quarta-feira, 24 de junho de 2009

RIO X SÃO PAULO

Estou vendo uma discussão aqui no Arquiba, bem interessante, que acredito merecer um post em separado. Todos os amigos de nosso humilde blog estão opinando sobre a questão Rio x São Paulo, debatendo, se engalfinhado, hehehe.... Eu acho que não precisa de tudo isso.

O problema é que está havendo um comentário sensato e uma provocação, um comentário sensato e uma provocação... E aí não se tem evolução.

É lógico que a estrutura de organização de São Paulo é melhor. Essa capacidade paulista em administrar, organizar, usando o que há de mais moderno em metodologias de administração existe sim no momento. E nem é só no futebol. Tivemos uma série de fatores que levaram São Paulo a esse pioneirismo, fatores que passam por conceitos culturais, históricos, antropológicos e muito mais, mas que nem precisamos ficar colocando agora.

No mundo de hoje, você não pode como antigamente dizer: Ah! Vou abrir um negócio. Infelizmente não é mais assim. Não existe lugar para um empresa que não esteja por dentro das melhores práticas e técnicas do mercado, que não seja profissionalizada. Não se abre mais nada apenas com a vontade. O tempo do "vou abrir uma locadora com a minha esposa" acabou.

No futebol é a mesma coisa. As décadas de 70 e 80 ainda permitiam um certo amadorismo, um certo conceito de clube de bairro, da cidade... Mas hoje não.

O Rio demorou em acordar pra isso. Até mesmo por se enganar e achar que as glórias das épocas de 70 e 80 seriam mantidas apenas com futebol. São clubes sem uma boa estrutura física, sem boas sedes, campos, equipamentos, e até mesmo com uma cultura diferente de trabalho. (vale lembrar que treino em período integral é algo que nunca se aceitou no Rio de Janeiro).

Mas a questão é que não há escolha. Os clubes cariocas sabem que precisam mudar. Nem há margem para outra opção.

Agora, o exagero está em dizer que o Rio de Janeiro não tem significado no futebol brasileiro, o que todos sabemos não ser verdade. Os clubes cariocas obtiveram grandes conquistas históricas no futebol nacional e mesmo nos anos de vacas magras forneceram jogadores para clubes de outros estados. A maior equipe de futebol que já vi jogar em toda a minha vida, depois do Santos de Pelé, foi o Flamengo de 81, de Zico, Júnior, Adílio... É lógico que isso é passado, mas quando o assunto é tradição, significado, estamos falando de passado também.

Exagero está em dizer que os clubes de São Paulo são 100% organizados, isso também não é verdade, temos clubes que apresentaram os mesmos problemas vividos aqui no Rio de Janeiro. O Corinthians foi um exemplo de muitos problemas em 2006/2007, mas tem de forma muito rápida trabalhado para contornar isso. O Corinthians tem trabalhado bastante, não se pode negar.

Exagero está em dizer que Adriano não é um jogador de qualidade, ainda mais considerando o nível do futebol brasileiro. Se ele quiser se dedicar realmente será um jogador muito valioso para o Flamengo. É um caso como o de Ronaldo. Tem futebol, mas depende dele querer.

Enfim, existe um desnível sim nas organizações dos dois estados. Mas acho que isso vai acabar de forma geral. Não só entre Rio e São Paulo, mas em Minas, Sul, Nordeste. Não haverá espaço para quem não apresentar uma estrutura profissional.

Clube tem que ter estrutura moderna, instalações, campos, equipamentos, profissionais de quase todas as áreas, médica, fisio, futebol, administração, marketing, jurídica... tudo, e a disposição de todas as categorias, desde a base.

Ninguém poderá ficar fora disso.

19 comentários:

Rafael Galdin disse...

Amém.

Um grande abraço a todos!
E vai Corinthians!

Ismael disse...

Então Naldão, a Fúria perdeu de novo.

Amanhã o Brasil ganha do time do Joel "Prancheta" e ele já embarca e cai direto na Gávea no lugar do Cuca.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael,

Joel Santana de volta seria a maior derrota do Flamengo.

abs,

Anônimo disse...

Ronaldo, PARABENS! você conhece os únicos paulistas que não trabalham o dia todo! Os caras tão o tempo todo aqui!

O sonho do Corinthians é ter como presidente o Juvenal!

E justificar que não tem problema o dinheiro ter sido da máfia russa pq tem outros times que fizeram e fazem a mesma coisa é mesma coisa que dizer que o Marcola é inocente pq ele só matou 100 e Hitler muito mais!

