quinta-feira, 7 de maio de 2009

FINAIS DOS REGIONAIS

O trabalho pegou pesado esses dias. Consumiu mesmo. Nem deu pra parebenizar os campeões ou jogar qualquer conversa fora sobre futebol.

Parando pra pensar, não tem muito o que discutir. Depois que a poeira senta e você olha o quadro terminado, percebe que Corinthians, Flamengo e Cruzeiro são times hoje bem parecidos.

Eu falo de solidez, de consistência dos setores principais: gol, defesa, laterais, meio de campo... São times que tem alto tempo de posse de bola e controle do jogo. E isso é o que decide o futebol nos dias de hoje. Até mesmo o Flamengo, um time com sérios problemas de finalização e ataque, se tornou um time difícil de ser batido no Carioca.

Outro detalhe interessante: são 3 times com forte banco de reservas.
Usando o Flamengo novamente como exemplo, a equipe rubro-negra tinha Jônatas, Everton, Erick Flores, Fierro, Toró e outros... o Botafogo tinha pouquíssimas opções. Sem Maicosuel e Reinaldo na final, o Botafogo perdeu sua força.

Reparem que nas 3 partidas em que jogou contra o Botafogo, o Flamengo mandou na primeira etapa. As recuperações do Botafogo sempre foram mais uma queda do Flamengo, do que propriamente uma mudança causada pelo Botafogo. Faltou ao Flamengo apenas uma capacidade maior de decidir as partidas, um ataque consistente para aproveitar determinados momentos de um jogo.

Ao Corinthians, com Ronaldo, este não foi um problema e sim a solução. O mesmo serve para o Cruzeiro que mostrou grande poder ofensivo com seu ataque comandado por Kléber.


E vejam que nem estou citando o Inter, que me parece ter todo esse equilíbrio e com muito mais qualidade. Um time que parece perfeito.

Olhando ao fim, tudo parece se encaixar e fazer sentido. Elenco é a base do sucesso Além de equilíbrio é lógico, pois esse equilíbrio será o decisor nos momentos de igualdade de forças.

Vem aí o maior campeonato brasileiro dos últimos 15 anos, podem apostar. Pois poucas vezes me lembro de ver tantos times sólidos nesta competição. Basta apenas que a janela do meio do ano não desmonte demais as equipes. Vamos ter Palmeiras, Inter, Cruzeiro, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Botafogo, Santos, chegando com elencos mais entrosados e formados, times que ganharam uma boa estabilidade. Não são equipes saindo do zero, são equipes já em formação.

2 comentários:

Marcelo Conde disse...

Tudo que era provável aconteceu. Nada fora do comum.

Abraços e saudações rubro-negras.

SAUDADES DE UM MANTRA DEPOIS DO POST.

Amandinha disse...

Boaaaa Celo,

É tudo nosso, somos os donos do Rio, mengão sempre!! Raça, Amor e Paixão!

Bjosss...e saudações Rubro-negras...

PS.: Engraçado né, esses povo, mantras estão sumidos né...afff..hauahauahuaha