em casa, com a falta de força do Palmeiras contra o Ceará, com a recuperação do Grêmio frente ao Cruzeiro e da fraqueza do Galo enfrentando o Avaí.
O Atlético MG é a maior decepção do Brasileiro. 20 atletas contratados, técnico de 600 mil reais, o maior CT do Brasil e nada de resultado. Aliás, tem resultado sim: penúltimo lugar do campeonato, só a frente do seu xará de Goiânia.
Essa semana temos pausa pra jogão. É Libertadores... é Copa do Brasil... xiii a Patroa vai ficar uma fera. Haja futebol.
Postado por RONALDO SANCHES às 21:28 0 comentários
Marcadores: Botafogo, Campeonato Brasileiro, Corinthians, Fluminense
sábado, 24 de julho de 2010
APAGA TUDO
É... Muricy não quis. E acho que não quis mesmo, porque no futebol chegar a seleção é o sonho de todos... Se quisesse tinha peitado tudo. Principalmente porque acho que não receberá outra chance... pelo menos com Ricardo Teixeira... ele não esquece.
Mas... Estão falando de Mano, não é um mal negócio não. Mano é um grande técnico.
Sinceramente, também seria um pecado Muricy deixar o Fluminense agora. O time engrenou, 4 importantes reforços chegarão e a coisa pode ficar bem interessante. Até onde esse time pode chegar? Sem Muricy, um balde de água fria seria jogado. Agora, poderemos saber...
Postado por RONALDO SANCHES às 03:13 1 comentários
Marcadores: CBF, Seleção Brasileira
sexta-feira, 23 de julho de 2010
ENFIM... O MELHOR
Nem dá pra acreditar, mas Muricy é o técnico da seleção. Porque não foi antes da Copa da África? O Ricardo Teixeira se mostra um cara adepto à mudanças, ele é legal, só que ele tem um problema. Ele parece esses políticos que só depois que a desgraça acontece decidem por tomar uma providência. Queria muito que ele tivesse pensado no Muricy lá atrás. Uma coisa eu garanto: vocês jamais teriam ouvido falar de Felipe Melo.
Postado por RONALDO SANCHES às 14:26 3 comentários
Marcadores: CBF, Seleção Brasileira
10ª RODADA BRASILEIRO - SÓ O FLU SALVA
Sem dúvida, optei por ver o jogo do Maracanã.
Por incrível que pareça, mesmo jogando em casa e sendo mandante, o Fluminense jogou de forma muito semelhante a sua última partida contra o Santos.
Mais fechado e esperando pelo adversário, o Tricolor Carioca permitiu que o Cruzeiro tivesse o controle do jogo. Com mais posse de bola, e com um grande primeiro tempo de Gilberto, a Raposa poderia ter saído na frente. FH fez uma grande partida, com defesas importantes.
Porém, como no jogo contra o Santos, no melhor estilo Muricy, o Flu soube controlar a pressão e fez o gol na oportunidade que teve. Assim, o Fluminense começa a se tornar um timinho encardido de se vencer. Como no boxe, ele espera e te fulmina num único golpe.
Confesso que me impressionei com esse time do Cruzeiro. Toca muito bem a bola e está arrumadinho. Vai ser duro ganhar deles também lá em Minas.
O Cuca é um cara bom, apesar de alguns problemas. É uma pena que ele não tenha ficado no Flu. Ele merecia ter um time com todos esses investimentos que o Muricy está recebendo. Afinal, esse time do Flu ainda é o do Cuca em sua maior parte, tanto na escalação quanto no padrão de jogo.
Por pouco a décima rodada não termina com uma maldição. O Flu foi o único favorito que venceu, já que o Porco entregou o jogo para o foguinho no Pacaembu. Ah! Felipão!!!
Já o Botafogo tá chegando no Z4. A capivara tá na ponta do barranco...
Nem quero ver o meu Cartola, já que até o Fred passou em branco hoje. Que fase a minha!
