domingo, 30 de setembro de 2007

A nossa típica amarelada

Baixou o Botafogo na seleção feminina. Amarelamos. Novamente o nervosismo derrubou o Brasil. Quando Marta pegou a bola para bater o pênalti, e seu rosto foi mostrado em close, a tensão era evidente. Pensei na mesma hora, "Perdeu". E não deu outra.

Outra lição, principalmente para alguns de nossos jornalistas que parecem ser do "tempo das cavernas", é que a marcação, a disciplina tática, o esforço físico, também são indispensáveis no futebol feminino. Isso é uma realidade que veio para ficar seja qual for o esporte. Quem corre mais tem muito mais chance de conseguir a vitória. E por isso a Alemanha sai dessa copa sem tomar gol.

De toda forma, parabéns meninas. Elas já fizeram demais para um país que sequer tem um campeonato de futebol feminino.

sábado, 29 de setembro de 2007

A Coragem de Cuca

Muito pode se falar sobre Cuca. Alguns gostam, outros não. Eu particularmente acho que Cuca é um cara que saca muito de futebol, viveu lá dentro, é inteligente.

Apenas não acho que ele tenha o melhor perfil de técnico, ele me parece ser mais o tipo "paizão". Daqueles que conversam, entendem e ajudam a todos. Gosto mais dos técnicos detalhistas e frios, que visam mais conceitos como estratégia, estatística e resultados.

Contudo, após toda essa tragédia com o Botafogo e sua saída, pouca gente percebeu a coragem e honradez de Cuca. O cara é muito corajoso. E explico o porquê.

Hoje, guardadas as proporções, o futebol é como a fórmula 1. Poucas são as equipes que proporcionam condições para bons resultados. As melhores (São Paulo, Santos, Cruzeiro, Grêmio), estão com seus técnicos em perfeita estabilidade.

As medianas e ruins pouca gente quer. O Flamengo, antes de fechar com o Joel Santana, foi recusado por diversos treinadores.

O Sr. Mário Sérgio, por exemplo, recusou treinar o Corinthians. Afinal, quem vai querer aquela bomba? Para fechar com o Botafogo ele levou poucas horas. Fácil não? Isso porque o Botafogo, com todos os problemas que tem, é ainda um dos melhores elencos do Brasil. Tem bons jogadores, um bom futebol e muito potencial.

Por isso, temos que reconhecer. Cuca é um cara de honra, de dignidade. Que equipe melhor ele teria hoje para trabalhar? Melhor que o Botafogo? Nenhuma, mas entendeu que era impossível continuar à frente de um time que não confiava mais. Foi a atitude mais correta.

O que fazer quando um grupo não corresponde, depois de um ano de conversas e treinamentos? Só se pode desistir mesmo. Como vemos, nem sempre desistir significa falta de coragem.

Cuca não largou o osso. Largou o filé.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Olha a Metralhadora Giratória! Palpites para a 28ª Rodada do Brasileiro

Chegou a metralhadora de chutes em busca de acertar os 14 pontos da loteca, além de palpitar sobre o Brasileirão. Confesso que ainda estou em estado de choque depois do Botafogo ontem, mas vamos lá.

Já sabem, 1 duplo e dois triplos por míseros 6 mangos.

Jogo 1 - Internacional x São Paulo
Já tasco o triplo de cara. Para mim o jogo mais imprevisível da rodada. Tudo pode acontecer. Mas que tem uma cara de empate...

Jogo 2 - Santos x Vasco
Sei que o Santos vem numa fase estranha, meio apagado, mas o jogo é na Vila e valendo vaga na Libertadores. Eles têm que acordar se quiserem algo mais da vida. Por isso, acredito na vitória do peixe.

Jogo 3 - Flamengo x Atlético MG
Mengão em sua casa, o Maraca, obrigado a vencer senão é segundona. Flamengo Seco.

Jogo 4 - Corinthians x Sport
Coloquei um post aqui nessa semana dizendo que o Corinthians não pode nem sonhar em empatar esse jogo, pois os próximos são pauladas. Aposto no Corinthians, na marra, por meio a zero se for preciso.

Jogo 5 - Brasiliense x Fortaleza
Lá vem o Fortaleza que me quebra há semanas. Espero que ele não apronte. Vitória do Brasiliense.

Jogo 6 - Juventude x Grêmio
Jogando com sua eventual força o Grêmio deve vencer essa partida. O campo do Juventude para o Grêmio é praticamente neutro.

Jogo 7 - Botafogo x Goiás
A melhor coisa que poderia acontecer ao Botafogo neste momento tão conturbado é aparecer um Goiás na sua vida. Aqui é vitória do Fogão. Se empatar com o Goiás em casa é melhor fechar e abrir uma lavanderia.

Jogo 8 - Criciúma x Remo
O Criciúma é o quinto, joga em casa, e precisa vencer para continuar na luta pelo acesso. O Remo é o penúltimo colocado. Criciúma seco.

Jogo 9 - Barueri x São Caetano
O Barueri tem 38 pontos, apenas 3 atrás do quarto colocado, por isso ainda luta para tentar uma vaga no G4. Mesmo assim, conhecendo a série B, vou colocar aqui um duplo. Barueri e empate.

Jogo 10 - Ceará x Avaí
Ambos lá embaixo na tabela. Tenho que apostar na força do Ceará com sua torcida.

Jogo 11 - Paraná x Fluminense
Acho que o Flu vai empatar essa. Está crescendo, com o time bem afiado, mas o Paraná está em profundo desespero. Jogando em casa, vai dificultar as coisas. Além do mais, os times do Rio não costuma se dar bem no Sul. Empate.

Jogo 12 - Náutico x Atlético PR
O Náutico, meu queridinho nas últimas rodadas, vem comprovando sua melhora. Acho que ele deve vencer, mas como o Atlético PR também melhorou e vem jogando bem fora de casa, vou colocar aqui o duplo: Náutico e empate.

Jogo 13 - América RN x Palmeiras
Jogando o que está jogando o Palmeiras ganha essa fácil.

Jogo 14 - Cruzeiro x Figueirense
Moleza pro Cruzeiro pegar o Figueirense no mineirão. Vitória do time da Raposa (e das focas).

Concurso 284

Esse Botafogo é Inacreditável

No início do ano, logo após o Botafogo perder o título carioca para o Flamengo, fui muito questionado por alguns amigos de São Paulo. Eles não entendiam o resultado. Como o Botafogo sendo tão superior havia deixado escapar o título?

Como eles não acompanhavam tanto o futebol carioca, tentei explicar que essa equipe era estranha, que o Botafogo era confuso, problemático, um time que se desliga do jogo, que perde a vibração, que não sabe vencer. Um time que se afeta por qualquer coisa, que parece faltar a força e a garra de um campeão, de um matador. Até questionamos se era uma certa "falta de camisa", de apoio da torcida, divagamos sobre várias causas. Nem todos acreditaram em mim.

Vejam bem. Isso foi lá no início do ano.

Já estamos chegando ao final da temporada e qual foi o destino do Botafogo?

Somente fracassos e derrotas. Somente o "Quase".

O Botafogo foi desclassificado da Copa do Brasil, em casa, pelo Figueirense que está quase caindo pra Série B. Num jogo que estava em suas mãos.

Perdeu a liderança do Brasileiro e está vendo sua vaga para a Libertadores ir por água abaixo.

Agora está fora da Sul Americana, depois de estar ganhando de 2x1, com 1 jogador mais, permitir a virada do adversário tomando 3 gols, sendo que o decisivo foi feito aos 47 do segundo tempo.

E olhe que nesse jogo nem a culpa da arbitragem, como o Botafogo sempre costuma levantar, pode ser considerada. O River teve dois pênaltis clamorosos não marcados.

