sábado, 14 de junho de 2008

Muricy e São Paulo - Uma Filosofia de Futebol

Este é um post sobre futebol e pra quem gosta do futebol como jogo estratégico.


O São Paulo é um time diferenciado. E não é o São Paulo simplesmente. É Muricy.

O time muda, os jogadores saem, mas o comportamento tático e técnico é o mesmo. A concentração dos jogadores, a marcação, a sintonia e entendimento do que deve ser feito é impressionante. Ao ver um jogo do São Paulo você sabe que o adversário vai errar mais.

É exatamente o mesmo estilo do Boca. Controle e posicionamento, alteração na cadência de jogo e domínio do adversário.

Para o Flamengo marcar um gol foi necessário sangrar, um sacrifício gigante. Para o São Paulo fazer o seu bastaram poucos toques. Em cinco minutos desempatou o jogo e fez 3x1. Adiantou a marcação, pressionou e o Flamengo não resistiu.

Esse é um ponto fundamental em um time vencedor: A capacidade de aguentar a pressão. O São Paulo às vezes fica por 20 minutos, como uma pedra, segurando a pressão do adversário sem falhar.

Mais um ponto: o São Paulo tem peças realmente variadas para todos os tipos de jogo. Eles possuem por exemplo um centroavante real, que fica na área e é referência para as bolas de cabeça. Jogam por baixo, por cima, com velocidade ou cadenciando. A variação segue conforme o momento do jogo.

E além disso, a qualidade de passe, de toque de bola é evidente, sabem sair jogando sem desespero como uma típica equipe argentina.

Disse na semana passada que o Monstrinho estava acordando. Agora acordou mesmo.

O São Paulo já é um dos favoritos ao título.

Um comentário:

Unknown disse...

Ronaldo, parabens pela sua analise. Tem muito torcedor de outro time, que nao olharia dessa forma. O Sao Paulo tá começando a voltar a jogar como em 2007. O que aconteceu? O Adriano saiu? Mas o Adriano fez 17 gols neste ano? Sei lá, algo aconteceu que os caras começaram a entrar no eixo. O medo, é essa janela aberta pro exterior....muito neguinho tá indo embora, principalmente da zaga...e a nossa maior referencia no meio-de-campo, Hernanes (malas pronta pro Milan), e que será titular na copa de 2010. Detalhe: que nem jogou hoje. Bom, vamos ver o que o Muricy apronta !