domingo, 5 de dezembro de 2010

ADIOS CARMEM MIRANDA!!! FLU CAMPEÃO BRASILEIRO 2010

E não podia dar outra. Fluzão campeão, com todo o merecimento. Como eu disse hoje pelo twitter, vendo a emoção dos jogadores depois do jogo, deu pra perceber que eles tiraram um caminhão das costas, afinal, 2009 foi o inferno. E 2009 pode ter sido o grande fator de união desse grupo, desse time.

Legal também foi o jogo. Depois de duas partidas sem nenhuma emoção, o Flu finalmente teve um adversário jogando sério. Os meninos do Guarani lutaram muito, em uma diferença gritante para as pífias apresentações de São Paulo e Palmeiras. E isso sem dúvida fez o jogo ser muito mais interessante. O Flu não jogou bem, normal... estava muito nervoso, muita pressão, mas era fato que a qualidade técnica do Tricolor Carioca iria sobressair em algum momento.

O Corinthians, como previ na semana passada, não passou pelo Goiás. Eu disse que caso o Flu tropeçasse esse título ficaria com o Cruzeiro. E ia dar nisso mesmo.

Acho que esse campeonato traz um reconhecimento definitivo para o Cuca. O time que ele originou foi campeão, sendo que ele ainda abocanhou o vice. Tem muito dedo do Cuca aí nessa ponteira da tabela.

Sobre Muricy nem tem muito o que falar.

Aos meu amigos tricolores parabéns. Pena que essa tempestade no Rio deu uma segurada na festa. Uma idéia: façam uma no fim de semana que vem. Uma passeata com bloco de carnaval e muita cerveja em algum lugar do RJ. Afinal, título assim tem que comemorar.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A UM PASSO DO PARAÍSO

Falta pouco. O Flu está de frente pra taça, olhando para ela, vendo seu próprio reflexo verde e grená reluzindo no metal.

Ele enxerga os detalhes, brilhos, contrastes, vê cada inscrição gravada com os nomes de tantos campeões. Seu nome está lá. Ele nota o espaço vazio e imagina uma nova gravação junto ao ano de 2010. Imagina cada letra, soletrando na mente.

Falta pouco. Uma semana, sete dias, que serão como sete anos.

Foi um ano difícil, com tantos jogos, dificuldades, contusões, desavenças, desencontros, mas que está chegando ao fim.

26 anos de espera. Está chegando a hora de gritar novamente. Está chegando a hora de ser campeão.

Mas ainda falta um jogo e, dessa vez, uma verdadeira batalha de 90 minutos.

O Flu está de frente pra taça.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RETA FINAL

Pessoal tá falando de mala branca. Sim, ela existe e particularmente não acho errado. É um bicho a mais e não incentiva a derrota.

Porém, eu nem sei se essa mala será necessária. Não boto fé que Corinthians e Cruzeiro façam sua parte nesses dois últimos jogos.

Legal para quem gosta de emoção será se Corinthians e Cruzeiro vencerem seus jogos e o Guarani vencer o Grêmio.

Com o Guarani vencendo o Grêmio o time de campinas nem precisará de mala branca contra o Flu. Ele terá que ganhar para ficar na série A. O que talvez até seja bom para o Flu.

É melhor para o Fluminense um Guarani precisando de vitória do que um Guarani jogando apenas por um empate e pelo bicho extra. Um Guarani precisando da vitória virá aberto e aí... nossa, vai tomar uma trauletada na orelha.

Essa semana será a mais longa do ano pra essa rapaziada : )

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TCHAU CARMEM MIRANDA!!!

Tem muita gente que estava contando os dias pra me ver vestido de Carmem Miranda (o qual prometi se o Corinthians for campeão)... é amiguinhos, mas não será dessa vez.

De forma completamente previsível o Corinthians não passou pelo Vitória, coisa que não consegue fazer mesmo. O Corinthians não joga bem no Nordeste e isso é fato. Na minha simulação eu marquei empate e acertei.

No jogo do Flu também tudo previsível. O São Paulo não entregou, mas jogou de forma muito diferente do que tem jogado. Sem compromisso, sem concentração, não era um time fechado e focado em vencer. Atacava com vontade, mas deixava o Flu jogar sem impor a marcação de sempre. A expulsão de Richarlyson foi completamente provocada. O cara detonou o juiz xingando de forma exagerada. Deu a louca.