Enfim, o problema não é perder. Mas sim como o Botafogo perde. É realmente incrível. É Surreal.

O Botafogo chega na hora "h" e parece um time abobado, em Síndrome do Pânico, que não sabe nem onde está e o que está fazendo. Os jogadores se distanciam dentro do campo, parecem quietos, em choque. Não se falam, não gritam, não reagem. Porque esse time é assim? Como conseguem perder jogos que estão praticamente resolvidos?

Que tristeza. Que sina. Que marca de perdedor.

Disse aqui no Blog que o Botafogo não passaria, mas confesso, com toda a sinceridade, que não esperava que fosse novamente desse jeito. De forma tão incrível e absurda.

Acho que o Cuca pode antecipar sua saída do clube. Vai ser duro levantar a moral dessa equipe.

Acho também que agora meus amigos de São Paulo devem entender do que eu estava falando. O Botafogo - na hora da decisão - simplesmente não vai.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Meninas arrasam USA e estão na final do Mundial

Preciso colocar esse post. Elas merecem. A nossa seleção feminina arrasou os USA. Nos vingamos das Olimpíadas. E como as americanas bateram. A árbitra foi muito boazinha, expulsou só uma americana. Se fosse um juiz fifa, desses mais renomados, elas acabavam o jogo com 7 em campo. Mas o melhor do jogo foram os gols. Veja os dois gols da Marta e me diga. Ela joga muito. Agora vem a final com as Alemãs. Vamos torcer.

Aloísio e Leandro Amaral brilham na Sul Americana

Ontem, na Sul Americana, a noite foi dos Centroavantes. Aloísio, no melhor estilo Adriano, fez o gol salvador que classificou o São Paulo e despachou o Boca. As Bocas ficaram abertas de novo, mas dessa vez de alegria.

Já no Rio, contrariando minhas expectativas, o Vasco acabou com o Lanús, numa noite inspirada de Leandro Amaral. Como esse cara joga. Já cansei de encher a bola dele aqui no Blog.

O Vasco conseguiu fazer os 3 gols que o Flamengo não conseguiu contra o Defensores na Libertadores. Confesso que quando estava 2x0, fiquei com medo pelo Vasco na cobrança de pênaltis. Não é o forte da equipe cruzmaltina.

O Goiás? Advinhe? Está mais do que fora, graças ao seu simples empate contra o Arsenal.

Hoje tem o fogão. Eu acho que ele não passa pelo River. Será?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Esqueci o Goiás na Sul Americana

O Goiás está tão queimado na minha cabeça, que acabei esquecendo dele em minhas previsões para a Sul Americana. Esqueci que ele também joga esse torneio. Mas isso nem será muito problema, pois com certeza ele também será desclassificado nessa rodada. Como eu já disse, acredito que apenas o São Paulo passará.

Palmeiras ganha consistência e comprova bom trabalho de Caio Júnior

O Palmeiras vem ganhando consistência e começa a despontar como sério candidato à vaga para Libertadores. Pode até não estar jogando bonito, mas tem conseguido os resultados com regularidade. Isso comprova o bom trabalho realizado pelo técnico Caio Júnior. Caio é da linha de técnicos mais estrategistas e estudiosos, que em minha opinião, possuem o melhor perfil para o Futebol atual. Aquela linha de técnicos "Paizão/Motivador" realmente se mostra ultrapassada e incapaz de obter resultados em um futebol tão nivelado. É o profissionalismo chegando também aos técnicos de futebol, que precisam possuir uma visão mais detalhada, acadêmica e moderna de suas atividades. Não é a toa que alguns deles se utilizam de recursos de tecnologia, estatística, biologia, psicologia, entre outras matérias não comuns no campo do futebol.

Série B afunila cada vez mais

Quem serão os clubes que farão parte da primeira divisão no ano que vem? A tabela está embolada e muitos times ainda têm chance. Quem vem surpreendendo é a Portuguesa-SP - a Lusa. Para quem há 3 semanas oscilava entre o sétimo e oitavo lugar, estar agora na terceira colocação é uma grande melhora. O último resultado da Lusa impressionou. Venceu o Vitória fora de casa. Será que ela sobe? Veja a tabela no momento. Repare que o décimo primeiro, o Santa Cruz, está apenas a 6 pontos do quarto colocado e ainda tem chance de ficar no G4 da Série B.

Corinthians em Xeque-Mate

Analisando as rodadas que virão, o Corinthians tem em seu próximo jogo uma situação de cheque-mate para suas pretensões. O Sport no Pacaembu é uma das melhores possibilidades para a conquista de 3 pontos importantíssimos na fuga do rebaixamento. Porque depois dessa partida o Corinthians terá pela frente: Fluminense (fora), São Paulo (Morumbi) e Inter (Pacaembu). Jogos duríssimos. Perder essas 3 partidas é uma possibilidade totalmente viável na atual fase do Corinthians.

A dúvida do Vasco: Andrade ou Perdigão?

Muito tem se falado na imprensa carioca que a torcida do Vasco prefere o Andrade no lugar do Perdigão. Este último tem atuado como preferido de Celso Roth. Confesso que não tinha visto o Perdigão jogar muitas vezes, mas no recente Vasco x Cruzeiro pude vê-lo por um jogo inteiro. E lamento discordar dos vascaínos, mas Perdigão me impressionou. O cara joga numa calma impressionante, parece que o jogo está em outra velocidade. Cadencia o jogo, dá só passes no pé, açucarados, bem rasteirinhos e certeiros. Parece aquela rolada suave de uma bola de sinuca. A maioria das jogadas se iniciam com ele. Achei o cara muito mais jogador que o Andrade.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Afinal, foi justo o título do Corinthians em 2005?

Na minha opinião sim.

Vemos neste momento o Sr. Dualib fazendo uma série de comentários e denúncias. Na verdade, ele está usando aquela velha tática dos políticos brasileiros que é a de criar polêmica para abafar um pouco os próprios escândalos. Çhego a dizer que ele sabia que estava grampeado.

Dualib é investigado por corrupção, desvio de dinheiro e uma série de outros crimes cometidos enquanto presidiu o Corinthians. E agora ele quer atirar também.

Porém, seus comentários não se justificam. Dizer que o título foi roubado? Apenas se houvesse realmente algum acerto entre o Corinthians, CBF e comissão de arbitragem, o que não houve.

Tivemos sim, um campeonato muito turbulento, cheio de problemas, problemas que ainda temos nos campeonatos de hoje.

Vamos analisar os dois pontos principais:

1. A anulação dos jogos devido ao caso do árbitro Edílson Pereira não foi decidida para beneficiar um clube especificamente. Ela aconteceu no meio do campeonato e aconteceria de qualquer jeito. Alguns clubes foram favorecidos, outros não. E mesmo assim esse favorecimento foi pequeno, coisa de 1 ponto ou 2. Ok, 1 ponto pode decidir um título, mas isso aconteceu durante a competição, dando tempo às equipes de assimilarem e correrem atrás da recuperação. Seria totalmente diferente fazer a anulação desses jogos depois de todo o campeonato jogado.

2. O pênalti no Tinga (jogo decisivo entre Corinthians e Inter, no Pacaembu) foi mais um erro típico de nosso futebol, em nada premeditado ou acertado entre juízes e Corinthians. Erros como esse posso citar mais de 10. Já cansamos de discutir que arbitragem é assim: um dia a seu favor, outro contra.

Não vejo por isso como este título tenha sido ilegítimo. Sabemos que o Corinthians errou ao fazer uma parceria com uma empresa sem credibilidade como a MSI. Sabemos que os recursos colocados pela MSI no Corinthians são de origem duvidosa. Mas sobre o trabalho realizado pelos jogadores e comissão técnica nesse período não podemos questionar. Eles ganharam na bola.

