terça-feira, 21 de julho de 2009

O FLUMINENSE AGONIZA

A derrota para o Goiás não foi nenhuma surpresa.

O fato é: o Fluminense não possui uma equipe preparada para jogar futebol de campo.

A situção pode piorar ainda mais caso as pessoas responsáveis pelo clube não compreendam e atuem contra o verdadeiro problema. E o problema agora não é elenco. Sabemos que o Fluminense possui um grupo limitado, mas reformular todo o plantel, quase no meio do campeonato, será uma ação de alto risco.

Se o Fluminense focar suas ações em dispensar e comprar jogadores será rebaixado com total certeza. O ideal seria trazer uns 3 jogadores, não mais que isso.

O principal foco neste momento deve ser a busca por um padrão tático. Trazer um técnico que saiba estruturar uma forma de jogar, de forma rápida, com um único objetivo: manter o Fluminense na primeira divisão, sem aspirações maiores neste momento.

Sim, é possível. Mas primeiro é preciso saber se locomover no campo, preencher os espaços, defender, não deixar o adversário jogar.

É preciso jogar com estratégia, as vezes como time pequeno, mesmo por um período. É preciso parar com as derrotas, mesmo que o resultado seja um empate.

Se o Fluminense, desorganizado desse jeito, continuar buscando as vitórias a qualquer custo, tentar jogar de igual pra igual sem estar preparado para isso, a tragédia será inevitável.

Futebol de campo é o mais difícil de ser jogado. Dá pra enganar no salão, no society, mas no campo não. Sem muito entrosamento, sem que todos executem as suas funções de forma religiosa, é impossível ver a cor da bola.

E o Flu é isso. Um bando de caras que se juntaram para uma pelada.

Só com um belo treinador pra se resolver o problema. E de antemão eu digo: não é Renato Gaúcho.

Vamos fazer um bolão para saber quando ele vai começar a dar desculpas.

Só espero que aquela: "com esse elenco, só fazendo mágica" não seja usada novamente.

Afinal, repetir vai ser falta de criatividade. Essa ele pode deixar para os tempos em que saiu do Flu... por sinal na mesma posição em que se encontra atualmente: na zona do rebaixamento.

2 comentários:

Unknown disse...

Desculpe discordar, mas o problema é elenco sim Sr.

Tirando Fred, Leandro Amaral (se jogar bola), Conca, Diguinho, Fábio Santos, Ruy e Luiz Alberto (se tiver um zagueiro razoável ao seu lado) e FH (se parar de jogar pra torcida e virar um goleiro sério), dos quais ainda podemos esperar alguma coisa, o restante é fraco.

Isento também a molecada como Maycon, Alan e Tartá. Que hoje estão no banco, mas que poderiam ser melhor aproveitados se o time estivesse arrumadinho.

No mais, acho que vocês já conhecem minha opinião. Rua para Wellington Monteiro, Edcarlos, Mariano, Fabinho, Maurício, João Paulo. Demissão sumária por deficiência técnica. Pra completar elenco que se complete com a base.

No aspecto contratações concordo com você. Acho que três contratações ajudariam a resolver o problema, desde que feitas com critério. O ideal seriam quatro contratações, mas como pra quem não tem nada meio é o dobro.

Podendo escolher ... Hoje, queria um zagueiro, um lateral esquerdo e um meia direita. Se fossem 4 ... Incluiria na minha cesta de compras um cabeça de área.

Quanto a Renato Gaúcho, também acho um retrocesso seu retorno, muito embora à época de sua demissão ano passado, achasse que não era a hora de demití-lo, mesmo havendo um desgaste pelas abobrinhas que o mesmo andou dizendo e um abatimento no pós Libertadores.

Não acho Renato um excelente técnico, pra mim está no padrão do mercado, ou seja, normal.

Espero sinceramente, que o mesmo tenha aprendido com tudo que aconteceu na sua vida de lá pra cá e seja uma pouco mais humilde na condução do árduo trabalho que terá pela frente. Confiança é uma coisa, arrogância e empáfia outras.

Se a escolha feita foi Renato ... Que se dê tempo ao tempo ... Não adianta na primeira derrota sair descendo o cacete ...

Agora ... Ou se contrata com critério e seriedade, ou então, Renato sofrerá dos mesmos problemas que sofreram Parreira e Eutrópio.

No mais só tenho a dizer ... Bom trabalho Renato e mãos à obra Sr(s)Alexandre Faria e Celso Barros.

RONALDO SANCHES disse...

Breno

Na lista dos aproveitáveis, do seu texto, vc listou 10 bons jogadores. Isso pra Brasil, está ótimo. Eu não consigo listar 5 do Barueri.

Por isso que eu disse: com mais 3 caras decentes e um bom técnico, dá pra tirar o Fluminense dessa situação.

Não precisa comprar um time todo novo.