domingo, 12 de julho de 2009

SOBRE A 10ª RODADA DO BRASILEIRO

Eu tenho uma tese, de que para saber se um time está realmente apto a ser campeão brasileiro, se faz necessário enfrentar o Grêmio no Olímpico. Esteja bem ou esteja mal, vencer o Imortal por lá é tarefa dura. E o Timão não passou por essa prova. Foi atropelado com um chocolate de 3x0. A defesa jogou olhando, os laterais também, ninguém subia, ninguém marcava... e a bola no alto estava uma moleza. Enfim... rolou um salto alto.

Mas as derrotas fazem bem. Mano Menezes deve ter percebido que o Brasileiro é um outro tipo de campeonato. É a maior guerra que um time pode encarar. Um campeonato longo, em que se viaja por todo Brasil, se enfrenta diferentes tipos de time, em diferentes qualidades de campo. Jogadores entram, saem, times mudam, técnicos caem... é uma batalha épica mesmo. Tanto é, que não consigo dizer que Atlético MG e Internacional já são os favoritos ao título. Tem muuuuito chão... Mais 28 rodadas.

O que dá pra dizer é que o Náutico cai.
Vi Palmeiras x Náutico no sábado e fiquei bem surpreso com a fragilidade desse time. É futebol de Série B. Nem acho que o Palmeiras deve se empolgar muito com esse resultado, pois o Timbu não pode ser mais parâmetro para nada.

E falando em Série B, só posso me lembrar do Fluminense. No dia 24 de maio, bem lá atrás, eu postei aqui que o Flu chegaria na zona de rebaixamento por volta da oitava rodada. Demorou um pouquinho mais, mas chegou. Vi o jogo contra o Santo André e foi lamentável. Um time que continua sem qualquer padrão de jogo. Mas tem gente que acha Parreira um técnico nível A, que sabe montar equipes. Estou esperando... O Futebol do Flu está muito próximo do que o Náutico vem mostrando. Se algo não for feito agora... e rápido... vai cair. Dois comentários rápidos: O contestado Ruy jogou muito bem, foi um dos melhores do Tricolor. E perdi a chance de ganhar outra caixa de cerveja às custas do Flu.

Falando em rebaixamento, vale lembrar que algumas equipes desacreditadas estão indo muito bem no campeonato: Barueri, Santo André, Vitória... Times que normalmente sofreriam do efeito ping-pong, sobe e desce... Ou seja, sem essas equipes caindo, vai sobrar pra algum time grande. Então é pra abrir o olho já.

O Flamengo? Sem comentários... Nem com um jogador a mais conseguiu vencer um confuso São Paulo. OK, o Flamengo estava repleto de reservas, mas não pode perder um jogo ganho desses. Adriano jogou em alguns momentos com displicência. E foi por pouco que o Flamengo não perdeu o jogo. Pode agradecer ao árbitro que não deu um pênalti claro, em Washington, no finzinho da partida.

Inter e Santos tomaram duas sapecadas e os técnicos estão balançando. Com Muricy, Luxemburgo, Nelsinho e Geninho desempregados, seus dirigentes estão com a mãozinha coçando pra demitir. Parreira também está por um fio. Será a volta de Renato para o Flu?

Quando eu pensava que o Brasileiro de 2008 poderia ser considerado o mais duro e equilibrado da história, vem o de 2009 que me parece ser bem mais casca grossa, inclusive na parte debaixo da tabela.

Vai ser pauleira meus amigos, preparem o remedinho do coração.

35 comentários:

Ismael disse...

O Fluminense realmente foi horrível, mas não se esqueça que o Santo André tem um bom time, continuo achando o Parreira um técnico nível A, um cara que entende de futebol, mas ele não é milagreiro.

Não tem essa de teste no Olímpico, o Corinthians dormiu, ou joga naquele esquema que todo mundo já conhece, ou vai tomar paulada, ainda mais com Jean e Diego na zaga, é vai tomar de qualquer um em qualquer lugar.

Modenesi disse...

Parreira (sempre falei q o acho uma merda de técnico) já não é mais treinador do Fluminense... Dependendo do técnico que vier, O Flu é sério candidato ao rebaixamento...