As autoridades devem ser mais espertas e não deixar que Dualib tumultue a situação em seu proveito. Ele deve ser investigado e, caso fique comprovada a sua culpa, pegar uma cana, isso sim.

De volta à vida digital

Domingo de noite a Internet e o Telefone caíram e eu virei um excluído digital. Só voltou hoje. Perdi até algumas discussões calorosas aqui no Blog, fiquei surpreso. Mas tô de volta e não quero ficar de fora da baixaria :) . Brincadeira gente. Pode discutir que isso é o bom mesmo. Futebol é assim, paixão.

domingo, 23 de setembro de 2007

Mais uma rodada e outra bola na trave

É amigos, foi perto. Na trave. Fiz 10 pontos na loteca e poderia ter sido melhor se não fossem por coisas que cheguei praticamente a prever. É só checar os meus palpites e conferir.

Eu disse que o Fortaleza sempre me derruba - e derrubou de novo. Disse e digo há 4 semanas que o Goiás está um lixo e novamente ele comprovou isso. Mesmo contra o América RN, não conseguiu arrancar uma vitória.

Também caí no empate do Atlético MG, em minas, que
perdeu até pênalti. E sem falar na minha maior surpresa: a derrota do Vasco em São Januário. Como o Vasco perdeu gols, foi absurdo. Clique aqui e veja que surreal. Parece até o famoso lance de 1977 do Corinthians onde a bola não queria entrar (só que aquela no final entrou).

Falando de meus acertos, o Náutico comprovou a sua ascensão como também previ muitas semanas atrás. Seu técnico é muito bom. Também tudo seguiu normalmente com as vitórias esperadas de Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Atlético PR.

O empate do Flamengo foi um bom acerto, pois poucos acreditavam que esse jogo não teria um vencedor. No clássico do Rio, o triplo me garantiu, mas meu palpite seco também seria Fluminense, pois vou continuar repetindo que o Botafogo é um time que precisa de um divã. Vai ficar fora da Libertadores e da Sul Americana. É um time que não sabe vencer.

Assisti boa parte dos jogos e depois irei postar alguns comentários, em separado, aqui no Blog sobre a rodada.

No mais, a vitória do Cruzeiro me quebrou, mas serviu para manter ainda uma mínima esperança de concorrência contra o São Paulo. Vamos aguardar as próximas rodadas. O que ficou comprovado mesmo é a grande emoção que será a luta para fugir da segundona. Embolou tudo.

Semana passada, eu disse que o time que mais me preocupava era o Corinthians. E hoje ele vai dormir na zona de rebaixamento. A coisa está muito feia. Tudo parece ainda mais imprevisível.

Veja todos os Gols dessa rodada

Troféu Papelão: Goiás

O Troféu Papelão da vigésima sétima rodada não vai para um jogador. Vai para o Goiás. Consultando os arquivos deste Blog você verá que não é de hoje que digo que este time está uma bagunça, jogando como um bando desorganizado.

Pensei que pelo menos do América RN eles ganhariam. Ainda mais jogando em casa. Um time que empate em casa com o saco de pancadas do campeonato está querendo apenas uma coisa: a segunda divisão. Até o time dos funcionários aqui do Prédio ganha do América RN. O Goiás tá mesmo de brincadeira. Foi um papelão.

Anotem aí! Goiás tem grandes chances de cair. A décima segunda posição que ele ocupa, com 34 pontos, é uma doce ilusão. Isso porque o primeiro clube na zona de rebaixamento, o Corinthians, tem 33. Olhe a tabela e veja como estão embolados.

E explico ainda mais o porque dessa minha opinião. Além de ser um dos times mais desarrumados neste momento, vejam a linda sequência de jogos que o clube goiano terá pela frente:

Botafogo - Fora
Sport - Fora
Cruzeiro - em casa
Grêmio - Fora
Fluminense - em casa
Santos - Fora

Só pedreiras. Ou acontece um milagre, ou o Goiás vai jogar a segundona ano que vem.

Seleção Feminina quase tropeça no Mundial

Acabo de assistir o jogo da Seleção Brasileira Feminina, contra a Austrália, pelas quartas de final no Mundial da China. Vencemos, mas foi duro e passamos por dificuldades.

Confesso que fiquei um pouco preocupado, pois agora sobraram as equipes mais fortes do mundo: Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos, com quem faremos a partida da semi-final. E o time dos Estados Unidos não é aquele time B que vimos no Pan e sim a seleção principal.

No jogo de hoje contra as australianas, o Brasil, mesmo vencendo por 2x1, se lançou demais ao ataque proporcionando os contra-golpes para o adversário. Típico do Brasil masculino quando tem muita superioridade no jogo.

Penso que não pode ser assim. As meninas precisam se compactar mais quando estão com o domínio do jogo e assim finalizar a partida nos contra-ataques. Sem essa de dar moleza para os outros.

Também percebi que nossa equipe feminina não possui um Centroavante de referência e sofreu por isso. As meninas geralmente criam suas jogadas vindo de trás, com tabelas e chutando muito de fora da área.

Hoje, com as onze australianas jogando recuadas, foi muito difícil criar as oportunidades. E o Brasil não possuía uma jogadora dentro da área que pudesse fazer um gol num cruzamento ou bola aérea. Ficou aquela parede na nossa frente e não conseguíamos penetrar.

A defesa brasileira também jogou muito mal, facilitando nos gols e falhando várias vezes.

Vamos ver agora contra os USA. Serão dois jogos para o título e não há mais espaço para erros. Serão os pequenos detalhes que farão a diferença entre perder ou vencer.

sábado, 22 de setembro de 2007

Você pode convocar a Seleção Brasileira

O site do Globo Esporte.com está convidando as pessoas a votarem nos jogadores que devem formar a equipe titular da Seleção Brasileira. É a seleção do internauta.

A votação está sendo feita posição por posição. Até o momento, já foram eleitos o Goleiro, o Lateral Direito e os Zagueiros. Agora estão escolhendo o Lateral Esquerdo.

Eu não vou dar minha opinião em conta gotas. Vou colocar aqui qual é a minha seleção brasileira ideal de uma vez. Se quiser deixar a sua, fique à vontade. É só clicar em comentários e indicar o seu escrete. Querendo pode também criticar a minha.

Vejam minha seleção:

Goleiro: Rogério Ceni

Lateral: Leonardo Moura

Zagueiro: Lúcio

Zagueiro: Juan

Lateral Esquerdo: Kleber

Volante: Edmilson

Volante: Jônatas

Meia: Kaká

Meia: Ronaldinho

Atacante: Robinho

Atacante: Fred

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

As maiores torcidas do Brasil

A mais recente pesquisa sobre o tamanho das torcidas no Brasil foi feita pelo Datafolha. Ela não traz grandes novidades.

O panorama ainda é o mesmo, apresentando Flamengo e Corinthians como as maiores do Brasil. O São Paulo, apesar dos bons resultados e títulos, manteve-se no mesmo lugar. Palmeiras subiu uma posição e Vasco desceu uma. O Cruzeiro também perdeu uma posição em relação ao ano anterior.

Curioso também é muita gente ainda dizer que torce pela Seleção Brasileira, que teve 1% de resultado e se encontra na décima quinta posição.