Mas o Flu não tem nada a ver com isso, ainda mais que o Corinthians dependia apenas de si e não deu conta.

Agora Tite diz acreditar na honra do Palmeiras? Ele tá brincando né. O Palmeiras não conseguiu sequer segurar o combalido Atlético MG, quem dirá o Flu que está jogando muito bem. Fora a rivalidade entre os Clubes, o que fará o Porco jogar no mesmo ritmo que o São Paulo jogou.

Deco voltou muito bem, Fred é outro nível, os laterais, Diguinho e Conca, o melhor jogador do Brasileiro... tudo segue bem para o Flu nessa reta final.

Quem diria que o Guarani faria a final do Brasileiro. Sim, esse é o único time que não se importará com rivalidades e jogará sim por uma mala branca. Cruzeiro e Corinthians precisam vencer seus jogos e jogar 500 mil reais nas mãos dos Bugrinos por um empate. É a única esperança.

E eu, que estive no domingo vendo o Guarani jogar contra o Flamengo no Engenhão, não acredito que eles possam suportar o Fluminense por 15 minutos.

Flu Campeão Brasileiro 2010. Pode encomendar a Champagne...

E o Botafogo? Bem... Botafogo é Botafogo... sem comentários.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

35ª RODADA BRASILEIRO - NADA ESTÁ DEFINIDO

Hoje, pela manhã, na peladinha de domingo, disse para alguns amigos torcedores do Flu que eu tinha receio da volta de jogadores como Fred, Deco, Emerson e outros... Sinceramente, acho que não seria uma boa ideia nessa reta final. São grandes jogadores, indiscutível, mas acredito que o melhor seria manter na equipe atletas com mais ritmo de jogo.

Acho que o Flu pode sofrer com isso nessas rodadas finais. Porém, ainda acredito que o Tricolor Carioca fique com o título, ainda mais que São Paulo e Palmeiras entraram de férias. O Porco apanhou hoje do Atlético GO e vai apanhar muito mais.

O Internacional também não quer mais jogar bola. Espero que jogue em Dubai.

Fazendo alguns comentários rápidos sobre a rodada, quero dizer que vi Corinthians x Grêmio. Partidaça mesmo, com o Cruzeiro um pouco melhor, marcando muito e não deixando o Timão jogar. Foi pênalti em Ronaldo. E foi pênalti no Thiago. Ponto.

O Fla... bem, foi o Flamengo de sempre, de 2010, e agora corre real risco de rebaixamento. Dentro do Flamengo, a vitória contra o Atlético PR era dada como certa e o mau resultado contra o Galo era esperado. O problema é que a vitória não veio. Agora é vida ou morte contra o Guarani. Se não vencer, o Flamengo poderá cair com 42 pontos, pois dificilmente vencerá Cruzeiro e Santos (na Vila). Dos próximos 9 pontos o Flamengo fará no máximo 4.

Vi o primeiro tempo de Flu x Goiás... fraquíssimo. Achei que o Flu fosse atropelar. Agora o Tricolor Carioca terá seu pior jogo da reta final, o São Paulo no Morumbi. Se não fosse pelo Carpeggiani eu acho que rolaria uma entregada.

Foi legal ver o Engenhão lotado uma vez na vida. Mas ainda dá pra encher mais.

Cuca falou em Corinthians com mão na taça? Eu duvido que o Corinthians vença o Vitória lá na Bahia. Mas duvido muito. Vai ter que sangrar para isso. E pelo que sei não terá Bruno César e Dentinho.

Estou achando que o Botafogo vai acabar esse campeonato no G4. Só falta o Palmeiras vencer a Sul Americana e melar alegria do Foguinho.

E o Grêmio? Será que o gás vai acabar no finalzinho.

Bem, galera, o jeito é esperar porque bola de novo só no final de semana. Será uma semana longa para alguns torcedores e times.

domingo, 7 de novembro de 2010

34ª RODADA BRASILEIRO - FLU COM A MÃO NA TAÇA


Lamento Corinthians, Cruzeiro e Botafogo. Mas o Flu tá quase lá. Basta ver a tabela para perceber que o caminho do Tricolor Carioca será muito mais suave.