Vão trabalhar um pouco...... cerveja, futebol, praia e mulher é coisa pra carioca!
Thiago

RONALDO SANCHES disse...

Mangaba

A única pena nisso tudo e vc escrever tão pouco aqui no Arquiba, porque quando vc escreve é sensacional.

Abs

Ronaldo

Ismael disse...

Cada um administra o tempo como pode ou como quer, eu administro como quero, mas isso é pra poucos, estou respondendo já que vc mostrou preocupação.

AQUI dos comentaristas de São Paulo ninguém disse que não tem problema o dinheiro ser da máfia russa pq tem em outros times, ao contrário do Ronaldo, acho que vc escreve pouco pq lhe falta compreensão.

Agora vai trabalhar bastante pra pagar um cursinho de interpretação de texto.

Ismael disse...

A bancadinha carioca do Pão e Circo é unida mesmo!!!

Rafael Galdin disse...

Bom dia, amigos do Arquiba!

Talvez tenha entendido errado, mas a proposta deste blog é discutir e comentar futebol. Certo?

Então:

1)Se você não tem nada para falar sobre futebol, fique em silêncio, não escreva nada. Isto evita que você passe por ridículo.

2)Juvenal? Nem a pau! E o Corinthians não sonha conquista (talvez a cegueira apaixonada dos blogueiros aqui não permita o entendimento lúcido dos fatos). Porém, aos times cariocas, só resta sonhar mesmo... "pobres infelizes"... ainda bem que existe o "forte" campeonato carioca. Se não, o que eles ganhariam? (repare que estou falando de futebol e que minhas afirmações são baseadas em fatos. Portanto, antes de ficar todo "doído", pesquise sobre os acontecimentos do futebol brasileiro dos últimos 20 anos.)

3) Ler faz bem. Leia bastante. Esta prática lhe ajuda a interpretar textos, assim quando você ler "A" não entenderá "B". "Ler também é um exercício". Isto também evita que você passe por ridículo.

4) Praias? Cervejas? Mulheres? Legal. Tudo isso é maravilhoso. Mas o assunto é FUTEBOL.

5) Eu trabalho? Eu não trabalho? O assunto é FUTEBOL.

6) Sensacional. O que este vocábulo significa no contexto em que foi aplicado? Para mim, "sensacional" são as letras de Chico Buarque, as músicas de Tom Jobim, a 9ª Sinfonia de Beethoven, a Marcha Turca de Mozart... existem concepções que não compreendo.

Se entendi errado a proposta do ARQUIBA retiro tudo o que aqui escrevi.

Ismael disse...

Deixa pra lá Rafael, vc não pode esquecer que hoje temos uma reunião marcada com o Marcola para tomada de ações.

É assim, o tal do Thiago Goiaba escreve uma imbecilidade dessa e o moderador e dono do blog acha sensacional.

Acho que quando chega nesse ponto é boa a mudança de rumo.

Para de incomodar as perebas do Rio meu filho, aliás, se existe uma coisa que eu gosto Rio é a distância.

ABS.

Modenesi disse...

Bem, nao curto a 9ª Sinfonia de Beethoven nem a Marcha Turca de Mozart... Mas vamos lá...

Quanto ao Thiago Goiabinha, ele está brincando gente, não é imbecil, burro ou babaca (até é meio babaca, mas não por isso, hehehe).

Mas falemos de futebol, que é o que interessa...

Vamos ao Campeonato Brasileiro... Vcs acham mesmo que os times do Rio não estão disputando título? Fluminense ano passado na Libertadores, ano retrasado no Brasileiro, Flamengo ano retrasado e passado no Brasileiro, tiveram boas atuações...

E ainda por cima, ainda acho que o Flamengo esse ano tem time pra brigar, caso o Ibson fique realmente no time, mesmo com todos os problemas do Rio... Não vejo nenhum time muito acima do Flamengo, ainda mais com a possivel saida do Nilmar do Inter... Na minha opinião, os favoritos para a conquista do campeonato são Internacional, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo... Realmente não consigo ver o título indo pra outro fora estes...

Abs

OBS: Ismael, você devia conhecer melhor o Rio, não sabe o que está perdendo...

Unknown disse...

