sábado, 11 de outubro de 2008

Flamengo dá adeus ao título em partida vergonhosa

Quando criei o Arquiba, meu Blog, foi para momentos como esse. Para falar as coisas que a imprensa, jogadores e demais envolvidos com futebol se recusam a falar. Afinal, o ser humano tem a tendência de distorcer as suas falhas e assim evitar um confronto com a dolorosa realidade. É melhor não encarar.


Após o jogo de hoje, os jogadores do Flamengo, seu técnico e diversos jornalistas vieram com as mais absurdas explicações para esta humilhante derrota. Ninguém foi capaz de dizer a verdade.

Não foi questão de futebol. Não foi questão de habilidade, de estratégia, de tática, de posicionamento, de sorte, de talento individual, erro de passes, chances perdidas, não foi nada disso.

Foi uma simples questão de disposição. Uma questão de correr ou não correr.

Pegue um bloquinho de papel, uma caneta e um relógio. Consiga o jogo gravado em DVD. Ponha pra rodar e sente no sofá.

Anote nas divididas, quantas bolas ficaram para o Galo.

Anote nas bolas espirradas, chutadas pra cima, a famosa "segunda bola" e veja quantas ficaram para o Galo. Anote as do Flamengo também, sempre anote para os dois.

Anote quantas vezes o Flamengo recuperou a bola através de sua marcação, digo "tomar a bola do adversário" , não através do erro do oponente. Anote também quantas vezes o Atlético fez isso.

Anote quando qualquer jogador do Flamengo receber uma bola. Veja se ele vai receber combate imediato ou se vai estar sozinho podendo jogar livremente. Faça a mesma coisa para o Galo.

Anote quando os goleiros batem os tiros de meta para frente, dos dois times. Veja quantas bolas vão ficar com o Flamengo e quantas com Atlético.

Cronometre o tempo de bola dos dois times.

Eu, não me lembro de ter visto um jogo do Flamengo como esse em 10 anos. Nem mesmo as derrotas para o Santo André na Copa do Brasil e para o América do México na Libertadores. Não me lembro de nada igual.

A diferença física entre as duas equipes foi incompreensível. Como se o Flamengo estivesse dopado. Mas existe diferença física entre esses clubes? É isso? Ou é uma questão de correr ou não correr?

Perder não é problema. O mesmo Flamengo perdeu esse ano para o São Paulo no Maracanã jogando uma grande partida.

Perder por que ficou apenas olhando. Isso é muito diferente. É vergonhoso.

Com toda sinceridade, faz tempo que não vejo um desequílibrio tão grande em disposição dentro de um jogo de futebol. Nem mesmo na derrota do Vasco para o Figueirense em São Januário. Foi impressionante.

O Flamengo está fora da luta pelo título do Brasileiro.

Nenhum comentário: