quinta-feira, 21 de maio de 2009

CRIANÇAS! VOCÊS PODEM JOGAR FUTEBOL

Se eu tivesse o poder de fazer um pedido apenas, para um gênio da lâmpada, eu pediria para ter 15 anos novamente. Eu seria um jogador profissional. De sucesso.

E não é porque sou craque ou habilidoso.

Hoje, jogar futebol não tem mais nada a ver com o que era jogar futebol nas décadas de 70 e 80.

Jogar futebol é apenas uma questão de inteligência. Preparo e condicionamento mental.

O jogador de futebol de hoje é um peladeiro. Ele não tem base de nada. Não há diferença de um juvenil para um profissional. Ele é como se diz no mundo da malandragem: "um cabaço", desculpem pelo termo, mas preciso ilustrar.

Os erros são os mais infantis possíveis, as regras mais óbvias são ignoradas. Eles fazem no campo o que nós fazemos na pelada, brincando.

Mas eles são "profissionais".

- último homem não sai jogando
- não se inverte bola para o outro lado do campo por baixo
- não se tira a bola da área para frente (meia lua) apenas para os lados
- não se cai seco (com tudo) no seu adversário para evitar o drible
- ao chegar no adversário que está de costas para você, deve-se evitar a trombada, apenas cercando sem falta
- quando o adversário faz tabela 1-2, se você está com o "1", você deve continuar acompanhando
- apertado na lateral comece a jogada atrás novamente
- não pode começar? despache a bola pra frente
- sendo zagueiro ou volante, ao despachar a bola pra frente aguarde para ver se ela não volta, não saia com tudo (famoso contra-pé)
- não perca a bola quando sua zaga estiver em linha
- se seu time desce pela direita e você joga no lado esquerdo você vai fechando para o meio (movimento diagonal)
- não faça faltas desnecessárias nos arredores da grande área
- não atrase bolas com força ou no alto para o goleiro (com chuva não atrase nunca)
- blá, blá, blá....

eu poderia citar muitas outras.

Eles não se tocam de nada disso. Eles fazem apenas o que desejam fazer.

E ainda temos jornalistas que dizem que técnico não ganha jogo. Técnico no futebol de hoje é vital, fundamental, responsável por mais de 60% do resultado. É esse cara que precisa fazer o esforço sobre-humano de colocar esses conceitos na cabeça dos iluminados. E poucos conseguem. Na grande maioria dos clubes os jogadores atuam conforme sua vontade.

É por isso que o São Paulo é um time tão vitorioso. Por trabalhar a disciplina mental.

É por isso que o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil sem sofrer um gol sequer do Internacional. Sim, é isso mesmo, hoje o Inter não fez os seus gols. Ele os recebeu. Como eu digo na pelada: "uma coisa é tomar o gol... outra é dar o gol".

É por isso que Juan é um jogador incontrolável, um perigo para qualquer time, uma bomba que pode explodir a qualquer momento. Ele faz o que quer... sempre. Ele não conhece o sentido da palavra "Risco". (e não falo isso em função do erro de passe que culminou no primeiro gol do inter, esse foi um simples erro de passe). Leonardo Moura idem.

É por isso que eu queria muito ter idade para jogar futebol com esse bando de otários e manés.

12 comentários:

Ismael disse...

Eu disse que o Inter não iria atropelar, não tem time pra isso, se o Flamengo não fizesse aquela faltinha boba no final do jogo, já era.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael, aquela falta do Ibson, na boa, com toda franqueza, é pra dar porrada no vestiário.

Jogador adora aquele discurso do "perdemos todos, ganhamos todos", mas ontem não. Ontem Juan e Ibson prejudicaram todos os seus companheiros de forma infantil e amadora.

Na falta do Ibson a bola veio pro jogador do inter toda errada, toda no alto. Ela ia subir e ele ainda teria que se virar pra matar a bola. Era só o Ibson dar a volta e parar na frente dele.

É surreal.

Ismael disse...

Concordo, o Flamengo é aquele sujeito que tira 30 litros de leite da vaca tomando coice e quando levanta chuta o balde e derrama tudo.

Mas continuo dizendo que esse time do Inter não é nada disso, classificou na cagada e ainda temos que aguentar aquele grosso do Andrezinho falando merda.

RONALDO SANCHES disse...