É isso amigos, sem descanso, que sábado já tem mais bola de novo.
Postado por RONALDO SANCHES às 00:36 1 comentários
Marcadores: Botafogo, Campeonato Brasileiro, Fluminense, Palmeiras
quinta-feira, 22 de julho de 2010
10ª RODADA BRASILEIRO - QUARTA-FEIRA BIZARRA!
Só vi o jogo do Flamengo. E foi como eu previ. O Fla começou bem, mas depois o Avaí se achou e buscou o seu empate. A facilidade com que os jogadores do Avaí tocavam a bola era surpreendente. O Flamengo ainda é um time bem desentrosado e sofre tanto na parte defensiva quanto ofensiva. O problema é que perdeu 2 pontos. E domingo vai perder mais 3.
Corinthians, Atlético MG, Santos, Grêmio, São Paulo e Vitória protagonizaram a "noite do mico". Eram todos favoritos e nenhum venceu. Nenhunzinho...
O Corinthians deu uma pirada e me quebrou no Cartola. Acho que vou fazer 10 pontos. Júlio César, que escalei como goleiro, levou 3 e fez um pênalti. Chicão, meu zagueiro, perdeu mais um pênalti. Até quando ele vai bater? O Timão é o maior levanta defunto do futebol brasileiro. Conseguiu dar 3 pontos para um time morto.
Me falem do São Paulo? De quem o São Paulo ganha nesse campeonato? Nem do Grêmio Prudente? Aí não dá... Como esse time vai jogar uma semi-final da Libertadores?
Ricardo Gomes e Silas? Até quando estarão empregados?
E o Galo? E o Mago Luxemburgo? Os caras compram o mundo e o time não se acerta? Quem mais o Kalil precisa trazer? O Xabi Alonso? O Iniesta? O Villa? Quem?????? Esse time tinha que jogar muito mais só com esse elenco. Que trabalhinho ruim do Luxa. Mas ele é de grife. Perde e continua. Se fosse outro...
E o Sanchos? Dunga leva o Ganso e Neymar! Leva o Ganso e o Neymar!!! Passou a copa e os caras estão dormindo. Vai me dizer que é aquele velho clichê? "Eles estão com a cabeça na final da Copa do Brasil". Olha, com essa bolinha vão perder pro Vitória.
Foi uma quarta-feira bizarra.
Só falta o Flu e o Palmeiras não vencerem amanhã. Aí eu paro...
Postado por RONALDO SANCHES às 01:18 2 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro
segunda-feira, 19 de julho de 2010
9ª RODADA BRASILEIRO - CORINTHIANS NÃO LARGA O OSSO
Ainda tem chão pra esse campeonato acabar, mas o Timão parece não querer largar o osso. Mesmo jogando um futebol bem burocrático, o Corinthians vem vencendo.
Não vi os jogos de sábado, mas depois assisti os melhores momentos. Me assustou a arbitragem do jogo do Vasco. Ah! São Januário, cada coisa que acontece aí dentro. O juizão foi uma mãe pro Vasco.
No domingo, vi o jogo do Fla que mesmo não jogando bem conseguiu os 3 pontos. O Flamengo vem fazendo a lição de casa e ganhando os pontos que tem obrigação de ganhar. Não vencer o último colocado seria terrível, considerando que o Flamengo com certeza perderá pontos quando enfrentar adversários mais difíceis. O time é fraco. Assim, se o Flamengo conseguir vencer o Avaí em casa na quarta-feira (não será nada fácil), acredito que terá cumprido a meta de 9 pontos em 12, pois dificilmente vencerá o Inter, no Beira Rio, no domingo seguinte.
