sábado, 14 de junho de 2008

E a realidade enfim chega para o Flamengo

Hoje o Flamengo sentiu a realidade. É um bom time, mas ainda falta aquele algo mais de Campeão. Existem times nota 9 e 10. O Flamengo não é mal, não é 6 ou 7. Ele é um 8 - 8,5.

E quem é 8,5 nem sempre vence os campeonatos.

É esse pouquinho de diferença que faz um time chegar até as finais, mas não levar. O Botafogo é um exemplo. Tem sido muito bom nos últimos anos, mas não excelente. Tem sido 8 - 8,5 e não 9 - 10.

O São Paulo hoje foi um bom exemplo. Venceu uma forte equipe, fora de casa, suportando a pressão de uma das maiores torcidas do Brasil. Superou tudo, até mesmo a marcação de dois pênaltis.

A diferença dos times explica tudo:

O Flamengo hoje tem um péssimo passe. Ibson, Leonardo Moura, Marcinho, Souza foram horríveis nesse fundamento. O passe do São Paulo (tirando o Richarlyson que eu não sei o que está acontecendo) estava excelente.

O Flamengo não tem boa saída de bola e prefere rifar o chute para frente.

A presença de área no ataque não existe. Souza não é um centroavante. Aloísio sim (e olha que Adriano não jogou!)

A Flamengo não sabe se recompor de forma correta quando perde a bola e se lança ao ataque algumas vezes de forma desorganizada. O São Paulo chega a ser robótico nisso (e Hernanes nem jogou!)

O time tem jogado muito espalhado e as vezes os jogadores se encontram sozinhos com a bola, sem companheiros para fazer uma tabela.

Bruno é um grande goleiro, mas precisa fazer uma auto-crítica e trabalhar os fundamentos que tem mais dificuldade. É claro como água que ele não sabe sair do Gol, principalmente nas bolas muito altas. Falhou nos dois lances com sua indecisão.

Os Deuses me perdoem para o que vou dizer agora: "Obina tem que ser titular". Para se ter uma idéia de como o ataque do Flamengo é fraco, Obina está jogando mais que Souza.

O time precisa de auto-crítica. Ibson ao fim do jogo achou que o Flamengo jogou muito e que o São Paulo só se defendeu. Ele precisa entender o que é estratégia. Sim, o Flamengo tomava a iniciativa do jogo e o São Paulo esperava, mas isso não significa jogar mal. Saber se posicionar e escolher a melhor forma de jogar é um mérito.

Na natureza, existem animais que se fingem de morto para atacar sua presa quando ela menos espera. Isso é estratégia.

O São Paulo não se encolheu, apenas manteve o time algumas vezes um passo atrás. Quando queria alternava e marcava pressão com todos os jogadores. Foi assim que nasceu o terceiro gol.

No fim das contas, acho que foi positivo para o Flamengo perder agora.

Quando sabemos o nosso real potencial trabalhamos para fazer com que ele cresça e tentamos compreender melhor nossas limitações.

Pé no chão Flamengo.

2 comentários:

Unknown disse...

pode anotar!!
ano passado o flamengo ganhou do campeão brasileiro...esse ano o são paulo acabou de vencer o campeão brasileiro desse ano!!
me cobrem ao final do campeonato!!

RONALDO SANCHES disse...

Está anotado :)