Ranking de Torcidas
1 - Flamengo (RJ) 17 %
2 - Corinthians (SP) 12 %
3 - São Paulo (SP) 8 %
4 - Palmeiras (SP) 8 %
5 - Vasco (RJ) 5 %
6 - Grêmio (RS) 4 %
7 - Cruzeiro (MG) 3 %
8 - Santos (SP) 3 %
9 - Internacional (RS) 2 %
10 - Atlético (MG) 2 %
11 - Botafogo (RJ) 2 %
12 - Fluminense (RJ) 1 %
13 - Bahia (BA) 1 %
14 - Sport (PE) 1 %
15 - Seleção Brasileira 1 %
16 - Santa Cruz (PE) 1 %
- nenhum (none) 25 %

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Alô Terezinha!! Vem aí 27ª Rodada do Brasileirão

Mais uma rodada, a vigésima sétima, e com ela mais palpites furados em busca da grana da loteca. Agora vai, agora eu fico rico e meus amigos não vão precisar trabalhar nunca mais. Vou mandar matar todos! Que é isso! Brincadeira gente. Vamos lá, é hora do Palpitão do Naldão. Lembrando sempre que eu vou jogar R$ 6,00
(1 triplo e dois duplos). Preciso me redimir, pois semana passada só fiz 7 pontos.

Jogo 1 - Palmeiras x Corinthians
Sei que tem aquela história de "clássico é clássico", mas o Corinthians está uma paçoca em pé. Não dá pra confiar.
É Palmeiras seco.

Jogo 2 - Botafogo x Fluminense
Esse sim é um Clássico mais equilibrado. Aqui vai o triplo.

Jogo 3 - Vasco x Cruzeiro
É só o Vasco jogar a bola na área que a defesa do Cruzeiro aceita. Vitória do Vasco com gols de Leandro Amaral e Alan Kardec.

Jogo 4- Grêmio x Santos
Batalha duríssima pela vaga na Libertadores, porém o Grêmio tem sido invencível no Olímpico. Grêmio na cabeça.

Jogo 5 - Coritiba x Ceará
Lá vem a maldita série B. O Coritiba é o líder e joga em casa, tem obrigação de vencer.

Jogo 6 - Goiás x América RN
Apesar de o Goiás estar jogando muito mal, estamos falando do América RN como adversário. Goiás vence essa.

Jogo 7 - Náutico x Sport
Tenho coberto o Náutico de louros e ele não tem me decepcionado. Continuo apostando nele.

Jogo 8 - Ituano x Ponte Preta
O Ituano é o último colocado, já está na terceira divisão, mas por se tratar de série B vou tascar aqui um duplo: Empate e Ponte.

Jogo 9 - Fortaleza x Criciúma
O Fortaleza só tem me derrubado, mas por estar jogando em casa e precisar fugir da zona do rebaixamento, vou jogar aqui o outro duplo: Empate e Criciúma.

Jogo 10 - Ipatinga x Brasiliense
Vou jogar aqui no bom histórico do Ipatinga em casa. Vitória do Ipatinga que é o vice-líder do campeonato.

Jogo 11 - Atlético PR x Paraná
O Atlético PR jogando em casa e precisando escapar da segundona? Não tem o que pensar. É vitória do Atlético.

Jogo 12 - Juventude x Flamengo
Esse jogo aqui é o que pode me derrubar. Ainda não consigo acreditar no Flamengo fora do Maraca, mas por ser o fraco Juventude vou apostar em um empate.

Jogo 13 - Atlético MG x Internacional
Todas as minhas fichas no Galo. Se eu pudesse dispor de mais um duplo, até colocaria empate também. Mas como não posso é Galo na cabeça.

Jogo 14 - São Paulo x Figueirense
Nem preciso explicar. São Paulo seco.

Loteca Concurso 283

Sul Americana - Quem vai para a próxima fase?

Depois dos resultados de ontem, estou achando que somente o São Paulo vai passar para a próxima fase. O Botafogo ganhou de pouco e com certeza perderá pro River lá na Argentina. O Vasco perdeu de muito e ficou difícil, pois acho que vai acabar dependendo dos pênaltis e aí, já sabe, o Vasco é péssimo nisso.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Rapidinhas do Arquiba

Perdendo até para o Náutico
Acosta, um dos destaques do Náutico e do Campeonato Brasileiro, disse ter recusado jogar no Flamengo, preferindo assim ir para o colorado pernambucano. Quem diria que iríamos ouvir um dia: "Flamengo? Não, prefiro jogar no Náutico". Que decadência, não é Márcio Braga?

Libertadores. Quem vai dançar?
Muito tem se falado que o Brasileirão acabou e que somente a luta na Zona do Rebaixamento está trazendo emoção ao campeonato. Mas bem da verdade, a disputa pelas vagas da libertadores está bem interessante. O São Paulo está dentro e o Cruzeiro parece quase garantido. As outras duas vagas ficarão entre Santos, Grêmio, Vasco e Palmeiras. Quem será que vai rodar?

Copa Sul Americana e o Botafogo
Novamente teremos Sul Americana no meio da semana e assim pausa para o Brasileiro. O São Paulo vai pegar o Boca (ainda bem que ficou pro São Paulo), o Vasco pega o Lanús fora (um empatezinho tá ótimo) e o Botafogo pega o River no Engenhão. Será que o Fogão vai finalmente ganhar um título? Se empatar aqui afirmo que ele está fora. Não conseguirá superar o River no seu caldeirão argentino. Aí, só no ano que vem, no Carioca.

O descanso do Fluminense
Como é bom estar pré-classificado para a Libertadores. O Flu que o diga. Passou o Brasileiro inteiro desapercebido, sem nenhuma cobrança, pressão da imprensa ou torcida. O mundo caindo sobre Flamengo, Botafogo e Vasco, mas para o Flu é como se nada estivesse acontecendo. No meio da tabela, tranquilo e fora do foco das atenções. Mas ano que vem essa mamata acaba.

Corinthians jogando no Palestra Itália?
Com o fechamento do Pacaembu para reformas, cogitou-se do Corinthians jogar no Palestra Itália. Sinceramente não acho boa idéia. Por mais que o Corinthians tenha feito vários jogos nesse estádio, isso aconteceu muitos anos atrás, em um outro momento. Hoje, as diferenças entre as torcidas organizadas são muito mais acentudadas. E as do Palmeiras vivem por aquela região. Tenho medo do que possa acontecer em uma saída pós-jogo do Corinthians.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Começa hoje a Liga dos Campeões

Começa hoje o mais importante campeonato mundial: A Liga dos Campeões. O famoso campeonato Europeu será jogado pelos times mais ricos do mundo, com elencos repletos de estrelas e jogadores das principais seleções do planeta.

Na verdade, a Liga dos Campeões foi iniciada em julho, com 3 fases pré-eliminatórias. Nessas fases, os melhores colocados dos campeonatos nacionais enfrentaram-se em jogos de ida e volta. 16 clubes foram classificados.

Esses 16 clubes se juntam a mais 16 (os pré-classificados, campeões e vices de seus campeonatos nacionais). Temos assim a fase dos grupos (que começa hoje), com 8 grupos de 4 equipes. Os times de cada grupo jogam entre si.

Dessa forma, classificam-se 2 times por grupo, formando 16 equipes para as Oitavas de Final. Teremos assim 8 confrontos, em jogos de ida e volta, mata-mata.

8 equipes se classificarão para as Quartas de Final, gerando 4 confrontos também em jogos de ida e volta. As 4 equipes vencedoras seguem para a semi-final, novamente em dois jogos.

Apenas a finalíssima é composta de uma única partida.

Você pode assistir a final de graça

Além de assistir a jogos espetaculares, você também pode participar do concurso da UEFA Champions League chamado de "Prognósticos". É nada mais do que um bolão sobre os jogos e seus resultados. Esta promoção dará uma série de prêmios aos participantes que obtiverem mais acertos, incluíndo uma viagem com todas as despesas pagas para ver a partida final da liga.

Veja abaixo os clubes participantes:

Porque os Rivais não vencem o Flamengo?