Depois fui para o jogão Santos x Fluminense. Ótimo futebol de ambos os lados. O Santos jogou muito bem, com excelente toque de bola, envolvente (a la Espanha), e merecia pelo menos um empate. O Flu também criou oportunidades e mesmo tendo um pouco menos de volume de jogo poderia ter feito mais gols. Um time com potencial de campeão é assim. Mesmo quando pega um adversário muito forte, fora de casa, consegue se defender e mata o jogo quando tem a oportunidade. É a chamada qualidade, que permite um time com menos oportunidades definir um jogo.
Destaque positivo para Avaí e Vitória que vem jogando um futebol de estabilidade.
Por outro lado, Botafogo e Grêmio estão começando a brincar com a sorte. O Foguinho continua naquele filme de sempre, um futebol sonolento, sem vibração e nenhuma força quando joga em casa. Esse Engenhão não dá liga.
O Grêmio, que tem um ótimo elenco, começou a desandar. Não dá para entender. Acho que a batata do Silas tá mais do que assando...
Quarta-feira tem mais. Agora é assim, quarta-domingo, quarta-domingo.
Essa maratona vai ser separar os homens... dos meninos.
Postado por RONALDO SANCHES às 11:12 2 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro
sexta-feira, 16 de julho de 2010
SANTOS?
Cadê o Santos? Cade Neymar e Ganso? Cadê tudo? Avisa aí que a Copa já acabou.
Postado por RONALDO SANCHES às 13:17 0 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro, Santos
FLU VACILA
Os pontos perdidos com o Grêmio Prudente são aqueles que podem fazer falta tanto para a luta pelo título, vaga na Libertadores ou fuga do rebaixamento. São dois pontinhos que não podem escapar em um Campeonato tão duro quanto o Brasileiro. Vacilou fluzão!
Postado por RONALDO SANCHES às 13:13 0 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro, Fluminense
quinta-feira, 15 de julho de 2010
FLAMENGO 1 X 0 HOLANDA
O Botafogo não tem Robben e nem Sneijder, mas jogou aquela bolinha de sempre. Fechadinho e só cruzando bola na área. É a Holanda do Brasileiro. Somente no segundo tempo (com certeza depois de terem tomado uma bronca do Joel) eles se tocaram que eram os favoritos e tinham obrigação de vencer o Flamengo, completamente improvisado.
Só que aí já era tarde, pois deixaram o Pet soltinho pra armar a jogada do gol.
O Flamengo mostrou um time bem apavorado, formado por caras que não estão acostumados a segurar a bronca que é um brasileiro. Tinha hora que neguinho jogava a bola pra qualquer lado, dava bico, queria se livrar mesmo... deu pânico... Mas mesmo assim, o Fla precisou apenas da camisa para vencer o Botafogo.
Vi um pouco de cada coisa ontem. Vi São Paulo e Grêmio jogarem um futebol de quinta categoria. Nossa... perder do Avaí em casa é duro. Nada contra o Avaí, mas o Ricardo Gomes tinha dado uma entrevista que o São Paulo estava muito mais forte do que antes da parada da Copa. Não entendi nada... O Inter deve ter se animado pra Libertadores.
Vi um pouco do segundo tempo do Corinthians contra o Ceará... e dormi. Sem sacanagem... Tava muito cansado.
De resto não vi mais nada. Soube que o Vasquinho se aguentou contra o Goiás. Gosto muito do PC Gusmão. É um ótimo treinador.
Agora a liderança ficou pro Flu, de bandeja. Espero que Fernando Henriqe, Gum, Mariano e Fred joguem bem hoje, pois escalei todos no Cartola (e se eu tivesse mais cartoletas colocava o Conca também).
Mas jogão mesmo hoje é o do Porco. Pena que Robinho amarelou... e muito.
Postado por RONALDO SANCHES às 17:19 0 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro
quarta-feira, 14 de julho de 2010
8ª RODADA BRASILEIRO - AGORA TÁ VALENDO
É, de volta a dura realidade de Avaís, Cearás, Grêmios Prudente... De volta ao Brasileirão.
Hoje começa mesmo a brincadeira.
