quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RAÇA DE CAMPEÃO

Pênalti contra, dois jogadores a menos por quase todo o jogo, estádio, torcida, gramado, tudo contra... e mesmo assim uma vitória espetacular, de virada, de muita raça, de um time que não se dobra de jeito nenhum e quer ser campeão.

O São Paulo foi tudo isso em um dos melhores jogos do Brasileiro. Uma partida aberta, com muitas chances para os dois lados, mas que prevaleceu a força de quem lutou o tempo todo, sem esmorecer.

Grande partida de Bosco... grande partida de Hugo, Borges, Hernanes, Jean, Marlos, Jorge Wagner, Richarlyson, Miranda, todos eles... Foi impressionante o que esse time correu estando com dois jogadores a menos. E foi impressionante como o time não recuou. Hugo e Borges criaram várias chances, mesmo quando o São Paulo era inferior numericamente.

Sem dúvida, foi a mais importante vitória do São Paulo neste campeonato e de uma forma que coloca este time definitivamente como candidato ao título.

Podem se preparar... vai ser cada vez mais difícil vencer o tricolor.

24 comentários:

Ismael disse...

Escutei pelo rádio e só assisti o final do jogo.

Pra mim basta o comentário do Casagrande:

- Até o Geninho fazer as alterações, estava 1 a 0, depois o São Paulo melhorou.

Até os 20 primeiros minutos só deu Náutico, ô timinho ruim que não consegue segurar resultado contra uma defesa que tem André Dias Delivery.

Unknown disse...

pois é...as coisas sao assim...

Ismael disse...

As coisas são assim:

Quando ganha aparece, quando perde some.

Prefiro o dito popular:

"Freguês tem sempre razão".

RONALDO SANCHES disse...

Ismael

Hoje eu não vou nem lhe responder, pois acho que o seu problema com o São Paulo não está lhe permitindo uma visão do que realmente aconteceu nesse jogo.

Não reconhecer o que foi o jogo de ontem é apenas querer fazer oposição gratuita. É uma pobre birra.

Sobre o Casagrande nem vou comentar, pois pra mim ele é fraquíssimo nessa função em que atua hoje.

Ismael disse...

Bem, acho que vc está esquivocado, não deixei de reconhecer nada.

Escutei o jogo pela CBN (só bambi), e nos primeiros 20 minutos só deu Náutico, depois tive que comparecer a alguns compromissos, portanto não posso opinar.

Quanto ao Casagrande, diferentemente de vc, gosto dos comentários dele e respeito.

Só assisti o final do jogo, prefiro ficar com a opinião dele.

Quanto ao título "Raça de campeão", pode até ser contra um timinho ridículo, pq contra o Sto. Andre e o Corinthians foram jogos
decididos pelo árbitro, sendo que vc com sua visão parcial, deveria ter visto o penalti do Miranda e não tinha nem visto.

Não se trata de "pobre birra", é so assitir aos jogos que vc irá perceber que naba do São Paulo um time mais ou menos não toma, conforme constatado na nossa última discussão.

RONALDO SANCHES disse...

Só deixando claro que não vi e nem fiz comentários sobre o jogo São Paulo x Santo André, por isso não posso ter sido parcial sobre um jogo que não analisei.

Modenesi disse...

Ismael, vc está deixando a rivalidade falar mais alto... Mesmo vc odiando o São Paulo, achando q o São Paulo e freguês e tal, não da pra negar q ultimamente o São Paulo é o time mais casca grossa do Brasil, dificil de tirar pontos em casa, fora, em campo neutro, em qq lugar...
Não acho q o São Paulo joga bonito não, mas é o time mais competitivo do Brasil, sem dúvida... De 4 anos pra ca, é o time q mais impõe respeito, concorda?

Abs

Ismael disse...

Bem, vc sabe da nossa última discussão no MSN, agora quem não precisa reponder sou eu.