Essa foi uma das perguntas intrigantes da segunda-feira. Porque o Flamengo, o pior carioca no Brasileiro, imerso em crises, jogando desmantelado por diversas vezes e morando na zona do rebaixamento por quase todo o campeonato, não perde para seus rivais locais?

Foram 2 empates com o Botafogo, 1 empate com o Vasco e 1 vitória sobre o Fluminense. Faltam apenas mais dois clássicos. Será que o Rubro-Negro vai sair invicto dos duelos regionais no Brasileiro?

Será o Maracanã? Vale lembrar que o Flamengo está há 4 meses sem perder no Maracanã. Se o Campeonato Brasileiro contemplasse apenas os jogos feitos em casa, o Flamengo estaria entre os 4 primeiros colocados.

E o Botafogo é o que mais tem sofrido com essa invencibilidade. Não vence o Flamengo desde março de 2004.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A Trágica 26ª Rodada do Brasileiro

Que tragédia foi essa rodada. Mandei mal nos palpites e na loteca. Fiz apenas 7 pontos. Mas peço a compreensão dos amigos e a boa vontade em perceber que muitas de minhas considerações tinham sentido.

Começando pelo que acho o meu maior acerto: o Náutico. Eu disse que ele está crescendo, que sua vitória sobre o Goiás não seria surpresa. Há 3 semanas venho dizendo que o Goiás está uma bagunça e que Bonamigo cairia logo. O Náutico tem dois jogos em casa agora, contra Sport e Atlético PR. Se vencê-los, chego a dizer que não cai mais. Para mim, seu técnico Roberto Fernandes é um dos destaques do Brasileiro. Desde que ingressou no Náutico arrumou o time.

Sobre o clássico de Minas, onde apostei minhas fichas no Atlético MG, acredito que tenha ficado comprovado que o Cruzeiro não é um time imbatível e tem sérios problemas na defesa. O Galo teve o jogo nas mãos, mas não soube se fechar na hora certa.

O Palmeiras, contra o Atlético PR, também foi assim. Teve muitas chances e contra-ataques para decidir o jogo, mas vacilou e acabou pagando pelos erros.

No restante dos jogos tudo correu em normalidade, com as vitórias e derrotas esperadas.

O São Paulo continua seguindo firme, mas lá embaixo a situação ficou pior. A turma com chances de seguir para a segundona aumentou. Do Figueirense para baixo na tabela todos correm risco. E o Corinthians é um dos que mais me preocupa por sua sequência de jogos. Só dureza. Seu próximo jogo é nada mais, nada menos, do que um clássico contra o Palmeiras.

E a Série B? Nem quero falar dela. Quase todos os mandantes perderam. Com a série B só mesmo uma enxurrada de Triplos e Duplos para se ganhar na loteca.


Troféu Papelão: Coelho, do Atlético-MG

No Clássico de ontem, em Minas, o lateral Coelho do Atlético MG agrediu o jogador Kerlon do Cruzeiro. Tudo por que o atacante fez sua jogada típica: o "drible da foquinha". O jogador Coelho, bem como seus companheiros de clube, acharam a jogada uma provocação. Simplesmente ridículo.Quem determinou essa ética de que o drible é proibido? De que uma equipe não pode ficar trocando passes sem o objetivo de marcar gols? De que os dribles e fintas devem sempre ter um propósito? Acho que a imprensa também tem culpa nisso, pois concorda com essas bobagens e mitos do futebol


Não há nada na regra que fale sobre o assunto. Se uma equipe faz 1x0 e depois decide passar os 90 minutos tocando bola, ela tem esse direito.

Temos que preservar o direito do drible. Temos que preservar um mínimo de arte e alegria para esse esporte que está tão chato e quadrado, tão cercado de conceitos de marcação e jogo feio.

Como seria a vida de Garrincha hoje? Ele não poderia jogar? Pois ele era o mestre em dar espetáculos e dribles nem sempre objetivos.

Veja aqui o lance e tire suas conclusões.

domingo, 16 de setembro de 2007

Eles merecem Seleção Brasileira

Alguns jogadores do Brasileirão estão mais do que merecendo uma chance para a Seleção Brasileira. Ainda mais se considerarmos que o grupo convocado atual não é lá essas grandes maravilhas. Com certeza, Dunga poderia ter experimentado mais.

Fora Rogério Ceni que já deveria estar lá faz tempo, listo os seguintes jogadores:

Richarlyson: O lateral do São Paulo é mais do que um lateral.
É um faz tudo. Avança como ala, faz jogadas pelo meio, troca de lado do campo e literalmente corre muito. Forte no ataque e muito disciplinado na marcação.

Thiago Neves: o meia do Fluminense vem jogando um futebol de muita categoria e regularidade. Passa, dribla e chuta com muita técnica. É um dos destaques do Brasileiro.

Josiel: O Centroavante do Paraná não tem perdoado. Bobeou na frente dele é bola na Rede.

Leandro Amaral: O Centroavante do Vasco vem jogando um bom futebol faz tempo. Além de fazer gols, Leandro sabe cair pelas laterais, jogar de pivô e servir os companheiros. Mesmo tendo 30 anos, Leandro poderia ser usado nas eliminatórias.

Jorge Henrique: O meia-atacante do Botafogo é sem dúvida um dos melhores do Brasil. Sabe driblar, marca bem e se movimenta por todo o campo. Seu único defeito é a falta de arremates. Alguns jornalistas dizem que se Jorge Henrique, além de jogar o que joga, fizesse gols, já estaria no Barcelona ou Real Madri.

Bruno: O Goleiro do Flamengo só brilhou desde sua estréia. Alto, bom porte e mesmo assim com bastante elasticidade, Bruno vem atuando tão bem que só deve ficar no Flamengo até o fim do ano. Seu destino será a Europa.

E você o que acha? Discorda? Tem algum outro jogador para acrescentar?

Thiago Neves brilha no Flu

Tudo que se esperava de Renato Augusto no Flamengo está acontecendo com Thiago Neves no Flu. Acabo de ver mais uma de suas partidas e novamente o meia exibiu um grande futebol. Garoto novo, precoce como Renato Augusto, Thiago tem me impressionado por um motivo: a sua regularidade. Vem sempre jogando bem. Justamente o maior problema de seu rival Rubro-Negro. Caso Thiago continue no Fluminense no ano que vem, a equipe tricolor vai estar muito bem servida em seu ataque e meio de campo. Acredito que em breve o garoto deverá seguir os caminhos de Alexandre Pato.

sábado, 15 de setembro de 2007

As proibições do São Paulo para suas categorias de base

Meu amigo Ismael, leitor fiel deste nosso humilde Blog, enviou-me um texto do Jornal "Folha de São Paulo" bastante intrigante.

O conteúdo, produzido por Xico Sá, fala de uma cartilha preparada pelo São Paulo para os atletas das categorias de base.

Até aí nada de anormal, já que uma cartilha é sempre bem-vinda para essa gurizada que está começando. Dicas, normas, procedimentos e um pouco de disciplina são fatores indispensáveis na formação de um futuro atleta.

O que chama a atenção é a postura conservadora e sem sentido de algumas determinações da cartilha. Bonés são proibidos. Isso mesmo, você leu direito: Bonés...são ...proibidos!

Além dos malignos e desvirtuadores Bonés, são proibidos os jogos de cartas, tais como buraco, biriba e truco. Também são proibidas revistas masculinas, como Sexy e Playboy. A molecada tem que ficar na imaginação.

Caso essa notícia seja verdadeira é de se preocupar que garotos tão jovens sejam expostos a cerceamentos inúteis e cresçam com conceitos totalmente equivocados.

Afinal, alguém pode me explicar o problema de um boné?