Nesse período de pausa tivemos muitas contratações. Muita coisa boa e muita coisa ruim, é lógico. Tem time que não aprende e adora uma roubada. Tem outros que são espertos e tiram coelho da cartola.
Diego Souza, Rafael Sóbis, Tinga, Keirrison, Belletti, são as coisas realmente boas que foram pescadas. Até posso estar esquecendo de alguém nessas barcas. Se lembrarem, avisem-me.
Pena que teremos que esperar até agosto para ver os times realmente montados.
Meus palpites para hoje:
São Paulo 3 x 0 Avaí
Grêmio 2 x 0 Vitória
Atlético PR 1 x 0 Cruzeiro
Flamengo 0 x 0 Botafogo
Ceará 1 x 2 Corinthians
Guarani 1 x 1 Internacional
Goiás 2 x 0 Vasco
Postado por RONALDO SANCHES às 17:31 0 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro
terça-feira, 13 de julho de 2010
CBF NUMA SINUCA DE BICO
Felipão diz que aceita ser técnico da seleção, mas não quer roer o osso... só quer o filé. O bigode quer ficar no Palmeiras por dois anos e a partir de 2013 assumir a seleção. Ou seja, a CBF precisaria de um mané para ser tampão e cobrir esse período, coisa que Muricy e Mano Menezes nem de longe são. Acho até que um Ricardo Gomes aceitaria, ficando depois como auxiliar técnico e, quem sabe, com uma promessa de efetivação para 2018. Quero ver como Ricardo Teixeira vai sair dessa.
Postado por RONALDO SANCHES às 17:22 0 comentários
Marcadores: CBF, Copa do Mundo, Seleção Brasileira
segunda-feira, 12 de julho de 2010
E NO FIM... DEU ESPANHA MESMO.
Em uma copa bem regular, bem fraquinha, acabou dando a seleção que teve um pouquinho mais de futebol.
A Holanda, o Botafogo das seleções, foi mais Botafogo ainda na final. Se fechou, só jogou com bolas paradas e cruzamentos. E sempre esperando o erro dos espanhóis. Até tiveram a bola do jogo... mas o Casillas...
Aliás, premiar o Fórlan como melhor jogador da Copa foi muito forçado. Um prêmio de consolação para o Uruguai.
Casillas merecia o prêmio. Pegou um pênalti decisivo contra o Paraguai (que se fizesse 1x0 naquele momento do jogo não perderia mais) e duas bolas do Robben que também sepultariam o jogo.
Enfim, novamente digo, dava pro Brasil, mesmo com esse timinho feio que levamos.
Agora é esquecer. Acabou. Vamos voltar a nossa realidade de Brasileirão.
Postado por RONALDO SANCHES às 10:00 0 comentários
Marcadores: Copa do Mundo, Espanha, Holanda
quinta-feira, 8 de julho de 2010
HOLANDA E ESPANHA... O QUE DIZER?
Bem, me parece que as duas seleções melhor preparadas e mais concentradas ficaram para esta final.
Porém, nada me tira da cabeça que a Holanda é o Botafogo da Copa. Joga um futebol amarrado, se defende muito bem e fica esperando uma bobeada do adversário. Adora bolas paradas, sempre que pode cruza a bola na área e, principalmente, dá muita sorte. Foram dois gols contra que ganhou de bandeja nessa Copa. E gols em momentos cruciais.
A Espanha é aquele futebol bonito, um toque de bola lindo de se ver, mas parece que falta sempre alguma coisa quando eles chegam na entrada da área. Ali falta um pouco mais de capacidade de definição, de agressividade. Mas sem dúvida, é um grande time e meu favorito para esta final.
Vendo tudo que vemos, dá para continuar com a idéia de que o Brasil, mesmo meia boca, poderia ter levado. Pena : (
Postado por RONALDO SANCHES às 10:40 0 comentários
Marcadores: Copa do Mundo, Espanha, Holanda
domingo, 4 de julho de 2010
BRASIL, ARGENTINA E OUTRAS COSITAS MAS...