Ps: Não entendo o Breno... Lembro que quando o Parreira veio, ele adorou... Há uma semana ele tava reclamando que o Ruy vinha para o Flu... No Fluminense, o Ruy é um puta reforço, pois além de ser um jogador razoável, ainda barra o Mariano que nao joga nem na pelada de domingo que tem o João...

Enfim,

Mais tarde escrevo sobre o Flamengo... Discordo do Ronaldo, acho q o Flamengo não jogou mal, não acho que o resultado tenha sido ruim, mas depois exponho minha opinião... Abraços

Marcelo Conde disse...

Ronaldo, por mais que o São Paulo esteja conturbado, é sempre dificil enfrentá-los no Morumbi, assim como você disse do Gremio no Olimpico. Não acho que o Flamengo jogou mal, pois tambem estava com mais reservas do que titulares.

A respeito do penalti no Washington, acabou ficando elas por elas, porque o penalti marcado não aconteceu, a falta foi fora da área.

Também acho que FLORminenC cai, principalmente se trouxer Renato Gaucho, porque ai voces já sabem né, eles vão começar a brincadeira.

Abraços e saudações rubro-negras.

RONALDO SANCHES disse...

Respondendo aos amigos:

- Basta acompanhar as estatísticas desde a criação do modelo turno e returno para se identificar que existem sim alguns confrontos que servem como parâmetro para balizar a força de uma equipe.

Os locais onde visitantes mais perdem pontos são: Grêmio no Olímpico, São Paulo no Morumbi, Cruzeiro no Mineirão e Sport na Ilha do Retiro. Destaque especial para a região sul do Brasil, onde os visitantes perdem mais pontos de forma geral.

Já sobre o Flamengo eu não disse em nenhum momento que ele jogou mal. Eu disse que deixou escapar um jogo ganho. Faltou mais atenção, força e seriedade em alguns momento. Vale lembrar da bola que Adriano teve frente a frente com o goleiro do São Paulo, em que ele deu um simples "tapinha"na bola. Era pra encher o pé ali.

Ismael disse...

Se o Corinthians pelo menos tentasse praticar o mesmo futebol, mandaria essas estatísticas pras "cucuia", e o Grêmio nunca ganhou campeonato de pontos corridos, além de ter um time bem limitado no momento.

E o Modenesi perdeu a vaga no Sportv.

RONALDO SANCHES disse...

Aí é que está Ismael, mas o Corinthians não conseguiu praticar esse futebol, e tem mérito do Grêmio nisso também, que marcou bem e jogou com muita disposição. Lógico que a expulsão acabou com qualquer chance de equilíbrio no jogo, mas acho que o Corinthians precisa estar mais pronto e concentrado para esses jogos mais difíceis.

Ismael disse...

Claro que tem mérito do Grêmio, do outro lado tem um time, explorou as deficiências, principalmente com a zaga reserva.

Mas isso não significa que o Corinthians foi "testado e reprovado", acho isso um tremendo de um exagero, por exemplo, queria ver se eles fariam aquelas faltas perto da área com o Chicão em campo.

Perdeu pq mereceu, o Corinthians não jogou nada e tomou, como tomaria de qualquer um, não tem essa de Olímpico.

Modenesi disse...

Concordo Ronaldo... A bola do Adriano, ou ele soltava um torpedo ou driblava o goleiro, jamais um tapinha ridiculo daqueles...

O Parreira é retranqueiro, so da certo com times velozes que tenham bons jogadores defensivos a disposição, q realmente não é o caso do Fluminense...

Pelo q andei acompanhando por aqui, estão dizendo q o Fluminense tem chances de contratar Renato Gaucho ou Muricy...

Quantas semanas será que o Muricy aguenta treinar um time do Rio? Uma bela enquete...

Abraços

RONALDO SANCHES disse...

Ismael

Ainda discordo... Eu acho que o Corinthians tem um padrão de jogo e elenco tão bom hoje em dia, que em determinados jogos não teve e não terá que fazer força para vencer.

Só acho que para alguns jogos, fazer o mínimo não será suficiente.

Por isso, não digo que o Corinthians tenha sido reprovado em algo, mas que vai precisar jogar no limite em algumas partidas para ser campeão brasileiro, vai.

E até jogar feio algumas vezes se preciso.

Até porque, agora todo mundo vai querer tirar uma casquinha do Corinthians, que é o novo time da moda.