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Palpitão do Brasileirão - 26ª Rodada

E lá vem mais uma rodada do Brasileiro no fim de semana. Todos secando o São Paulo para ver se esse horrível campeonato em Turno e Returno ganha alguma graça. Como sempre vou deixar aqui os palpites e o meu jogo da loteca. Ganhando, já sabem, tem chope garantido.

Estou jogando R$ 6,00 - o que me dá direito de fazer 1 triplo e 2 duplos. Vejam após os palpites a imagem do bilhete.

Jogo 1 - Flamengo x Vasco
Aqui vai o Triplo, sem dúvida. Porém acho que dá Flamengo

Jogo 2 - São Paulo x Santos
Esse time do São Paulo tem rixa contra o Santos. Vai querer atropelar. São Paulo seco.

Jogo 3 - Atlético MG x Cruzeiro
Aqui posso estar sendo doido, mas a defesa do Cruzeiro está vacilando muito. Se o Atlético marcar bem e jogar fechado, ganha. Vitória do Atlético MG.

Jogo 4 - Grêmio x Internacional
No Olímpico o Grêmio virá com tudo pra cima do Rival. Grêmio na cabeça. Na loteca coloquei como duplo: Grêmio e empate.

Jogo 5 - Brasiliense x Coritiba (Série B)
Mesmo o Coritiba sendo líder, o Brasiliense em casa não vai perdoar. Como está em quinto lugar, precisa da vitória para chegar a primeira divisão. Vitória do Brasiliense. Na loteca usei o meu segundo duplo: Brasiliense e empate.

Jogo 6 - Goiás x Náutico
O Goiás vem jogando muito mal, todo esparramado em campo.
O Náutico vem de dois bons resultados. Aqui é empate, mas se o Náutico ganhar não se assuste.

Jogo 7 - Figueirense x Juventude
"Eita" joguinho ruim de assistir. É Ruim contra Pior. Deve dar Figueirense.

Jogo 8 - Marília x Portuguesa SP (Série B)
Marília em sexto e Lusa em sétimo, ambos brigando por uma vaga na primeira divisão. Jogo duro, mas aposto no Marília em casa.

Jogo 9 - Remo x Avaí (Série B)
É o Ruim contra o Pior da Série B. Ambos lutando para fugir da terceira divisão. Empate.

Jogo 10 - Fortaleza x Gama (Série B)
Apesar do Gama estar melhor na tabela, o Fortaleza tem vencido em casa. Vitória do Fortaleza.

Jogo 11 - Sport x Paraná
Sport seco, sem dúvida. O Paraná fora tem perdido todas.

Jogo 12 - Fluminense x América RN
Esse é covardia né? Se o Flu não vencer pode fechar as portas.

Jogo 13 - Atlético PR x Palmeiras

O Porco está crescendo e jogando bem fora de casa. Se usar os contra-ataques ganha o jogo. Vitória do Palmeiras aqui.

Jogo 14 - Corinthians x Botafogo
Apesar do Botafogo ter vencido os dois últimos jogos, acho que nessa partida o Corinthians vai estar mais concentrado. Mas como o time é limitado, aposto num empate.

Loteca Concurso 282

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Hoje não tem Futebol, nem Post. Só Luto.

Parabéns pro Senado e para os políticos maravilhosos que nos temos. Parabéns Renan Calheiros.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Chega de Campeonato Turno e Returno

Nesses dois últimos dias, consultando a maioria dos jornais e sites esportivos, fiquei bem espantado. Todos dão o Campeonato Brasileiro como encerrado. E quando digo todos, não falo de comentaristas e jornalistas, falo das equipes, técnicos e jogadores. Até mesmo Luxemburgo que dizia lutar pelo título até o fim mudou de idéia.

Faltando mais de 10 rodadas a desmotivação é total. Somente a briga na zona de rebaixamento poderá trazer alguma expectativa.

E o grande culpado é o sistema de campeonato turno e returno. Com ele, dizem os defensores do modelo, vence o mais regular, o mais merecedor.

Com ele, digo eu, perdemos em emoção, espetáculo e principalmente em rentabilidade e faturamento. Diminuem-se renda em estádios, audiência na televisão, comercialização de produtos e serviços, além do interesse do torcedor.

Precisamos de um campeonato com fases, classificações, quartas, semi-final e final. Precisamos de entretenimento.

Quisera o Brasileiro fosse tão empolgante quanto o Carioca que possui 3 finais. (final de primeiro turno, de segundo turno e finalíssima entre os campeões de turno)

Depois reclama-se da falta de capital no futebol brasileiro. Que não temos dinheiro, que não podemos manter nossos jogadores.

Futebol, Esporte, precisam ser produtos de entretenimento. Os americanos já sabem disso há mais de 20 anos. Nós? Estamos dormindo no tempo.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Botafogo na Zona do Rebaixamento

É isso mesmo. Se o Campeonato Brasileiro fosse só o segundo turno, o Botafogo seria o antepenúltimo colocado estando a frente apenas de Goiás e América RN. Dá pra perceber como o Batafogo caiu de produção. A coisa está tão feia que até um padre foi chamado para benzer o grupo. A intervenção divina se dará nesta quinta-feira. Pergunto: não seria melhor benzer antes do jogo com o Corinthians?

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Copa Sul Americana? ZzzZzzzZzzzZzz........

Nesta quarta, teremos apenas um jogo válido pelo Brasileirão, Flamengo x Cruzeiro (jogo atrasado do primeiro turno). É porque tem Copa Sul Americana, nooossa!! Que beleza, com essa programação acho que vou ao cinema, pois ainda não vi os Simpsons e quarta-feira tem promoção. Sobre o Flamengo, acho que no máximo arranca um empate. E com isso o fundo do poço está cada vez mais próximo.

Começa o Mundial de Futebol Feminino

Vale a pena lembra que começou o Mundial Feminino de Futebol na China. A Alemanha já deu uma sapatada na Argentina de 11x0. O Brasil estréia na quarta-feira contra a Nova Zelândia. O Canal SporTV vai transmitir os jogos. Vale pena torcer por Marta e nossas meninas.

domingo, 9 de setembro de 2007

Brasil x USA. Dormi gostoso.

Que beleza um amistoso da Seleção para você tirar uma soneca. Ainda mais após um almoço de Domingo. Dormi gostoso. Esses amistosos comerciais realmente não servem para nada, a não ser gerar uma graninha para a CBF. Mesmo tendo sido uma partida com muitos gols foi um jogo muito chato. Começo a pensar que deveríamos realmente ter uma Copa do Mundo a cada dois anos ou algum outro torneio além da Copa América. Algo que valha a pena assistir. Ainda bem que as eliminatórias estão chegando.

Veja os gols e melhores momentos da partida.

Termina a 25ª Rodada do Brasileiro

Opa! Parabéns para mim. Mandei bem nos palpites da 25ª Rodada do Brasileiro. Chego a dizer que se não tivesse ousado demais em alguns jogos teria acertado todos.

No Sábado acertei 100%: As vítorias de Figueirense, São Paulo, Internacional, Santos e Cruzeiro.

No Domingo acertei as vitórias do Náutico (eu disse que o Fogão está desequilibrado psicologicamente) e do Palmeiras.

Errei os palpites para Fluminense x Atlético PR e Paraná x Corinthians. Acreditava em dois empates, mas os mandantes venceram, o que não foi uma anormalidade. Eu que arrisquei demais.

A maior surpresa para mim foi o empate entre América RN x Sport. O saco de pancadas do Brasileirão engrossou o jogo e quase conquista uma vitória.

No resumo da ópera temos o São Paulo cada vez mais perto do título, o Botafogo precisando de um divã e o Flamengo brincando com fogo quase na Zona do Rebaixamento.