Uma coisa legal que tem acontecido nesta Copa é que com o passar do tempo as regras vitais para o sucesso vão sendo confirmadas. Por mais que um torcedor queira sonhar, queira pensar de modo emocional, o racional vem se impondo e colocando os pingos nos "is".
Somente as equipes com força física, qualidade técnica e versatilidade tática chegarão as semi-finais.
Sobre o Brasil, coloquei aqui desde o começo como essa seleção era lenta e parecia com menos preparo que as outras. No segundo tempo, contra a Holanda, parecia estar com vários jogadores a menos. É a falta de força física.
O Brasil, também de forma diferente de Espanha e Alemanha, quando chegava ao ataque, o fazia com jogadores a menos, geralmente com 4: Kaká, Robinho, Luiz Fabiano e um lateral. Já Espanha e Alemanha chegam com 6 a 7 jogadores e possuem volantes que atuam por diversas vezes como meias. Vide a jogada de Schweinsteiger no terceiro gol da Alemanha contra a Argentina. O volante alemão invadiu a área e driblando todo mundo, algo impossível para Gilberto Silva e Felipe Mello. É a falta de qualidade técnica.
O Brasil também pagou por sua incapacidade de atuar de outra maneira. Vivendo apenas para jogar no Contra-Ataque, o Brasil sempre encarou dificuldades quando seu adversário não lhe dava os espaços necessários e também nunca imaginou que algum time pudesse lhe apertar logo na saída de bola. Dunga também não fez um boa convocação e ficou sem peças que pudessem lhe oferecer uma variação de jogo. É a falta de versatilidade tática. ( A Espanha, contra o Paraguai, durante o jogo, fez uma troca e posição de alguns jogadores, justamente para tentar confundir a marcação do adversário que era muito forte).
A Argentina teve uma copa bem parecida com a nossa, com problemas semelhantes. Maradona, até se mostrou um pouco mais ofensivo que Dunga, pensou em montar um esquema para que seus homens de criação jogassem à vontade. Mas sabemos (apesar de que muitos jornalistas ainda não sabem) que ter 3 ou 4 atacantes em um time não é garantia de mais ofensividade. Posse de bola é lei no futebol de campo e isso só se consegue com muita marcação e um bom meio de campo.
Enfim, como eu disse no início deste post, as seleções que foram eliminadas são parecidas em seus problemas e as que se classificaram são parecidas em suas qualidades (exceto o Uruguai que se beneficiou de uma fraca tabela). Ou seja, tudo no fim foi se encaixando naturalmente. Quem tinha que ficar ficou, e ficou por merecimento, por razões técnicas mesmo.
A lição é que no mundo profissional vc não pode querer se enganar. Se vc deseja 100% de chance de um bom resultado precisa ser o mais racional e técnico possível. Se o seu trabalho começar a abrir exceções em algum dos pontos vitais para se montar um equipe vencedora, vc até poderá conquistar um título, mas aí, começará a depender do fator sorte.
O Brasil poderia conquistar a Copa? Sim, mas com tudo dando sempre certinho e as coisas acontecendo de um jeito favorável ao Brasil. Porém, um time com reais chances de ser campeão é aquele que está pronto para qualquer adversidade. E isso o time de Dunga nunca esteve.
Pena é que a final real desta copa, por questões de tabela, será antecipada na semi: Espanha x Alemanha. Aí está o campeão.
De minha parte vou torcer muito para o Uruguai não permitir que a insossa Holanda chegue na final. Será muito bacana se a tão sofrida Celeste conseguir essa proeza.
Vamos El Loco!!!
Postado por RONALDO SANCHES às 09:18 2 comentários
Marcadores: Alemanha, Copa do Mundo, Espanha, Holanda, Seleção Argentina, Seleção Brasileira