RONALDO SANCHES disse...

Cara, se o Muricy aceitar o Flu, vai ser a coisa mais louca que já vi nos últimos tempos. Porque o Fluminense está perdido, perdido... Material humano, planejamento... Muito fraco. E tudo culpa dessa Diretoria. Aceitar esse desafio seria muita doidera do Muricy. Acho que só com toneladas de dinheiro.

Ismael disse...

O Parreira treinou o Corinthians em 2002 e não mostrou retranca em momento algum.

Foi campeão do torneio Rio-SP, Copa do Brasil e vice brasileiro.

E o time não era tão bom assim, é o que eu posso dizer desse excelente profissional, um cara sério e trabalhador.

RONALDO SANCHES disse...

Ismael

Desculpe, mas novamente tenho que discordar, hoje vc não está num bom dia:

Dida, Rogério (que tava jogando muito), Fábio Luciano, Anderson, Kléber (em grande fase), Fabinho, Vampeta, Ricardinho, Gil e Deivid

Esse é o Corinthians 2002 que o Parreira teve nas mãos: um belíssimo time. Anos luz do que o Flu tem hoje.

E com esse time, dá até pro Renato Gaúcho ser campeão.

Ismael disse...

Faltou o Leandro feioso, aquele que depois foi jogar no São Paulo.

Então Ronaldo, esse time foi montado pelo Parreira, ele não tem mérito?

E também acho que o Renato não seria campeão com esse time pq ele iria ser campeão do RIO-SP e brincar o resto do ano.

Unknown disse...

Concordo quando se diz que Parreira é um técnico competente e capaz ... Sem dúvida alguma entende de futebol, mas ultimamente na minha humilde opinião insistiu com jogadores que não tem condições de jogar futebol que são Wellington Monteiro e Edcarlos.

Pior que Parreira pra mim são Horcades e Alexandre Faria, que ainda mantém jogadores como Mariano, Edcarlos, Wellington Monteiro, João Paulo, Fabinho, Maurício e outros mais no elenco do FLU.

Não se pode colocar tudo na conta de Parreira, até porque, não foi ele que contratou esses bondes.

Aproveito o ensejo para dizer que tive uma grata surpresa com Ruy, não sei se por carência ou se por alguma qualidade que o mesmo tenha demonstrado no jogo.

Quanto a Muricy ... Se bancado pela Unimed, com total aprovação de Celso Barros, que nesse caso abriria o cofre que fechou desde a contratação de Parreira, acho que pode dar um caldo.

Muricy na minha maneira de ver só aceitaria o cargo depois de colocar todas as cartas na mesa e deixar bem claro que no futebol manda ele, o que seria ótimo para o FLU.

Além disso, Muricy teria a oportunidade de trabalhar com um sonho de consumo seu que é El Conquito, que diga-se de passagem, joga uma barbaridade, uma pena é que uma andorinha só não faz verão.

Acho também, que Muricy seria ótimo na vida de Fernando Henrique, o tornaria um goleiro.

Assim sendo, entregando na mão do Muricy um time base com: Berna / Fernando Henrique, Ruy, Luiz Alberto, Cássio,(Um zagueiro que possa dar tranquilidade a um dos outros dois), lateral esquerdo a contratar, Fábio Santos, Diguinho, meia direita a contratar, Conca, Fred e Leandro Amaral / Alan / Maicon. Aí acho que pode acontecer alguma coisa ...

Não sei se Muricy como disseram Modenesi e Ronaldo aceitaria tal desafio, mas que isso seria um alento ao futebol do Rio de Janeiro seria ... Está faltando aqui é gente como ele ... Que arregaça as mangas e trabalha sem parar ...

No mais isso ainda é um sonho ... De concreto só uma ligação de Celso para Muricy após o jogo com o Santo André ... Acho muito mais crível que o FLU feche com Renato ou Nelsinho como noticiado ... O que pra mim não resolve nada ...

Um forte abraço a todos ...

Modenesi disse...

Porra Breno, realmente se o Muricy fechasse com o Fluminense seria uma vitória, não so para o time mas para o futebol do Rio, por poder botar um pouco de ordem na casa...

