Uma coisa legal que tem acontecido nesta Copa é que com o passar do tempo as regras vitais para o sucesso vão sendo confirmadas. Por mais que um torcedor queira sonhar, queira pensar de modo emocional, o racional vem se impondo e colocando os pingos nos "is".
Somente as equipes com força física, qualidade técnica e versatilidade tática chegarão as semi-finais.
Sobre o Brasil, coloquei aqui desde o começo como essa seleção era lenta e parecia com menos preparo que as outras. No segundo tempo, contra a Holanda, parecia estar com vários jogadores a menos. É a falta de força física.
O Brasil, também de forma diferente de Espanha e Alemanha, quando chegava ao ataque, o fazia com jogadores a menos, geralmente com 4: Kaká, Robinho, Luiz Fabiano e um lateral. Já Espanha e Alemanha chegam com 6 a 7 jogadores e possuem volantes que atuam por diversas vezes como meias. Vide a jogada de Schweinsteiger no terceiro gol da Alemanha contra a Argentina. O volante alemão invadiu a área e driblando todo mundo, algo impossível para Gilberto Silva e Felipe Mello. É a falta de qualidade técnica.
O Brasil também pagou por sua incapacidade de atuar de outra maneira. Vivendo apenas para jogar no Contra-Ataque, o Brasil sempre encarou dificuldades quando seu adversário não lhe dava os espaços necessários e também nunca imaginou que algum time pudesse lhe apertar logo na saída de bola. Dunga também não fez um boa convocação e ficou sem peças que pudessem lhe oferecer uma variação de jogo. É a falta de versatilidade tática. ( A Espanha, contra o Paraguai, durante o jogo, fez uma troca e posição de alguns jogadores, justamente para tentar confundir a marcação do adversário que era muito forte).
A Argentina teve uma copa bem parecida com a nossa, com problemas semelhantes. Maradona, até se mostrou um pouco mais ofensivo que Dunga, pensou em montar um esquema para que seus homens de criação jogassem à vontade. Mas sabemos (apesar de que muitos jornalistas ainda não sabem) que ter 3 ou 4 atacantes em um time não é garantia de mais ofensividade. Posse de bola é lei no futebol de campo e isso só se consegue com muita marcação e um bom meio de campo.
Enfim, como eu disse no início deste post, as seleções que foram eliminadas são parecidas em seus problemas e as que se classificaram são parecidas em suas qualidades (exceto o Uruguai que se beneficiou de uma fraca tabela). Ou seja, tudo no fim foi se encaixando naturalmente. Quem tinha que ficar ficou, e ficou por merecimento, por razões técnicas mesmo.
A lição é que no mundo profissional vc não pode querer se enganar. Se vc deseja 100% de chance de um bom resultado precisa ser o mais racional e técnico possível. Se o seu trabalho começar a abrir exceções em algum dos pontos vitais para se montar um equipe vencedora, vc até poderá conquistar um título, mas aí, começará a depender do fator sorte.
O Brasil poderia conquistar a Copa? Sim, mas com tudo dando sempre certinho e as coisas acontecendo de um jeito favorável ao Brasil. Porém, um time com reais chances de ser campeão é aquele que está pronto para qualquer adversidade. E isso o time de Dunga nunca esteve.
Pena é que a final real desta copa, por questões de tabela, será antecipada na semi: Espanha x Alemanha. Aí está o campeão.
De minha parte vou torcer muito para o Uruguai não permitir que a insossa Holanda chegue na final. Será muito bacana se a tão sofrida Celeste conseguir essa proeza.
Vamos El Loco!!!
domingo, 4 de julho de 2010
BRASIL, ARGENTINA E OUTRAS COSITAS MAS...
Postado por RONALDO SANCHES às 09:18
Marcadores: Alemanha, Copa do Mundo, Espanha, Holanda, Seleção Argentina, Seleção Brasileira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Fala Ronaldo!
Ai, final de Copa e lá está a Holanda. Você lembra há um mes atrás quando você deu seus favoritos e eu falei que você tinha esquecido da Holanda?
Tá ai meu post ó:
"Marcelo Conde disse...
Fala Ronaldo!
Já em clima de Copa do mundo nem vi as duas últimas rodadas deste chato inicio de campeonato.
Acho que voce esqueceu de mencionar uma seleção que está jogando muito. A Holanda cara! Os caras tão sinistros!!! Acho que eles chegam...
E também a nunca falada, mas sempre presente Itália. Nunca podem ser esquecidos quando se fala em Copa do mundo.
Abraços e saudações Rubro-negras.
7 de junho de 2010 14:51"
Acabei errando a mão na Itália, mas acertei muito bem na Holanda.
Mesmo assim, Alemanha leva a Copa.
Abraços e saudações rubro-negras.
Marcelo
A Holando é o Botafogo da Copa. Um time comum, mas que está sabendo jogar explorando o pouco que sabe fazer.
; )
Abs
Postar um comentário