De fato falaram alguma coisa aproveitável ... De gostoso mesmo entre RIO DE JANEIRO e "são paulo" só mesmo a distância... E por incrível que pareça foi o malandrão, espertão, torcedor apaixonado de sofá, que segundo me confessaram sequer ao estádio vai ... Em qualquer notícia a fonte deve ser preservada, mesmo que essa seja previsível ...

Quanto a futebol, saindo um pouco do eixo Rio - São Paulo, vimos ontem na essência o que é o futebol ... O Grêmio perdeu três gols em sequência cara a cara e depois foi castigado com gols isolados ... Futebol é o incompreensível, o momento, sorte aliada à competência, além de profissionalismo, ética, marketing, administração eficiente e outras coisas mais ... Que de fato essa terra cinza está à frente anos luz ... O resto é balela ...

Agora que de fato a galerinha de sampa é boa de administração é inegável ... Pra trabalhar 30 minutos e responder blog 7 horas e meia por dia, eu diria, isso é que é administração eficiente ...

No mais isso aqui tá ficando uma babaquice sem tamanho. Algumas pessoas menos polidas querem de qualquer forma fazer valer sua opinião sem manter um mínimo de postura e respeito ... Alguns, por tão desaforados, cínicos e sem educação, se não fosse minha educação britânica, já teria mandado tomar bem no centro.

Mas como no Rio de Janeiro tem praia, mulher, boate, futebol e nem tantos idiotas, consigo escutar tantas abobrinhas com serenidade de um monge budista ...

No mais ... Se o problema é mulher vem pro Rio de Janeiro que tem bastante ... Ajuda a relaxar ...

Um Beijo na testa de todos ...

Ismael disse...

Antes de dar uma contribuição importante ao debate com o Modenesi, queria dizer algumas coisas ao Breno:

1 - Não lembro se devo ou não alguma coisa a sua pessoa ou a sua fonte, portanto se vou ou não ao estádio, isso diz respeito única e exclusivamente a mim, não sei no que isso afeta a minha participação aqui.

2 - Eu participo do ARQUIBA muito antes de vc e sempre dessa mesma forma, não sabia que meu tempo ou a quantidade de comentários seria controlada, acho também que isso não seja da sua conta ou de qualquer um, mas como disse antes aqui tem muita Pereba aí do Rio que se sente incomodada, prometo não incomodar mais.

3 - Vc continua se auto adjetivando, "o polêmico", "o educado", saiba que é educado também não ser tão egocêntrico, como eu já disse antes, isso é meio babaca.

4 - Não lembro de não ser polido com vc, acredito que isso seja alguma mágoa a respeito do que eu acho do seu time, infelizmente continuo acreditando que o Fluminense não seja time e sim pegadinha futebolística, mas é só uma opinião.

Ismael disse...

Olha só Modenesi o que saiu hoje na Folha:

JUCA KFOURI

O Rio de Janeiro continua devendo

O futebol carioca não só já dominou o país como sempre se distinguiu por ser bom de se ver. O que há?

COMO BAIRRISMO não é a praia da coluna, esta será dedicada hoje a lamentar.

A lamentar a terrível queda do futebol carioca.

Veja que na semana passada tivemos quatro jogos especiais para o futebol brasileiro: Nacional x Palmeiras, Corinthians x Internacional, São Paulo x Cruzeiro e Grêmio x Caracas.

Em nenhum deles, nem pela Libertadores nem mesmo pela Copa do Brasil, tinha um representante que fosse do futebol do Rio.

Verdade que, no ano passado, o Fluminense chegou à finalíssima da Taça Libertadores, embora a tenha perdido, em casa, e para a LDU, que nunca tinha sido campeã.

É inegável que tanto há uma crise grave no futebol carioca que desde 2000, quando o Vasco foi campeão brasileiro, nunca mais houve o que se comemorar por lá além dos títulos estaduais -- e duas Copas do Brasil, em 2006/07 da dupla Fla-Flu*.

E aí talvez esteja uma das razões do fracasso nacional e internacional do quarteto de grandes da antiga Guanabara: comemoram demais os títulos estaduais, como se fossem façanhas que na verdade não são, tanto que os principais colunistas do Rio chamam seu Estadual de "me engana que eu gosto".

Dia desses mesmo o companheiro Fernando Calazans, no "Globo", discutia as razões da fragilidade do futebol carioca neste século.

Porque é bom que os mais moços saibam que não foram poucas as épocas em que os cariocas dominavam tecnicamente o nosso futebol.

Não só com sua seleção estadual, nos tempos do Campeonato Brasileiro de seleções, como com seus clubes.