Mas o Muriçoca acabou de negar uma proposta de 500 mil do palmeiras, se fechar com o flu, provavelmente o flu nao contratara mais ninguem (isso eu iamgino)... E acho q com o time de agora, o Muricy até poderia livrar do rebaixamento, mas um bom resultado do Flu no brasileiro, só com as contratações que o Breno falou mesmo...

E como eu ja havia falado, Ruy cabeção é o cérebro do time do Flu hj...

E tenho dito!

Abs

RONALDO SANCHES disse...

Trabalho bom é Celso Roth, dois anos seguidos com elencos que a gente nem sabe de cor, sem figurões, tanto no Grêmio quanto no Galo. Contando inclusive com muitos refugos e dispensados.

Trabalho bom é Sérgio Guedes, Estevam Soares e Carpegianne, este último com os refugos do Flu, os Leandros, ambos jogando bem.

Tem que saber tirar o Leite de Pedra, tem que saber aproveitar o jogador, trabalhar o jogador, e não é qualquer técnico que consegue isso.

Unknown disse...

Ronaldo, você vai me desculpar ... Uma coisa é jogar no Vitória ...

Outra é jogar no FLU ...

Tanto Leandro Domingues, vulgo Minotauro, o cara é os cornos do conhecido lutador de vale tudo, quanto Leandro não jogaram nada no FLU e foram embora merecidamente ... E o Roger idem ...

O dicurso é muito legal ... Mas quero ver você bancar o Sérgio Guedes no seu time ... Ou então o Estevam Soares ... Até mesmo o Celso Roth ... Não banca ! Até porque salvo engano o Celso já passou pela Gávea e nada fez ...

O que não significa que não estejam fazendo bons trabalhos e tendo sucesso em clubes onde não existe pressão, exceção feita a Celso Roth, mas que também quando sofreu pressão caiu ... Pressão a meu ver burra, mas que surtiu efeito.

São poucos os técnicos que por competência se sustentam no cargo hoje em dia ...

Luxemburgo é um, que era tido como competente, mas que há muito não merece o que recebe. Além disso, se não aceitar uma drástica redução salarial virará um Leão da vida e será esquecido.

Voltando ao assunto Muricy ... Acho que esse poderia realizar um bom trabalho inclusive aproveitando a base do FLU, como sempre fez no São Paulo. Preparando desde novos aqueles que um dia poderão ser aproveitados no profissional.

É isso ...

Ismael disse...

Bem, mesmo não estando num bom dia, vou seguir com o meu raciocínio:

Naldão, se eu der a camisa do Vitória pra vc, a sua coluna continuará reta, sem problema nenhum de escoliose ou lordose ou qualquer outro tipo de lesão lombar.

Mas se eu lhe entregar a camisa de um GRANDE do nosso futebol, no momento em que vc vestir, o peso da camisa envergará imediatamente as suas já costinhas tortas.

Portanto não compare Celso Burroth e afins com Parreira, esses caras não ganham nada, sempre montando pocotós paraguaios, times com prazo de validade, começam bem e entregam no final.

Me diga, que títulos ganharam esses técnicos ???

E falando do Muricy, ontem ele deu uma declaração em uma mesa redonda aqui de São Paulo (TV Gazeta), que se a oferta do Palmeiras fosse realmente 500 mil, ele já teria fechado, e que os números são bem inferiores.

Ismael disse...

E Bestevam Soares, pelamor meu filho, não dá!!!

RONALDO SANCHES disse...

Peraí, pode me dar a camisa do Flu que eu jogo mais que o Wellington Monteiro!!!

Ronaldo disse...

Porra, e eu mais que o Joao Paulo Ronaldo!!! To pensando até em treinar pra pegar aquela latera do Flu ali...

Ai Ronaldo, amanha vou la jogar com voces em falar nisso hein!!!

Abs

RONALDO SANCHES disse...

Pra mim, o Celso é um dos melhores do momento. Meu segundo preferido depois de Muricy.

Tirou leite de pedra do Grêmio em 2008 e agora com o Galo. Esses sim, dois elencos limitados.

Troco o Cuca por ele num estalar de dedos.

Acho que devemos sim dar chance aos novos técnicos. Há pouco tempo atrás, bem pouco mesmo, ninguém sabia quem eram Mano Menezes e Dorival Jr.