Quer ver os gols? Estão aqui.

É o Troféu Papelão vai para... Andrade! do Vasco!


Foi patético. Nem o Dagoberto aguentou e caiu na risada. Ontem, durante o jogo Vasco x São Paulo, em São Januário, o jogador Andrade do Vasco tentou dar uma dura no atacante do São Paulo, daquelas: "Aqui quem manda sou, não vem com graça que eu te quebro".


Foi ridículo, um papelão. Dagoberto, riu, ignorou, foi lá e meteu 1x0. Humilhou mesmo. Se eu fosse ele, depois do Gol, passaria pelo Andrade e diria: "Vai pegar a bola lá no fundo do gol, vai" Esse negócio de ficar intimidando jogador adversário é do tempo do meu avô.

Um Flamengo Ridículo

O Flamengo está cada dia pior, uma coisa medonha mesmo. Ontem contra o Inter (perdeu de 3x0) parecia um time dopado de calmante. A falta de concentração é absurda. Parece uma turma que foi para a pelada e está lá numa boa, batendo uma bolinha, esperando pelo churrasco que vai sair. O primeiro gol do Inter na partida foi surreal. Uns jogadores olhando para o lado, outros de costas para a bola e alguns olhando para a arquibancada. Foi demais mesmo. O Flamengo precisa de um capitão, uma babá em campo, pra ficar gritando: "Galera! Olha o Jogo, olha o jogo!". Ah! Ia me esquecendo, precisa de um Técnico também.

sábado, 8 de setembro de 2007

O Bicho vai pegar! 25ª Rodada do Brasileirão

A coisa está ficando feia. O bicho vai pegar. O funil está a nossa frente. A luta pelo título, as vagas para a libertadores e a temida segunda divisão se aproximam implacavelmente. E com isso vou deixar aqui os meus palpites para a Rodada. Como sempre esperando as famosas zebras malucas que têm nos acompanhado durante as últimas semanas.

Hoje, Sábado

Figueirense x Atlético MG
Jogo minhas fichas no Figueirense. A goleada sofrida para o Flamengo no meio da semana foi injusta, pois o time jogou bem. Como está na Zona do Rebaixamento é vencer ou vencer.

Vasco x São Paulo
Por incrível que pareça meu Palpite é vitória do São Paulo. Acho que o tipo de jogo do Vasco não se encaixa bem contra o São Paulo. Hoje cai a invencibilidade de São Januário.

Internacional x Flamengo
Vitória do Inter. Mesmo com a volta de seus titulares o Flamengo não vai suportar a pressão do Beira-Rio.

Santos x Juventude
Vitória fácil do Santos que cresce de produção quando joga na Vila Belmiro.

Cruzeiro x Grêmio
Jogo duríssimo, mas acho que o Cruzeiro vai levar essa recuperando-se da derrota de quarta-feira passada.

Amanhã - Domingo

Náutico x Botafogo
Vitória do Náutico que tem melhorado muito nas últimas rodadas. Para mim o Fogão ainda está com crise existencial.

Palmeiras x Goiás
Palmeiras só não vence se não quiser. O Goiás vem decaindo muito e jogando desorganizadamente. Pode pintar a demissão de Bonamigo (Técnico do Goiás).

Fluminense x Atlético PR
O Atlético PR foi o time que mais cresceu de produção nas últimas rodadas. Melhorou muito e parece mais organizado. Porém o Flu no Maracanã tem mostrado a sua força. De qualquer forma meu palpite é um empate.

América x Sport
O América é o saco de pancadas do Brasileiro. Vitória do Sport.

Paraná x Corinthians
Por mais que o Paraná esteja em crise, o Corinthians tradicionalmente não joga bem no Sul do País. Aqui aposto no empate.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A polêmica defesa de Rogério Ceni

No último jogo do São Paulo, contra o Atlético MG no Mineirão, Rogério Ceni defendeu um pênalti aos 45 do segundo tempo. De forma "estranhamente" exagerada a imprensa questionou muito essa defesa, alegando que o goleiro andou antes do chute.

Revejam o lance e reparem no exagero. O que Rogério fez foi dar aquele primeiro passo para a frente com uma das pernas mantendo praticamente a outra na linha. Sabemos que isso é proibido pela regra, mas esse tipo de andada ninguém marca no mundo todo. Não se pode ter hipocrisa nessa hora e dizer que foi uma "irregularidade absurda". Na verdade, foi sim uma grande vacilada do Coelho.

Como dizia o grande Roberto Rivelino, "Goleiro não pega pênalti, o jogador é que perde".

Complemento da 24ª Rodada

E ontem completou-se a 24ª Rodada do Brasileiro, novamente com mais um resultado incrível. Dos meu palpites acertei apenas o empate entre Botafogo e Palmeiras. O Flu foi um meio acerto, eu disse que ele não perderia, mas não acreditava em vitória e sim em um empate contra o Sport. E o resultado maluco da rodada foi a vitória do Náutico em cima do Paraná por 4 x 2. Perder para Náutico, em casa, nessa altura do campeonato é querer mesmo ir para a segunda divisão.

Veja os gols da quinta-feira.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Termina a primeira parte da 24ª Rodada do Brasileiro

Acaba de terminar a primeira parte da 24ª rodada. E esse Campeonato continua maluco mesmo. Dos meus palpites alguns acertos, erros e outros resultados bem imprevisíveis:

Acertos: As vitórias de Corinthians, Flamengo (com muita sorte) e Grêmio. O empate do São Paulo (com um incrível pênalti perdido pelo Atlético-MG, aos 45 do segundo tempo) e o tropeço do Cruzeiro (coloquei empate, mas acho que mereço contar como acerto, pois disse que o Juventude não iria perder esse jogo mesmo com todo o favoritismo do Cruzeiro).

Erros: A surpreendente derrota do Goiás em casa e a vitória do Santos (que apesar de ser o resultado normal eu não esperava).

Veja todos os gols aqui.

E lembre-se, hoje, quinta-feira, temos o fechamento da rodada.
É só aguardar.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Hoje começa a 24ª Rodada do Brasileiro

Hoje tem. Começa a 24ª Rodada do Brasileirão e cresce a expectativa. Será que o São Paulo tropeçará depois de muito tempo? Estão todos torcendo para isso, justamente para que o campeonato embole e ganhe em emoção. E essa semana só tem pedreira para o Tricolor. No domingo, pega o Vasco em São Januário, casca grossa mesmo. Seguem meus palpites para essa Rodada:

Hoje
Corinthians x América = Corinthians
Goiás x Atlético PR = Goiás
Juventude x Cruzeiro = Empate
Flamengo x Figueirense = Flamengo
Atlético MG x São Paulo = Empate
Santos x Internacional = Internacional
Grêmio x Vasco = Grêmio

Amanhã
Paraná x Náutico = Paraná
Botafogo x Palmeiras = Empate
Sport x Fluminense = Empate

Vejam que fui arrojado acreditando numa derrota do Santos na Vila e no escorregão do Cruzeiro perante ao Juventude. Vamos ver.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Renato Augusto é mesmo um Craque?

Renato Augusto, a jovem promessa do Flamengo, está vivendo um péssimo momento. Há muito tempo não faz uma boa partida. Teve uma apagada atuação no mundial Sub-20, onde foi parar no banco de reservas. Voltou e continua mal.

Quando surgiu chegou a ser apontado como a grande revelação rubro-negra da atualidade. Para alguns dirigentes do Flamengo, Renato Augusto em 5 anos será o maior jogador do Brasil, melhor até do que Kaká. Porém, a sua queda de produção já começa a trazer dúvidas.

