domingo, 15 de fevereiro de 2009

Vencer é o que importa?

O Fluminense briga pela vaga na semi-final da Guanabara com unhas e dentes usando o campo jurídico. Isso me faz pensar: eu devo ser um cara anormal. Devo ser sim. Desde pequeno eu sempre quis vencer pelas minhas próprias forças, independente de qual fosse o assunto. Como posso enganar a mim mesmo? É impossível. Como poderia aceitar uma vaga que não conquistei?

Jamais, como torcedor de um clube, aceitaria subir para primeira divisão sem que houvesse uma conquista realizada por minhas próprias forças.

Sintetizando, eu procuro em minha vida não permitir que hajam dúvidas sobre a minha conduta. Uma empresa também não deve ser assim? Um clube?

Eu, como jogador do Fluminense não estaria nem um pouco feliz com essa situação. A dúvida é algo que vão te jogar na cara a vida inteira. É possível viver assim?

Eu sempre jogo comigo mesmo, antes de jogar com os outros. Infelizmente, sei lá, eu sou assim. Eu sou o meu juiz. Se vou para uma partida de poker só vou me dar por feliz se vencer sem trapacear. Eu preciso saber, dentro de mim, que eu sou bom naquilo. Que eu venci. Eu não sei viver no mundo da ilusão.

Eu não acho que o Corinthians é campeão mundial por exemplo. A FIFA poder falar, pode reconher o que quiser. Para mim, ele será campeão mundial quando vencer a Libertadores, atravessar o mundo no mês de dezembro e ganhar o mundial lá na Ásia. Desculpem amigos Corinthianos, mas eu sou assim.

Da mesmo forma, se eu fosse torcedor do Sport, não me acharia campeão brasileiro. Enquanto eu não vencesse um torneio com todos os grandes sem que houvesse sombra de dúvida.

Se eu fosse Argentino, morreria de vergonha daquele título mundial de 78 e aquela patética vitória sobre o Peru. É uma mancha na história do futebol mundial, hoje, já reconhecida inclusive por muitos argentinos.

Eu poderia citar muitos outros casos semelhantes. De pessoas vivendo no mundo da ilusão.

Enfim, a questão que eu coloco aqui é a de viver sem dúvida. É a de saber que vc mereceu o que tem, que aquilo é seu e foi conquistado por direito.

Dá pra dormir, acordar e olhar qualquer um de frente, não dá?

11 comentários:

Anônimo disse...

Ai Ronaldo, se vc fosse tricolor também teria vergonha de estar na primeira divisão tendo subido com virada de mesa?

Um belo exemplo que foi esquecido...

Abraços

Modenesi

RONALDO SANCHES disse...

Com certeza Modenesi. É algo que o Flu jamai deveria ter aceitado.

Ismael disse...

Que bom que eu tenho um amigo que gosta de ganhar com méritos.

O regulamento do campeonato mundial de 2000 e os restantes de lá pra cá, colocam no torneio o campeão nacional do País que está sendo disputado.

No caso de 2000, foi o Corinthians, ele foi convidado conforme regulamento e GANHOU o torneio.

Vc pode discutir o regulamento ou qq outra coisa, mas não tire o mérito do Time campeão, que disputou dentro de campo e ganhou, não teve nenhuma disputa fora de campo.

É simples, o Corinthians não tem Libertadores mas tem o mundial, vc pode não achar justo mas não cometa a injustiça tanto falada no seu post de TIRAR o título de quem disputou e ganhou.

Se for assim sairei questionando vários título por aí, como o da Libertadores de 2005, que pela primeira vez na história, uma final não precisou ser disputada na casa do adversário.

Vc fala de campeonato brasileiro com mata-mata, o seu argumento é de que seria mais rentável, eu sou contra, acho o mais justo o campeonato de pontos corridos, mas o campeão brasileiro seria o mesmo, a FIFA pensou da mesma maneira quando colocou um time do País sede.

Não confunda mérito com regulamento.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael, não estou tirando os méritos do Corinthians pela Vitória do torneio. Afinal ele jogou um torneio e venceu. Mas como diz o título do meu post, vencer é o que importa?

Como eu disse, essa é uma opinião minha, muito particular de como vejo as coisas. Aquele tipo de mundial, não é o torneio que eu gostaria de ver meu time vencer. E eu não o utilizaria como referência.

Quando meu time vencesse a Libertadores e o torneio na Ásia, isso sim me deixaria realizado.

E como eu disse no post, cada torcedor se satisfaz de um jeito.

Já sobre o pontos corridos ou mata-mata, sei que a segunda opção vai premiar a equipe mais regular e por isso pode ser mais justa. Mas em nenhuma delas você pode questionar o ganhador, pois as chances serão iguais a todos os times. O importante aí é que todos grandes da Série A participem.

Essa é uma questão muito particular e que diz muito de cada pessoa. Se você considera o Corinthians um campeão mundial da mesma forma que Santos, Grêmio, Inter, São Paulo e Flamengo isso é algo que não vão poder tirar de você.

