domingo, 22 de novembro de 2009

MUITAS LIÇÕES E UMA GRANDE SURPRESA SURGINDO

Chegando na reta final, o Campeonato Brasileiro nos passa uma lição que, a meu ver, deveria ser definitiva: para ser campeão é preciso priorizar o primeiro turno.

É no primeiro turno que todas as equipes jogam em igualdade de comportamento. É no primeiro turno que se tira proveito do relaxamento dos adversários. O segundo turno serve apenas para se realizar a conclusão dos pontos, mas não para se depender deles.

A forma que o Goiás jogou contra o Flamengo, hoje no Maracanã, jamais seria vista no primeiro turno.

O que vimos foi uma equipe voltada para o empate, como se fosse um campeonato de mata-mata e o resultado de igualdade favorecesse a equipe do centro-oeste. Diferentemente de Botafogo x São Paulo, no jogo do Flamengo, só a equipe carioca necessitava do resultado.

Mesmo assim, não podemos negar que faltou força ao Fla. Um pouco daquela pressão de time que joga em casa e precisa vencer nem que seja na marra.

Agora vamos falar da supresa que ninguém está percebendo: depois dessa rodada, o Inter tem totais chances de ser Campeão Brasileiro. Como? Se o São Paulo perder para o Goiás no Serra Dourada e o Flamengo empatar com o Corinthians em Campinas (dois resultados toltamente viáveis), o Inter precisará apenas de duas vitórias para ser campeão. E quais os jogos do Inter? Sport rebaixado fora e Santo André em casa. Muuuuita moleza meus amigos. É totalmente possível o Internacional fazer os 6 pontos nessa reta final. Não se assustem se esse título cair no colo daquele que menos se espera.

Para o São Paulo, podemos realmente dizer que a verdadeira decisão será contra o Goiás.

Vencendo, será o Campeão Brasileiro 2009, pois dificilmente perderá pontos contra o moribundo Sport na última rodada.

É amigos. O fim deve chegar na 37. E acho que ainda não será a vez do Mengão.

ps.: o Fogão venceu mas ainda não escapou. Vai precisar de no mínimo dois empates. Se perder um dos próximos jogos com certeza irá cair pra segundona (mesmo que o Flu perca para o Coxa na última rodada).

Um comentário:

JP Fotografia disse...

Depois de assistir ao jogo do Fla x Goias, aliás foi mais tenso de assistir do que o do SP, começo a ficar preocupado com o jogo contra o Goiás. O Goiás jogou como se fosse uma final pra eles. Teve várias chances de marcar. E a declaraçao no final do jogo, do Arley, dizendo que o time precisa honrar a camisa, que a cidade exige isso deles, confesso que fiquei temeroso com o proximo jogo do SP. Contra o Bota, devido todas as circunstancias, um empate tava bom. Duro foi sofrer no jogo do Fla depois. No final, deu tudo certo. Um detalhe: um negão daqueles (Renato Silva), perder de cabeça pra aquele baixinho foi demais pra conta!!! Não dá pra aguentar esse zagueiro. Bom, vamos ver o que a próxima rodada nos guarda.