Aparentando sempre estar nervoso em campo, jogando de cabeça baixa e prendendo demais a bola, Renato Augusto parece jogar isoladamente, como se estivesse perdido. Parece um jogador desorientado. É nítido que ele precisa de um trabalho de coaching, de acompanhamento especial. E acho que isso não está acontecendo.

Fica assim a dúvida. Ele é mesmo tudo isso?

Thiago Neves do Flu lembra muito o surgimento de Renato Augusto no Flamengo, até no jeito de jogar. Será também fogo de palha?

Os piores jogadores da rodada

O Blog Bola nas Costas está elegendo, a cada rodada, a Seleção "Perna de Pau". Sem dúvida fizeram escolhas bem interessantes e com muitos acertos em minha opinião. Dê uma olhada e confira a seleção da Vigésima Terceira Rodada.

Será que o futebol mudou?

Tenho de concordar com o Fernando Calazans em sua coluna de hoje no Globo. A falta feita por Pierre do Palmeiras no jogador do Atlético foi para cartão amarelo. Pegou bola e pegou tornozelo.
E pegou de sola, com tudo.

Que eu saiba ainda o Futebol de Campo não está seguindo as regras do Futebol de Botão ou de Mesa, como queiram.

Explico: é que no Futebol de Mesa, pelo menos quando eu jogava ainda garoto, atingindo primeiro a bola não se caracteriza a falta, mesmo que o seu botão acerte o do outro jogador.

Acho que no Futebol de Campo deve estar valendo a mesma coisa, ou seja, pegou a bola antes pode mandar o jogador para o espaço. É isso?

E novamente estão fazendo uma tempestade sobre a arbitragem que nesse caso acertou.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O fim dos juízes de futebol

Meu pai apitou por mais de 10 anos. Foi árbitro da FPF e da CBF. Minha grande diversão quando garoto era ir com ele aos jogos, ganhar camisas de clubes e bolas. Adorava.

Tive que ver muito jogo escondido, vi meu pai sair escoltado com polícia e vi alguns de nossos carros apedrejados. Fazia parte da vida de um juíz. Tudo isso na década de 70 e 80. Já era difícil naquela época.

Por essa experiência de vida, posso garantir que o futebol era muito diferente do que é hoje. E por isso, fico abismado que continuemos a tratar de arbitragem como fazíamos antigamente.

O modelo atual é um modelo falido e pouca gente assume isso.
É impossível para um ser humano apitar uma partida nos padrões atuais, por sua dinâmica e velocidade. E os grupos que têm poder de opinião não colaboram pela mudança. Só criticam.

Precisamos de um movimento em busca da modernização da arbitragem. Estamos no passado e com isso caminhamos para o caos no futebol. Precisamos, como nos Estados Unidos, usar a tecnologia (usar o VT), aumentar o número de árbitros (aumentando o número de olhos) e melhorar os nossos processos (regras).

Engana-se quem pensa que isso é importante apenas para o futebol. Trata-se também de uma questão social e de segurança. As reclamações pelos erros de arbitragem são cada vez mais exaltadas, principalmente pelos dirigentes. Os torcedores sentem-se lesados e somado à típica sensação de impunidade existente no Brasil canalizam essa angústia para a violência.

Resumindo, erros de arbitragem geram violência nas torcidas e violência nas ruas. Cansei de ver torcida destruindo tudo na saída de estádio por revolta com a arbitragem. O que a FIFA valoriza e coloca como "polêmica saudável" está se transformando em raiva e agressividade.

Ter uma arbitragem mais profissional e tecnológica não vai tirar a graça do futebol, nem diminuir as discussões de botequim. Pelo contrário, vai promover muito mais tolerância, felicidade e prazer pelo esporte.

Divirta-se e ganhe uma bolada na Loteca

Como se pode ver aqui no Arquiba, a Loteca é um assunto sempre presente. Muitos podem se perguntar: "Mas porque esse maluco ainda joga em Loteria?".

Na década de 60 e 70, a Loteria Esportiva era a Mega-Sena de hoje. O brasileiro sonhava em acertar os 13 pontos (agora 14) e arrumar a vida. Hoje, a Loteca é muito desprezada e perdeu espaço para os prêmios vultuosos da Mega-Sena e da Quina.

Porém, poucos sabem que atualmente ela é a melhor opção para se ganhar um bom dinheiro com muito mais chances de acerto.
A probabilidade de acerto da Mega-Sena chega a ser de uma em cinquenta milhões. A da Loteca é de uma em dois milhões, podendo diminuir consideravelmente em função da aposta realizada. A média de ganhadores tem sido entre 40 e 70, com prêmios de 10 a 50 mil reais. Não é um bom dinheiro?

Isso sem falar que, a cada 5 concursos, a Loteca ganha um acréscimo no prêmio, oriundo de um rateio das outras semanas. No concurso deste domingo, que possuía o acumulado de rateio, 3 ganhadores acertaram os 14 pontos e levaram R$ 220.000,00 para casa, cada um. Vai dizer que com essa graninha não dá pra fazer uma brincadeira? Então, pense duas vezes antes de dispensar a famosa Loteca da Zebrinha.

Além de você poder levar um bom dinheiro a Loteca rende uma boa diversão entre os amigos. Quem acerta mais? Quem está mais antenado sobre o Futebol Brasileiro e Mundial? Reúna os amigos e façam suas apostas. O que acertar menos paga a cerveja.

Saiba como jogar na Loteca consultando o site da Caixa.

domingo, 2 de setembro de 2007

Esse incrível Campeonato Brasileiro e minha Bola de Cristal desregulada

Lá se foi a vigésima terceira rodada e com ela minha chance de fazer os 14 pontos na loteca. Esse campeonato é mesmo imprevisível, derruba qualquer apostador. Fiz apenas 9 pontos com minha bola de cristal desregulada. Tivemos para todos os gostos, do previsível ao incrível.


No previsível: Vitórias de São Paulo, Grêmio e Cruzeiro, barbadas esperadas e que seguiram em perfeita normalidade.

No aceitável: Recuperações de Atlético PR, Góias e Juventude com boas vitórias. Os empates de Vasco x Fluminense e Naútico x Inter nos Aflitos.

No vacilo: O empate do Flamengo com o Sport no Maracanã, levando o mengão de volta para a zona do rebaixamento. Uma boa zebra.

No incrível ou "Além da Imaginação": O Corinthians vencendo o Santos no Pacaembu e com sobras. Essa é pra derrubar qualquer um e fazer a loteca ficar acumulada. Super Zebra.

Quer ver os gols dessa rodada? Clique aqui.

O São Paulo que temos de engolir

A imprensa merece. Merece e tem de engolir o São Paulo e tudo que ele representa. Não é a toa que Muricy nas últimas coletivas tem se mostrado irritado. Mesmo que não venha a ser campeão, ele definitivamente provou que o Futebol não é como a imprensa quer. E agora ele quer desabafar, com todo o direito. Futebol é profissionalismo, disciplina, esforço, estratégia e muita competência. Também sempre acreditei nisso. Sei que um time com 10 Ronaldinhos ou 10 Maradonas nunca iria a lugar nenhum. Mas nós Brasileiros nascemos sobe a cultura do prazer de atacar. Defender? Não, isso cansa. Lembro-me de meu melhor professor de Educação Física na adolescência. Ele me dizia, "'Filho, Defender dói". E é isso mesmo. Correr atrás e tomar a bola exige muito, dói no corpo. É muito mais fácil ficar olhando, parado. O melhor de toda essa lição é que o conceito aplicado pelo São Paulo é o mesmo utilizado por Dunga na seleção e que toda imprensa criticou. O modelo que meteu 3 na Argentina. E que depois a imprensa elogiou. Como está fazendo agora com o São Paulo. Agora o São Paulo é a "coisa mais linda do mundo".