Fiz um comentário normal dentro do que pude ver e acho que o Geninho estraga jogos ganhos assim como outros técnicos aí, tirando a frase sobre o zagueiro bunda mole do SP, não questionei a vitória.

Daí a vc chamar de "pobre birra" me parece um pouco de exagero e sensibilidade, acho que vc deve estar influenciado com os seus amigos bambis.

No final do ano eu volto, tem um aposta pendente.

Ismael disse...

Mod,

Faço questão de responder, já que vc perguntou de forma educada:

Não se trata disso, eu já defendi o SP aqui quando em outros anos foi acusado de ser beneficiado e tomei porrada por isso.

Só que esse ano o futebolzinho caiu e eles estão sendo claramente ajudados, principalmente quando jogam no panetone.

Esse discursinho de que eles não podem ficar fora da Libertadores ecoa nas federações e realmente funciona, assim como eles não podiam perder a quarta seguida para o Corinthians, e não perderam.

Com relação a freguesia, não sou eu que digo, são os números, em confrontos diretos são os nossos maiores fregueses.

Abs.

RONALDO SANCHES disse...

Aí Mod

Lembrou nosso time na terça. Ninguém poderia ganhar da gente aquele dia. :)

abs

Ronaldo

Unknown disse...

pois é...nada muda...os mesmos comentários...

Ronaldo, esta vitória era necessária...tamo na briga ainda!

RONALDO SANCHES disse...

Ismael,

Vc é um cara sem igual. Vc emite uma opinião, depois que recebe uma contra-resposta vc distorce o que a pessoa está falando e ainda quer voltar atrás.

O seu primeiro comentário nesse post deixa transparecer de forma nítida que vc não concorda com o meu post. Ou eu não sei mais interpretar um texto.

Diz que Geninho errou nas alterações e depois disso o SP melhorou, que o Náutico dominou os primeiros 20 minutos e que não conseguiu segurar uma defesa que tem André Dias delivery.

É só o que está ali no seu primeiro post.

Aí, quando eu digo que vc não soube reconhecer o jogo, vc diz que não, que não deixou de reconhecer nada, que não deixou de reconhecer a vitória do São Paulo.

Se vc não deixou, então esqueceu de escrever, pois em seu texto eu só vi desdém. Nenhum outro comentário de reconhecimento ao que o SP fez na partida.

Ou devo estar muito fraco de análise de texto, devo estar não sabendo mais ler.

Eu me atenho ao que vc escreve, apenas. Acho que isso é uma forma justa de se fazer uma discussão, sem invenções e sem distorções.

Vc sabe que adoro seus comentários, seu jeito irreverente, polêmico, acho que isso é legal demais para um blog como o nosso, mas hoje vc exagerou.

Modenesi disse...

Vou falar pra vocês minha visão do São Paulo...

Embora esse ano um pouco mais fraco q nos anteriores, o Sao paulo tem algumas caracteristicas que deveriam servir de exemplo para todos os outros... Além de uma estrutura muito boa, o São Paulo é um time que não aceita derrota, mas se ela vier, é rapidamente esquecida... Nada de crise, vamos pensar no próximo jogo...

É um time que joga fora de casa pra ganhar, dentro de casa pra ganhar, mas com inteligencia tática, sem sair q nem louco pra meter o gol, pq sabe q em 90 minutos TODO time falha pelo menos uma vez... e ai, vem o bote meu amigo...

Um time com banco forte e preparo físico...

Os caras tem tesão pela vitória, sangue nos olhos pra ser campeão, coisa q os outros nao tem (acho q o q mais se aproxima disso é o Inter)...

Então, pra mim, embora nao goste do são paulo, ele é o clube a ser copiado no Brasil, a ser seguido... Mesmo não tendo o melhor elenco do Brasil (acho pelo menos 3 melhores), o São Paulo está nesse momento comportamentalmente acima dos outros... Tenho inveja dessa cultura do São Paulo, uma inveja boa até, mas tanto diretoria quanto jogadores( o exemplo tem q vir de cima!) estão preparados para vencer...