Prefiro os dois do que Luxemburgo, Leão, Geninho, Nelsinho e outras figuras carimbadas.

E sem essa de que título é tudo. Tem muito título que cai no colo.

Pilotar Ferrari todo mundo quer... Agora a Force India...

Unknown disse...

Vocês estão de sacanagem ... No lugar do Wellington Monteiro e do João Paulo até minha avó de bengala faz melhor ...

Quanto ao Celso Roth ... Já esteve no Fra e não fez nada ... E conhecemos ele há bastante tempo ... Não começou ontem ... Não é um treinador novo como Mano e Dorival, Sr. Ronaldo.

E tem mais, da mesma forma que vocês jogam nas vagas de WM e João Paulo, sou técnico no lugar do cuca, óbvio que desde que ele esteja treinando outro time que não o Fra, porque assumir nessas condições é contra os meus princípios éticos e morais.

Ismael disse...

O Burroth e o Bestevam estão há muito na estrada, faz tempo que são técnicos, e faz tempo que são fraquinhos.

Rafael Galdin disse...

Fala, meus amigos!!!

Tudo em cima?

Cheguei um pouco tarde aqui na discussão, mas vou deixar-vos meu parecer sobre os assuntos aqui tratados.

1) Parreira: Sim, ele é um grande técnico. Muricy, Luxemburgo, Nelsinho, Renato... nenhum desses vai resolver o caso do Flu. Eu contrataria o David Coperfield ou Mr. "M", pois só mágica para fazer Leandro Amaral e cia. jogar bola.

2) Celso Roth, Sérgio Guedes, Estevam Soares e Carpegianne: MEU DEUS! Ronaldo, você também não está bem hoje...rs. Estes caras eu não quero como técnicos nem do time de botão do meu avô (Eu incluiria o Cuca nesse grupo).

3) Corinthians: Meu time tomou uma NABA! Quanta displicência, quanta preguiça em campo. André Santos, Elias e Douglas pareciam já estar vendidos... tiraram o pé (literalmente). Mano Menezes assistiu o baile de camarote e levou um "piau" do oportunista Autuori. Como bom otimista que sou, enxergo esta derrota como um aviso: é bom o Timão levar a sério o brasileirão, se não...
O que foi conquistado é passado. Um grande time deve ser grande sempre. Espero que tenham entendido o recado.

Finalizando, ainda acredito na tríplice corôa... só é preciso um pouco de vontade.

Um grande abraço a todos!

Saudações alvinegras!

RONALDO SANCHES disse...

Eu não disse que esses caras são grandes técnicos. Eu tô falando de resultados.

Viver de nome já basta o Michael Jackson e o Kleber do Internacional.

O Celso Roth então já está no segundo ano de bons trabalhos.

Cansei de ver técnico pegando time pronto e levando os louros por isso. Vai me dize que foi o Ney Franco que ganhou a Copa do Brasil 2006 para o Flamengo?

E que se o Grêmio levasse a Libertadores o mérito seria do Autuori? Que por sinal tem números bem abaixo do Celso Roth, mas ter ele como técnico é chique...

Parei viu...

Isso me lembra um cliente que não conseguia resultados em um projeto, nada dava certo, mas que insistia em manter a empresa que o atendia: Afinal era a IBM. Noossaaa, que orgulho hein! Fica aí tomando naba e feliz porque quem te atende é a IBM.

Unknown disse...

E é justamente o que estamos falando ... Ter resultado em time médio e pequeno é diferente de ter resultado em time grande...

À exceção de Celso Roth, os outros técnicos citados por você não obtiveram resultados significantes por onde passaram ...

E o próprio Celso não teve até hoje resultados significantes e sim alguns bons trabalhos e outros ruins ...

E vou além ... Esse time do Atlético-MG não vai a lugar nenhum, muito embora no momento seja o líder do campeonato brasileiro.

Um forte abraço e ST.

Modenesi disse...

Tambem acho q o Galo cai daqui a pouco, foguinho de palha... Assim como acho q o Barueri tb nao vai longe...

Pra mim a disputa sera entre Corinthians, Gremio, Inter, Palmeiras e Flamengo...