Dos 4 jogos restantes o mais problemático será o São Paulo no Morumbi. No mais, enfrentará um fraquíssimo Goiás em casa, um Palmeiras sem pretensões (pensando em Sul Americana, jogando com time misto, e com muito vontade de não deixar o Corinthians ser campeão) e por fim um pobre e rebaixado Guarani no Engenhão. Será o jogo do título e acredito que, pela primeira vez, o Engenhão ficará completamente lotado. Se não for Campeão agora, pode esquecer que não será tão cedo.

Falando da rodada do fim de semana vi alguns jogos.

No sábado fiquei zapeando, vi mais o Grêmio,
que parece ter se achado. Tivesse o campeonato umas 4 rodadas a mais ele estaria na briga pelo título.

No domingo vi o Corinthians dominar o São Paulo. O Timão voltou a ser aquele time sólido, forte na marcação e agudo nas jogadas de ataque. Jucilei, Bruno César, Ralf e Elias são osso duro de roer. Elias fez o Ceni ficar de joelhinho no chão. Rezou.

Depois fiquei zapeando entre Flamengo x Atlético PR e Flu x Vasco. Dois jogos fracos, mas que mereciam atenção.

O Fla está brincando com fogo, pedindo por emoção... querendo um Z4. Juan é o pior jogador da equipe, em um grupo com péssima qualidade técnica. Maldonado fez um pênalti infantil, de garoto de pelada. É uma tristeza ver o Flamengo jogar. Será que a Diretoria já está trabalhando para 2011? Aposto que não. Flamengo fará jogos dramáticos nesse fim de campeonato: Galo e Guarani fugindo do rebaixamento e Cruzeiro lutando pelo título.

Sobre o Flu x Vasco, deu o óbvio. Depois que assisti Vasco x Grêmio Prudente, no meio da semana, eu não tinha a menor dúvida que os 3 pontos estavam garantidos para o Tricolor. Que pobreza é o Vasco. Um time que vinha melhorando na volta do campeonato, após a Copa, e que voltou a cair vertiginosamente. O clima lá não decolou.

É isso galera, infelizmente a tabela não nos garantirá tantas emoções para o fim do Brasileiro. Vai dar Flu fácil na cabeça. Minha simulação diz:

Flu campeão com aproximadamente 69 pontos.
Cruzeiro vice.
Corinthians em terceiro e Grêmio em quarto.

Rebaixados: Avaí, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

COM JEITO DE CAMPEÃO

Eu já disse isso. O Flu tem aquele jeito do São Paulo de Muricy... mesmo quando não joga bem está vencendo. Ontem, o Grêmio foi melhor, mas não levou. Sobre o pênalti em Jonas, erro grave que mudaria o jogo, mas assim é a vida - um dia contra, outro a favor.

Agora o Flu terá uma prova de ferro. Inter no Sul e Vasco no Engenhão. Dureza...

Se fizer 6 pontos é mão na taça...

Será que o Inter vai jogar pra valer estando tão próximo do mundial?

Vamos ver...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

31ª RODADA BRASILEIRO - TÁ TUDO PERDIDO


Esse mundo vai acabar mesmo

Obina fazendo gol de penca

Santos perdendo pra time rebaixado na Vila

Neymar não sabe bater pênaltis

Dedê foi expulso

Galo vencendo Cruzeiro

Montillo perdendo pênalti

Guarani perdendo em casa para o Atlético GO

Renê Simões e Renato Gaúcho funcionando

Galo saindo do Z4

Botafogo ganhando jogo

Magno Alves matador

Que medo... O que mais pode vir pela frente?

CHUTÃO DO RONALDÃO

Fazendo mais uma simulada no Globo.com, faltando 7 rodadas, meu chute é o seguinte:

Campeões: Cruzeiro ou Corinthians, mais para o time de Minas. Se o Corinthians for capaz de vencer o Goiás na última rodada, fora de casa, aí pode levar. E acredito que na última rodada o Goiás já estará rebaixado.

Como vice ou em terceiro e quarto, teremos Flu e Grêmio.