E agora para o Ismael: Sem dúvida o time do Corinthians no início do ano era o melhor do Brasil, tinha muitas chances de ser campeão... Seria meu voto para campeonato, só q o time agora não tem nenhum resquício do q era... Mas agora, acho q nao foge de São Paulo/Palmeiras não... Palmeiras tem jogos fáceis e São Paulo é bizarro...

Abs

Marcelo Conde disse...

O Sao Paulo, como em todos os outros anos, foi ajudado pela arbritagem durante o campeonato.

Tudo bem que a arbitragem brasileira é horrorosa e erra pra todos os lados, mas contra eles nunca! Isso é no minimo esquisito.

Abraços e saudações rubro-negras.

RONALDO SANCHES disse...

Marcelo

Novamente, só vou me ater ao que as pessoas escrevem.

Vc disse que a arbitragem "nunca" erra contra o São Paulo. Vc tem certeza disso? Acha mesmo isso?

Internacional 2 x 2 São Paulo no beira rio, em 22/07. Vc não deve lembrar desse jogo. Lembra? Dois gols impedidos de Alecsandro?

Ismael disse...

Ronaldo,

Sem igual é vc tentar traçar meu perfil de uma forma tão negativa em um blog e ainda adorar meus comentários.

Mas vamos lá:

Eu não concordo com o seu post no que tange ao exagero, analisando o time do Nautico, é realmente um time ridículo, que tem um técnico decadente, portanto não posso apontar o SP como campeão por esse jogo, principalmente pelos minutos iniciais.

Isso é muito diferente de dizer que o SP não mereceu a vitória conforme vc colocou, o meu desdém é em relação ao seu exagero e não a vitória do SP, eu não esqueci de escrever nada, só acho que vc podia parar de tentar me rotular e tentar entender um ponto de vista tão simples.

E repito, vc exagera na expressão "pobre birra", simplesmente não acho tudo isso, e vc forçou demais no seu post, como em outros momentos eu elogiei, hoje eu acho que vc forçou bem a barra, se vc quer saber, achei até engraçado.

Mas tb não posso esquecer dos erros sucessivos dos árbitros a favor do SP, como no jogo do Sto. André que misteriosamente vc diz não ter visto, vc que acompanha tudo, e no jogo seguinte o Corinthians foi assaltado com erros clamorosos.

Paciência, minha opinião, não gostou, fale do que não gostou dentro da análise futebolística, não me venha querer traçar perfil ou rotular, por favor, senão a discussão descamba.

Parei contigo, no final do ano a gente conversa.

Modenesi:

O Corinthians sobrou no primeiro semestre, mas hoje está tentando se recompor sem muito sucesso, eu acredito que vá melhorar só no começo do ano, só não entendi a sua conclusão:

Palmeiras tem jogos fáceis e São Paulo é bizarro...

Abs.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael,

1. Algo que não é igual a outras coisas, que não tem igual, não pode ser melhor, nem pior, nem positivo ou negativo, apenas diferente. Ou também não sei mais semântica.

2. Meu post exagerado? Basta ler os principais blogs e jornais esportivos no dia de hoje para se ver que a vitória do São Paulo foi considerada heróica, muito importante mesmo. E eu vi o jogo completo, não escutei no rádio. Foi um jogaço que poderia ter sido 4x1 para o Náutico, mas a bola deles não entrou. O que não diminue o mérito do São Paulo. Muito time teria se entregado com 1x0 e dois jogadores a menos. Quando empatou então poderia ter recuado. Não foi o que aconteceu, pelo contrário, deu sufoco, principalmente nos 20 minutos finais.

3. O Náutico é ridículo, não sei, mas dentro dos Aflitos ele é muito duro de ser batido. Times muito melhores não venceram lá nesse brasileiro. Exemplo: Cruzeiro, Goiás, Vitória, Atletico MG e Corinthians.