Perfeito Ismael

Ninguém tá reparando isso. O Flamengo jogou muito bem contra Inter e Cruzeiro, mas na hora final, do detalhe, quem falha é o Flamengo.

RONALDO SANCHES disse...

Sobre o Inter, foi completamente controlado por Toró, Willians e Aírton. Eles estavam fora, eliminados, sem aquela falta não haveria virada de jeito nenhum. Dá pra ganhar deles sim.

Marcelo Conde disse...

O Flamwngo Lutou até o fim e foi eliminado por um detalhe, uma falta infantil do Ibson. Mas ao mesmo tempo, ele foi um monstro nos dois jogos. Claro que não justifica seu erro, mas não podemos crucifica-lo por esse erro.

O Inter não viu a cor da bola em nenhum dos dois jogos, a marcação do Flamengo se mostrou muito eficiente e o trio ofensivo do Inter simplesmente não jogou.

Como o Ronaldo falou, o Inter ontem ganhou os dois gols, méritos para eles, que quando tiveram as oportunidades, aproveitaram.

Agora é correr atrás do Brasileiro e Sulamericana.

Abraços e saudações rubro-negras.

RONALDO SANCHES disse...

Marcelo, não é questão de crucificar o Ibson, mas o que ele fez ontem é pra marcar a carreira. É perder pênalti em final de copa.

Como disse nosso amigo Ismael, não adianta vc lutar duas horas pra tirar leita da vaca mais brava da fazenda, luta, toma coice, se machuca, tira 30 litros da bicha. Aí, quando vc está saindo, indo embora, tropeça e derruba o balde todo no chão. O que vc fez antes não interessa. O leite já era.

O Ibson perdeu o jogo sozinho ontem.

Marcelo Conde disse...

Tudo bem, embora ache uma comparação no mínimo engraçada eu concordo com a historia do leite, mas não podemos crucificar o cara.
Ele é o mlhor jogador do Flamengo atualmente.
O que dizer do Juan? O cara não quer treinar, briga com técnico por causa do treino em dois turnos e faz aquilo no jogo? Isso pra mim é muito pior.

Abraços e saudações rubro-negras.

RONALDO SANCHES disse...

Marcelo

Todo o Flamengo é um problema. É um time sem liderança e sem regras. E Juan e Leonardo Moura são os mais rebeldes dentro do jogo. O resto do time é despreparado mesmo. Cuca ainda não é o técnico de primeira linha que o Flamengo precisa.

Ismael disse...

O fato é que temos o Vasco pela frente, um time que embora esteja na segundona, tem muito mais camisa que esse que enfrentamos, Vasco e Flamengo sempre foram times duros de jogar.

Mas alguém sabe me dizer quem é Fred ????

Anônimo disse...

Cara, Flamengo jogou bem, me arriscaria até em dizer que jogou melhor... O resultado foi surpresa? não... foi injusto? também não... Mas que poderia ter sido outro, com certeza...
Teve erro de passe do juan, teve falta do Ibson... deram mole sim, mas pra mim o pior ontem foi o Cuca... um cara q deixa Obina em campo 90 minutos é um brincalhao... Um atacante que nao fez gol no ano, q nao consegue dar 2 toques na bola... e com o agravante, ele tirou o Zé Roberto no único jogo q o cara tava mais ou menos... Obina nao marca, nao corre, nao mata a bola, nao pede bola, nao faz falta, nao da carrinho, nao mete a porrada (q nem o Guinazu, como bate!), enfim, nao faz nada... Podia ter botado erick flores, everton, qq mlq q entrasse com sangue nas ventas, o minimo de dignidade e vontade de vencer...

Obs: Maxi Biancuchi tb nao serve

Obs 2: Adriano tá com mais de 105 quilos... tá fininho hein bolão!!!

Abs

Modenesi

RONALDO SANCHES disse...

Mode

É que pra mim, sobre o Cuca, nem é preciso falar. É lógico que ele é o culpado maior de tudo.

O Flamengo é um filme, cheio de estrelas, bons atores, muitos famosos. Esses atores, atuam como querem e o Cuca é o Diretor. Que não faz nada e deixa rolar.

O resultado final, é lógico, é responsabilidade dele.

O segundo culpado é a Diretoria, que é amadora.

O Flamengo sabe o que é Gestão de Pessoas? Duvido.