O Flamengo, por exemplo, foi o time dos anos 80 e o Botafogo de Mané só não foi nos 60 porque teve o azar, e o mundo inteiro a sorte, de esbarrar no Santos de Pelé.

Mas, além da hegemonia e independentemente dela, havia um jeito, um estilo, uma escola carioca de jogar bola.

E não era de chinelinho, não. Eram arte e leveza puras.

Se o futebol mineiro surgiu nacionalmente nos anos 60 com o Cruzeiro de Tostão, firmou-se nos 70, até pelo primeiro título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Galo, e se o gaúcho tomou conta nos 70 com o tricampeonato do Inter e se firmou nos 80 com o Grêmio campeão mundial, o futebol do Rio só vem definhando.

O que é rigorosamente uma pena.

E uma pena para os paulistas que gostam de bom futebol e que precisam da rivalidade saudável do eixo Rio-São Paulo.

Sim, porque por aqui também se comemoram os títulos estaduais, mas ninguém se deixa iludir.

Como se treina em dois períodos, como se tem bons campos de treinamentos, centros de recuperação do melhor nível etc. e tal.

O Rio parece que parou no tempo.

E esta coluna faz questão de dizer que, entre as inúmeras teorias que defende, está a de que o Brasil só será o país que sonhamos quando o Rio de Janeiro se reencontrar com o que parecia que seria nos anos 50/ 60.

Razão pela qual, apesar de paulistano, o colunista defende que final da Copa do Mundo tem mesmo que ser no Maracanã e que, se um dia houver condições de se fazer uma Olimpíada no Brasil, a cidade certa é a Maravilhosa.

Mas o futebol do Rio tem de acordar. E já!

Acorda, Rio!

Modenesi disse...

é, faz sentido sim...

Eu nao tenho duvidas que o futebol do rio esta mais fraco nao, so nao acho q esta tao mais fraco... Agora, em relacao a gestao, treino, CT, administracao, marketing, isso nao tem nem graca, Sp goleia...

De repente, minha opiniao de que o futebol esta nivelado é q acho q a qualidade do futebol brasileiro tem caido tanto que parece que qualquer time pode fazer frente a qualquer outro... Por exemplo, o Avai e um time de bosta, sem talentos individuais... Mas só de jogar com vontade, ja faz frente a qualquer um...

Enfim, bela coincidencia essa coluna tb...

Flw

Abs, ismael!

Unknown disse...

Que fique claro ao Sr. da razão, que em algumas oportunidades não me dirigi a sua pessoa e mesmo assim fizeste questão de se meter dando pitaco onde também não havia sido chamado. Se fossem pitacos cabíveis e construtivos não me importaria, só que além de um cinismo ofensivo, vossa senhoria, fazia questão de depreciar, o que jamais será admitido, pelo menos pela minha pessoa. Você tem todo direito de ser Corinthiano e assistir jogo do sofá e eu de ser tricolor e ir ao estádio onde quer que meu time jogue, nós dois somos torcedores, cada um com os seus métodos, desde que façamos comentários sem nos agredir ou cutucar ... São regras de boa convivência ... Se é que ainda resta alguma ...

Quanto a coluna de Juca Kfouri é a mais pura realidade ... Mas algumas coisas são esquecidas ...

À exceção do São Paulo que já frequenta a Libertadores há anos, a grande competição sem dúvida, os outros clubes se revezam com inconstância nessa competição ...

Quanto aos jogos de Copa do Brasil e Libertadores nessa quarta-feira, esse ano, não termos um clube sequer do Rio é uma constatação. Mas ano passado tínhamos ... E nos anos anteriores fizemos boas campanhas na Copa do Brasil ... Portanto vejo um poquinho de oportunismo, muito embora concorde com os motivos que fundamentam a coluna.

De fato a estrutura dos clubes cariocas é amadora ao extremo e isso sem dúvida alguma tem reflexos no campo ... Isso qualquer mula sabe ...

Agora, não questionem o potencial desses clubes ... Esses clubes mesmo em condições lastimáveis vêm fazendo quase que constantemente as semi e finais da Copa do Brasil e estiveram na Libertadores nos últimos anos ... Em 2007 tanto FLU, quanto Fra terminaram o brasileiro em boas posições e estiveram na Libertadores 2008 ...

Acontece, que depois disso tudo os clubes cariocas são capazes de campanhas pífias e inconstantes em compeonatos brasileiros, não por faltar time, mas por total falta de gestão e engajamento.