4. Eu não apontei o São Paulo como campeão, mas como candidato ao título.

5. Eu não vejo todos os jogos do Brasileiro, e o blog prova isso, pois sempre escrevo quando vejo ou não uma partida. Não há nada de misterioso em eu não ter visto Santo André x São Paulo.

6. Não falei sobre arbitragem ou coisa parecida em meu post, ou sobre o São Paulo ser ou não ajudado em arbitragem. Não houve nada de errado nesse jogo do Náutico para ser comentado, por isso não sei porque argumentações sobre arbitragem estão sendo utilizadas como justificativas de resposta. Me parece falta do que dizer. O meu post fala de um time que jogou com muita garra, com muita bravura, como um campeão. Nada disso é mentira ou exagero, basta ver o jogo.

7. Esse jogo foi um dos melhores do brasileiro, uma grande partida mesmo, e basta ler seu primeiro comentário para saber que vc não viu o jogo. Foram 3 justificativas e nenhum comentário de merecimento do time vencedor. Quem lê até pensa que a vitória veio de bandeja. Bosco foi um dos melhores em campo, pra se ver como o jogo foi uma batalha pro São Paulo.

8. Vc achou o meu post engraçado? Eu achei o seu comentário constrangedor, porque como vc não viu a partida e não tem idéia de como foi uma vitória grandiosa (não houve uma virada igual a essa nesse brasileiro), ao minimizar o fato, ficou parecendo um ciuminho bobo, e aí a coisa fica até humilhante.

Ismael disse...

Semântica só não, vc se perdeu na cronologia também.

Conquistamos tudo companheiro, principalmente quando os entendidos e os jornais que vc lê foram contra, portanto, não tenho pq ter ciúmes, inclusive dando vários bailes no seu SP.

Modenesi disse...

Nao vou encontrar na discussao de vcs nao...

Só vou responder pro Ismael...

Palmeiras tem jogos relativamente fáceis, pega times fracos em casa, pontos garantidos...

São Paulo é bizarro em reta final, time de chegada, que se passar a frente dificilmente perde a ponta

Abs

RONALDO SANCHES disse...

Ismael, mas é por isso mesmo que um certo ciuminho de sua parte tem sentido.

O Corinthians não conquistou tudo.

Conquistou um Regional e a Copa do Brasil, coisa que Fla e Flu fizeram em 2006 e 2007 respectivamente.

Repito: Fla e Flu, os famosos times sem estrutura e, na época, com elencos bem abaixo desse que o Corinthians tem. Quem nos dera ter Ronaldo. Nós fomos campeões com Obina.

Agora, vencer o Brasileiro, isso não é pra qualquer um. Eu mesmo trocaria o Regional e a Copa do Brasil por um simples Brasileiro.

Enquanto isso, os ponteiros do Nacional de 2009 são quase os mesmos de 2008 (Temos São Paulo, Palmeiras e Inter entre os 6 primeiros, fora o Grêmio que vem chegando).

Ver o São Paulo a dois pontos do líder deve ser de mesmo de pirar a cabeça. Tanto que eu canso de escutar por aqui no Rio: "que ganhe qualquer um, menos o São Paulo"

E olha, não acho que o Palmeiras vença o Santos na Vila, ou seja, a chance do Hexa está pintando.

Por isso tudo, eu te entendo.

Unknown disse...

oh loco...foi polêmico o post hein Ronaldo!?!?...mas é assim mesmo, os outros times tem um ódio mortal do Tricolor do Morumbi em virtude das últimas conquistas...e mesmo com a saída do Muricy e com a chegada bem contestada do Gomes, ficar no topo da tabela e algo que incomoda as pessoas. Abs.

Ismael disse...

Não, infelizmente vc não entendeu.

O Corinthians conquistou a Copa do Brasil e o Paulista (INVICTO) no mesmo ano, vou repetir, MESMO ANO.

Poucos clubes conseguiram, pq o campeonato paulista é o mais complicado de se vencer, haja vista o número de clubes que existem na primeira divisão, e o Corinthians passeou apresentando um bom futebol, ganhou tudo que disputou no primeiro semestre, foi isso que eu quis dizer.