Botafogo e Palmeiras ficarão fora da Libertadores por 1 ponto. O Palmeiras será decisivo para o Corinthians, pois enfrentará o Flu na penúltima rodada. Só não vai entregar porque estará disputando a Libertadores. Se não tiver mais chance, o Corinthians dança.

Rebaixados: Avaí, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente.

O Campeão fará entre 65/66 pontos.
O número de pontos para escapar será 40/41

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SE O CORINTHIANS FOR CAMPEÃO...


... no dia seguinte eu vou trabalhar de Carmem Miranda, tiro foto e posto aqui no Blog.

Falar o que do Corinthians? E não venha com essa de que o time está sentindo falta de Elias e Jorge Henrique, pois o Corinthians tem obrigação de ganhar de um Atlético GO, em casa, com o sub-20. Afinal, como eles dizem, ali é Corinthians...

E estou ouvindo falar em Tite... que bizarro, pensar que o cara foi colocado pra fora do Corinthians anos atrás. Será que ele vem?

Estou achando que nem Libertadores o Corinthians vai beliscar. Domingo é Guarani fora de casa. Alguém aí acha que ganha?

E Ronaldo diz que joga... Ai, ai, ai...

Mais tarde vou postar aqui os meus palpites pra próxima rodada.

Abraços...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RAPIDINHAS A LA TWITTER

> Bizarro é pouco para definir a arbitragem do jogo Palmeiras x Avaí. Não me lembro de ver algo tão grotesco nos últimos tempos. Deu pênalti que não foi, viu agressão que não existiu, expulsou erradamente e marcou mais um pênalti absurdo. Horrível.

> Desastre o futebol praticado pelo Flamengo contra o Atlético GO. Não cair para a segundona será a glória de 2010. Não há o que fazer com esse elenco.

> Porque Diego Maurício não é titular no Flamengo?

> Jonas tá fazendo chover no Grêmio, mas como não é galã e nem articulado, não é convocado. Tem gente que por muito menos tá na seleção.

> O Brasileiro mostra como banco é fundamental. Equipes que estão perdendo jogadores por lesão começam a derrapar, vide Flu e Corinthians.

> Quem pode curar o Fred? O Ronaldo? O Carlos Alberto?

> Tem jornalista que curte novela e já vive sonhando que o Atlético MG é outro com o Dorival. Pra mim ainda é a mesma coisa e vai cair desse jeito.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ELES ESTÃO FAZENDO FORÇA

Na rodada passada o Flu empatou com o pobre Grêmio Prudente. O Corinthians sofreu e quase perdeu em pleno Pacaembu para o Ceará.

Hoje, o Flu levou um baile do Santos em casa e o Corinthians entregou o jogo para um fraquíssimo Atlético MG.

Parece que eles estão disputando... para ver quem entrega o campeonato brasileiro: "Ah vai! ganha você... Não, ganha você!" Cruzeiro, Santos, Grêmio e demais agradecem.

Vi os dois jogos dos líderes hoje. No Engenhão, se o Santos tivesse mais capricho teria feito uns 6. O Flu depois do primeiro gol se abriu totalmente dando os contra-ataques. No segundo gol do Santos a falha da zaga do Fluminense (vide Leandro Euzébio) foi grotesca. A bola veio num chutão - e o zagueiro tricolor ficou caçando mosca. Foi horrível.

E Fred? Existe algum médico que possa curá-lo? Ele é o Carlos Alberto do Flu.

Já o Corinthians perdeu gols incríveis no primeiro tempo contra o Galo. Poderia ter matado o jogo. Sua defesa também foi uma mãe... bola na área é gol do adversário. Tomar dois gols de bola parada, daquele jeito? Sem ninguém subir na bola? Piada... Coringão segue sua sina de levantar defuntos... O Atlético venceu, mas continua jogando uma bolinha de ervilha.

O Grêmio impressiona... Será que o problema era o Silas? Será Flamengo? Jonas tá absurdo... ele espirra faz gol... Mas como não é galã, nem jogador de grife ou articulado não é convocado.

Inter vacilou também. Mesmo desfalcado tem time pra bater o Ceará. Mas o Inter não tá nem aí pra Brasileiro. O que vale pros caras é Mundial.

De resto na rodada tudo nos conformes. Nenhuma anomalia.