Agora, contagiados pelo clima que vem de fora, os atletas desses clubes são totalmente descompromissados, jogam quando querem e dão resultado de vez em quando ganhando salários astronômicos ...

Bons jogadores e técnicos ganham bons salários e devem ganhar, desde que se comprometam com o clube, mesmo que venham a perder ... Ninguém ganha sempre ... A torcida do São Paulo adora o Muricy porque ele honra o clube que defende, a do Inter é apaixonada pelo Guiñazu porque o Inter pode perder de 10 a zero que o cara está comendo grama.

Mas como um dirigente carioca vai cobrar profissionalismo de seus atletas se ele mesmo não é ... Digo por conhecer a fundo a política do meu clube ...

Hoje, no Rio de Janeiro, na contra-mão de um clube estruturado estão aqueles (pessoas/dirigentes)que tiram mais do que dão ao clube, mesmo torcendo por esses times ... Dá pra entender isso ??? São torcedores, mas que estão cagando em ver seu clube estruturado e bem visto. Vivem de falsa mídia e manipulam torcedores que não querem se envolver com a política de seus clubes ...

Torcedor para mim não é quem picha sede social, porque esse não é torcedor é marginal, mas digo ser sócio do clube, votar. Já pensaram que devemos fazer isso ??? É muito cômodo ficar de fora olhando e não fazer nada, não se envolver ...

No FLU pelo menos já existe um movimento nesse sentido, que está assustando alguns desses que se perpetuaram no poder e usurparam o clube por anos ... Nem todos os movimentos concordam em tudo, mas têm princípios e querem um FLU organizado para o futebol.

A quem interessar ...

www.flusocio.com.br

www.pavilhãotricolor.com

www.cidadaniatricolor.com.br

No mais, estou à disposição de TODOS para mais esclarecimentos ...

Abraço a todos ...

RONALDO SANCHES disse...

Caraca, eu fico fora um dia todo e quando volto tá essa bíblia feroz aqui, cheia de réplicas, tréplicas, quadréplicas...

Só uma coisa que preciso explicar: tenho que reafirmar que o Thiago, quando escreve, é sensacional.

O CARA TRAZ O HITLER PRA CONVERSA DE FUTEBOL!!!!! Como posso não morrer de rir?

Olha, eu acho até que o Michael Jackson passou pelo Arquiba hoje, leu essas sandices do Thiago, teve um enfarto e morreu.

Abs a todos e continuem escrevendo.

Ismael disse...

Breno, coloque um pouquinho de humildade no seu discurso:

Isso é blog, dar pitaco é a principal finalidade, acho que sou uma pessoa incisiva, talvez isso não lhe agrade, como acho, mas apenas acho, que vc tem um falso discurso educado, vc sempre ataca, mas acha que tem classe, eu não aprecio isso e respondo, faz parte meu querido, se vc não admite e quer dar aulinhas da sua falsa educação, vá frequentar o blog do Cesar Menotti e Mariano que vc não me encontrará lá.

Quanto a sua opinião sobre o que realmente importa nisso tudo, vc foi muito bem, juntando a sua opinião com a do Modenesi, mesmo vc achando (sendo o sr. humilde) que até uma mula teria que saber.

E não se enganem com relação a organização no Corinthians...

Agora, como vcs podem ver, eu acordo cedo e tenho que trabalhar, mas podem continuar monitorando e dando pitaco e assuntos pessoais, Candinha tem em tudo que é lugar.

Unknown disse...

Candinha existe em tudo que é lugar realmente querido Ismael ... Umas vão até fuxicar a vida dos outros em páginas de internet.

Quanto a comunidade de César Menotti e Fabiano, dupla sertaneja que adoro, diga-se de passagem, uma pena que não falem de futebol por lá ... Porque seria um prazer não ter que vê-lo ...

Ah ... Essa dupla mencionada por você já foi inclusive tema de música do fantástico ... Sabe quando um atacante faz três gols ... Então ...

Vai trabalhar mesmo que é o melhor que você faz ...

Ismael disse...

Imagina cara, não fuxiquei nada não!!!

É que um dia vc escreveu que seu time era pioneiro e de vanguarda não sei das quantas e isso me lembrou refrão de música sertaneja, entendeu?

Aí eu lembrei dessa espetacular dupla sertaneja... nem sabia que vc gostava tanto... foi isso.