E vc que fala que eu desmereço a bicharada...

Eu sei o que é vencer um brasileiro de pontos corridos, já venci um com méritos, e realmente é mais importante, mas para o projeto do Corinthians que eu não sei se vc conhece, as metas foram cumpridas.

Agora quero ver um clube ganhar títulos no primeiro semestre e depois disputar um brasileiro de forma competitiva, nenhum clube aqui no País tem essa estrutura, o Corinthians pagou pelo excelente futebol com vendas de jogadores e desgaste pelas partidas, verdadeiras finais que disputou.

Desculpa, mas os bambizinhos não chegaram nem perto, foram eliminados pelo Cruzeiro de forma humilhante e no Paulista não preciso nem dizer o que aconteceu.

Não desmereço o São Paulo, acho que se teve alguém aqui que exemplificou falando da estrutura do clube de forma mais completa fui eu.

Mas esse ano eles estão sendo ajudados, é isso que se comenta aqui, não é questão de não aguentar mais ver eles ganharem, eu aceito isso perfeitamente, eles foram ajudados desde o primeiro jogo contra o Atlético-PR que foi 2 X 2 no Morumbi.

Eu acho que "puxa-saquismo" e "mais do mesmo" tem limite, vc prega que seu blog é diferente.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael

Continuo vendo um monte de coisas jogadas em todos esses comentários. Um monte de assuntos e desculpas que não tem a menor ligação com o post original. É só isso que continuo vendo.

O post fala de uma grande vitória, justa e conquistada sem ajuda de árbitro ou coisa parecida. Grande parte da imprensa, inclusive a pernambucana chegou a chamar o jogo de Batalha dos Aflitos 2. Quem assistiu sabe que foi jogaço mesmo, dramático. Para mim, o melhor que vi no Brasileiro.

Arbitragem ajudando o São Paulo? Apesar de isso não ser o assunto, vou abrir um novo post sobre o tema, pois também acho que tem muito blá blá blá aí e poucos fatos. Convido a todos que me ajudem na proposta que farei. Leiam depois.

Sobre o Arquiba ser diferente? Ele é mesmo. Eu sempre digo e não canso. Blog é uma coisa Linda de morrer, tem arquivo pra provar. (até pra provar que acertei o 2x1 sequinho). Elogiamos e metemos o pau conforme o que estamos vendo.

Sendo franco e abrindo algo que não disse até o momento, eu engrosso a turma que não quer ver o São Paulo campeão. 4 títulos seguidos será uma humilhação (como se 3 já não fossem). Quero mesmo que seja uma outra equipe. Gostaria também que não fosse o Palmeiras ou Inter. Minha torcida ficaria para Grêmio, Goiás e Atlético.

Mas nada disso vai mudar nada em minha visão das coisas, vou sempre dizer a verdade.

Jamais veria o jogo Náutico x São Paulo e faria os comentários que vc fez. Qualquer um que ler aquilo vai achar absurdo, pela discrepância do que foi o jogo para sua análise. Falar que o jogo mudou depois que o Geninho fez substituições? É fora da realidade. O jogo simplesmente foi o famoso lá e cá. O São Paulo vindo com tudo e o Náutico usando os contra-ataques e inclusive perdendo gols que poderiam ter matado o jogo.

Se o Geninho mexeu mal, isso não mudou em nada o jogo. O Náutico chegava na frente do gol e não fazia. Fora Bosco que fez milagres.

Ou seja, ficou um comentário de ciuminho mesmo. Não tenha ciúme do São Paulo não. Não adianta em nada, em nada vai mudar a vida dos nossos times.

Sobre a grande ajuda da arbitragem ao São Paulo, conto com sua ajuda no novo post que vou colocar.

Unknown disse...

Ismael, vc esqueceu de mencionar o título da 2a. divisão do Brasileiro.