Hoje, quinta-feira, tem mais... Bons jogos. Será que o Cruzeiro entra na briga de vez? E o Flamengo, vai vencer uma?

Aguardem os próximos capítulos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PALPITES PARA A 26

Segura a pitacada aí. Se tiver os seus pode postar:

Vasco 0 x Santos 2
Goiás 3 x 1 Flamengo
G.Prudente 1 x 1 Guarani
Atletico PR 2 x 1 Vitória
Cruzeiro 3 x 0 Atlético GO
Palmeiras 0 x 0 Internacional
Fluminense 2 x 0 Avaí
Grêmio 1 x 0 São Paulo
Corinthians 1 x 0 Botafogo
Ceará 1 x 2 Atlético

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

25ª RODADA BRASILEIRO - O QUE ACONTECEU?


Esse fim de semana foi a negação do futebol. Não vi nada no sábado, nem no domingo. Querer eu queria, mas... sabe aqueles compromissos de família? Não deu pra negociar dessa vez.

Minha ida ao Engenhão estava até programada
, para ver Flamengo x Palmeiras. Olha só do que eu escapei. Ia ser uma tristeza só. Já basta ter me ferrado no Cartola com vários jogadores rubro-negros escalados. De onde eu tirei essa idéia?

Será que o Palmeiras vai engrenar? E o Grêmio, será que vai?

Tava conversando com um amigo Flamenguista, disse pra ele: "você já reparou que o Grêmio tava no fundo do poço e depois do Renato o time melhorou. Já reparou também que o técnico que tava lá era o técnico do seu time?". Aí a ficha caiu e o cara gelou... Se bem que até uma criança de 2 anos sabe que o Silas é fraco demais para um Flamengo. Ah Zico... és o Rei, mas tens contratado mal em todos os níveis.

O Timão perdeu um jogo normal de se perder...
mas por pouco. O Corinthians tá um timinho enjoado de jogar. Você faz um gol e os caras empatam. Eles não se entregam. Só não contavam com o Andrezinho... aliás era pra saber disso não? Fazer falta, em fim de jogo, na frente da área, quando tem Pet, Andrezinho, Paulo Baier, Ramon, Marcos Assunção jogando... é pedir né? Os times precisam se ligar desses caras mais manjados...

Agora me explica que mundo é esse que nós estamos? No meio da semana, o Goiás toma uma paulada do fraco Atlético GO e depois vai ganhar de 3 do São Paulo no Morumbi? É pra acumular a loteca.

O troféu macho do ano vai pro Dorival Jr. Assumir o Galo é muita coragem. E ele já sentiu a bronca que vai ser... chegou perdendo. Pior que isso só assumir o Flamengo.

E voltando a falar do Flamengo, na próxima rodada o Urubu está arriscado a entrar no Z4. Mesmo estando em cima, vem jogando pior que Goiás e Atlético GO. Vencer no Serra Dourada? Difícil demais.

É malandro, quer moleza? Vai mastigar maria mole... Quarta-feira já tá aí e tem mais chumbo grosso.

É sem descanso e frenético...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

24ª RODADA BRASILEIRO - A QUEDA DE LUXEMBURGO

Demorou, mas os chefes do Galo deram o braço a torcer. Também, estavam esperando o que? A segundona? Aí não dá né. Agora, imagina quanto tá valendo o passe do Dorival Jr.

Luxa disse uma coisa certa hoje: precisa se reciclar. O futebol do Atlético MG é de timinho sem preparo, sem treino, sem fundamentos. Diego Souza está jogando do mesmo jeito que jogava no Flamengo, pouco antes de ir para o Grêmio. Não dá pra entender o que aconteceu com um dos destaques do Brasileiro 2009.

Pergunta: Fábio Costa? Como ele ainda tem emprego?

O Flu não teve dó. Mariano e Carlinhos voaram, literalmente. Deco e Conca desfilaram categoria no pior gramado do Brasil. Nem na série B tem um campo de várzea desse. Parece pasto de bode, tudo revirado, cheio de tufo. Pro Foguinho aprender, Maicosuel vai ficar fora até 2011. Culpa desse terreno baldio que eles chamam de campo.