Mas uma coisa eu te digo e depois um dia, talvez, você me confirme isso. Quando o Corinthians vencer a Libertadores e o Mundial lá na Ásia, tenho certeza de que vc vai se sentir bem diferente, com um prazer e uma sensação que o título conquistado aqui no Brasil não será capaz de superar.

Ismael disse...

Não acho que isso diferencie ou diga muito a respeito de uma pessoa, não analisaria de forma tão profunda.

Mas respeito a sua opinião sobre ganhar e como ganhar, contudo, digo que o Corinthians é o primeiro campeão mundial de Clubes FIFA, pelo simples fato de que foi o convidado pelo regulamento e ganhou, vc disse que não o considerava campeão, lamento, ele é sim o Campeão, e quero ver outro clube ser convidado e ganhar, foi um feito histórico, principalmente para aqueles que vivenciaram o torneio como eu.

Eu não tiro título de ninguém, e quando formos campeão mundial pela forma que vc mencionou, seremos BI-CAMPEÕES MUNDIAIS.

Nesse caso específico, vencer importou muito, nos outros exemplos que vc citou, talvez não.

Ismael disse...

E outra coisa, torneio mata-mata não dará chances iguais a todos, mesmo pq, dependendo do cruzamento, vc pode chegar a uma final de uma maneira mais simples, temos vários exemplos na história, dois jogos podem ser decididos em um simples erro do juiz, ao contrário de pontos corridos.

RONALDO SANCHES disse...

Vc não entendeu o que eu quis dizer na questào "pessoa". Eu disse que cada um é diferente do outro pela forma de ver um fato e ficar satisfeito com isso ou não.

Eu conheço pessoas que não ligam para um título estadual e outras que acham muito legal. O que cada um valoriza é pessoal.

Eu não me daria por satisfeito com esse mundial conquistado pelo Corinthians. É uma visão pessoal, minha. Vc se satisfaz.

As minhas formas de ver uma vitória são perticulares e de outras pessoas também. Isso faz com que hajam diferenças de pensamento, como estamos tendo agora.

como eu lhe disse, se vc está feliz, tudo bem.

RONALDO SANCHES disse...

Desculpe Ismael, mas um erro de arbitragem também pode influir no Pontos Corridos.

O Campeonato desse ano por exemplo, foi disputado até a última rodada e um erro ali poderia determinar o campeão.

Corinthians x Internacional no Pacaembu é um outro exemplo. Jogo de pontos corridos e uma arbitragem que selou o destino do Inter no Campeonato.

Ismael disse...

Pois é, eu diria que naquele ano, o Inter foi beneficiado pela arbitragem contra Coritiba e Brasiliense de forma grosseira, o que quero dizer que em pontos corridos se vence pela campanha, e não em 2 jogos, citei o erro da arbitragem como exemplo (que acontecerão sempre), mas poderia falar principalmente da facilidade de cruzamento ou de outras variáveis que tornam o campeão por ponto corridos muito mais justo, mas não menos campeão, questão de regulamento.

Mas o ponto que me incomodou foi esse:

"Eu não acho que o Corinthians é campeão mundial por exemplo. A FIFA poder falar, pode reconher o que quiser. Para mim, ele será campeão mundial quando vencer a Libertadores, atravessar o mundo no mês de dezembro e ganhar o mundial lá na Ásia. Desculpem amigos Corinthianos, mas eu sou assim."

Eu questionei essa parte, pra vc o Corinthians não é campeão Mundial?

É campeão mundial Ronaldo, de fato e de direito, questione o regulamento, o que vc quiser, mas não tire a conquista, pq o injusto estará sendo vc.

Anônimo disse...

Vergonhoso foi ganhar um campeonato que o juiz estava comprado. E que o time foi feito com dinheiro de caixa 2.

Abraços,
Carlitos

RONALDO SANCHES disse...

Ismael, esse o ponto principal do meu post, cada um se satisfaz de um jeito diferente.

Para mim, esse título do Corinthians não tem valor. Mas é o meu ponto de vista. Não o vejo como campeão mundial, como não vejo o Sport como Campeão Brasileiro.

Tudo isso é pessoal, eu Ronaldo, teria vergonha de dizer que meu time é Campeão Mundial daquele jeito, mas sei lá, isso é minha forma de ver as coisas.

Teve uma vez, que o Palmeiras tirou o Corinthians da Libertadores. E aí, o Corinthians pouco tempo depois venceu o Porco no Paulista. Torcida, imprensa, todo mundo falou que o Timão havia se vingado.

Eu não achei isso nem um pouco. Os caras me tiram um carro e eu tiro uma bicicleta deles, isso é vingança? Eu queria mil vezes a Libertadores em troca do Paulista.

Como se vê é tudo ponto de vista. Tem torcedor que se sentiu bem, vingado. Para mim, quem me deu a sensação de vingança foi o Manchester United, esse sim.