O Cuca eu acho uma merda tb... Demora séculos para fazer substituições... Por exemplo, ontem quando o cara do Cruzeiro foi expulso com 7 segundos de jogo, o Sexy Hot mudou o time, tirando um zagueiro e botando mais um atacante... E ontem quando o cara sao paulo foi expulso, qq o cuca fez??? Recuou o time, sem substituicoes, inclusive com um time recheado de (varios absurdos) amarelos...Assim o time perdeu o poder de combate e de ataque... Mas fazer o q...entre Cuca e renato gaucho, acho q ainda fico com o cuca...

Abs

RONALDO SANCHES disse...

Meus queridos

Eu acho que vcs não estão entendendo o que eu escrevo.

Eu não aposto minhas fichas no Galo como campeão. Mas o trabalho que vem sendo feito, com um elenco extremamente limitado, é muito bom.

Tem muito time aí se matando de contratar, tentando trazer deus e o mundo, demitindo técnico e nada de resultados. E o Roth, com seus limões, tá fazendo limonada, que é o que dá.

E quando eu reconheço o trabalho do Sérgio Guedes no Santo André é porque esse trabalho é proporcional ao time e ao técnico. Técnico inexperiente, time pequeno e mesmo assim um bom trabalho.

O Sr. Parreira é figurão, em time grande, e não saiu nada. Nadaaaa!!! Um péssimo trabalho. Ele deveria conseguir um pouco mais do que conseguiu.

Mantendo as proporções de cada equipe Parreira sai devendo.

O Sr. Adilson Batista, está na final de uma Libertadores, e ninguém dá muita bola pro cara. Foi contestado demais desde 2008 e quem bancou foi a Diretoria.

E sem esse clichê de que time grande, mais pressão, esse papo antigo. O Náutico não é nenhum Flamengo ou Corinthians e o bicho lá está pegando, tanto que as trocas de técnico são constantes. E foram pagar caro por um Geninho.

Ou seja, todo mundo quer ganhar.

Parreira até pode ser um cara com muita experiência administrativa, como um Manager até boto uma fé nele. Mas como um técnico moderno estrategista? Ele é fraco.

RONALDO SANCHES disse...

Ah, e pra encerrar meus comentários. Como eu sempre digo blog é ótimo porque documenta. Em 17 de abril, eu disse que ele era uma péssima escolha e que não ia conseguir nada no Flu. Eu disse lá atrás e não agora vendo os resultados.

Unknown disse...

Ele fez exatamente o que podia com o que tinha ... Só acho que insistiu demais com Edcarlos, Wellington Monteiro e Mariano ...

O fato de ter essas coisas no elenco, não é culpa dele.

Continuo achando um bom técnico, mas que tinha um elenco limitado nas mãos e muita pressão externa e interna por resultados. Parreira é técnico, não mágico.

Nenhum time grande andaria com os laterais (exceção a Ruy), cabeças de área (exceção a Diguinho e Fábio Santos) e zagueiros (Exceção a Cássio)que o FLU tem ...

É isso ...

Ismael disse...

Ronaldo,

Observe com cuidado o elenco do Galo e compare com o Flu.

O Parreira é um grande técnico com grandes resultados, e essa de figurão é preconceito.

O Burroth é uma grande porcaria que nunca foi longe, além de ser uma tremenda mala, e é por isso que ele não emplaca, pq pensa que é melhor do que é, ainda bem que ele não lê o arquiba.

O pessoal aqui de Sampa não quer saber desses caras, nem se eles ganharem o mundial 5 vezes, já passaram por aqui e já torraram o saco.

E acho ainda que é bem mais fácil ser técnico do Náutico do que do Flu.

Ismael disse...

E tem mais:

Falta muito pra essas perebas terem o respeito mundial que tem o Parreira, dentro e fora de campo.

E não é pq ele é figurão, e sim pq trabalha honestamente, além de ser um cara inteligente e que entende de futebol.

Ismael disse...

Ah! o Tite também era um bom técnico na sua opinião...

A minha tá aí no Blog.

Ismael disse...

No link abaixo está a opinião do Mano Menezes a respeito da demissão do Parreira, perfeita por sinal, e que vai ao encontro do que diz o torcedor do Flu do Blog:

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=mano-menezes-comenta-demissao-de-parreira-no-flu-04023962CCA97346/user=t2pjn3videvl/date=2009-07-14&&list/type=tags/tags=17033/edFilter=all/