O Corinthians hein? De novo jogou como uma parede. Ganhar na Vila não é fácil, e o Santos exigiu o máximo do Timão. Tá me lembrando aquela arrancada do Flamengo em 2009, onde o Rubro Negro ganhou vários jogos duros fora de casa.

O Corinthians papou 6 pontos que não estavam na minha conta. E a dureza não acabou. Tem Inter fora e Botafogo em casa. Se vencer os dois coloca a mão na taça.

Flamengo jogando um futebolzinho sem vergonha deu muita sorte. Pet errou e o goleirão Victor se atrapalhou. Depois de dois empates precisa vencer o Palmeiras.

Falando em empates, o Vasco continua seguindo sua sina. Não consegue vencer e não consegue manter os resultados. Aquele pênalti do Titi... sem comentários.

Cruzeirão segue forte com a argentinada jogando o fino. O Atlético PR vem atropelando por fora. E no mais todo o resto continua insosso

Fim de semana promete, só jogão de confronto direto.

Em tempo... muito bom Neymar ter ficado de fora da seleção. Vamos ver se ele cai na real agora.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DA SÉRIE: COISAS QUE JAMAIS IMAGINAMOS NA VIDA!

Mariano é seleção. Pensar no que falamos desse garoto lá atrás. Sabe quem deve estar sorrindo? Cuca... o mérito é dele.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PALPITES PARA A 24

Grêmio Prudente 0 x 2 Palmeiras
São Paulo 1 x 0 Guarani
Goiás 2 x 1 Atlético GO
Cruzeiro 3 x 0 Ceará
Vasco 1 x 1 Botafogo
Santos 1 x 2 Corinthians
Grêmio 2 x 0 Flamengo
Atlético PR 1 x 1 Internacional
Vitória 2 x 0 Avaí
Fluminense 2 x 1 Atlético MG

VERGONHA!

A demissão de Dorival é uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro e, agora, da história do Santos. É um uma síntese da cultura de impunidade existente em nosso país.

A mensagem é: "dependendo de quem v0cê é, você pode tudo"

Mas o castigo virá. Não tenham dúvida, agora o time vai rachar. Totalmente.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FOI-SE A 23ª RODADA


Final de semana pegado no Brasileiro. Vi um pouco do Botafogo x Cruzeiro e o Fla x Flu na íntegra.

Grandes jogos mesmo. O Montillo tá sacanagem, jogando muito. É estranho pensar que ele e Conca não tenham vaga na seleção da Argentina. É estranho também pensar que dois argentinos são os melhores jogodores do nosso campeonato. O Cruzeiro tá enjoado, o time tá redondinho.

E o Flu, como será que consegue empatar com o Flamengo. Quem empata com esse time do Flamengo não pode ser campeão.

O Flamengo
foi muita camisa mesmo, só na camisa pra dificultar tanto uma partida.

O David tomou um drible de criança do Rodriguinho. Esse eu não tomava não.

Dizem que o Flu está sentindo a falta de Fred e Emerson. Será? Porque gol tá saindo. Eu acho que o problema maior voltou a ser o meio de campo do time. Perdeu o encaixe, principalmente com a entrada do Deco e a saída do Diguinho.

O Fla com 30 do segundo tempo morreu. A diferença física entre os dois times foi evidente. Realmente não dá pra esperar muita coisa desse time em 2010. É no máximo uma Sul Americana e olhe lá. (Antes, lutar pra não cair).

O Timão assumiu a ponta, mas com a sequência de jogos que vem aí... sei não. Deve cair. Também se passar por eles vai assumir a condição de ultra-favorito. Santos e Inter fora... Botafogo no Pacaembu... é só pedreira.

Atlético MG? Nem falo mais nada... Prêmio "não quero dar o braço a torcer" para a diretoria do Galo. Segundo lugar para o Palmeiras, que tomou mais uma trauletada...

Quarta-feira promete...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

COMENTÁRIO RÁPIDO A LA TWITTER

"Prefiro o Flu sem o Deco..."

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CHUTÔMETRO APÓS A 22ª RODADA

Fiz uma simulada vagabunda até o fim do turno usando o aplicativo do Globo Esporte.com.

O Campeão sairá de Inter ou Corinthians. O felizardo atingirá a faixa de 71 a 73 pontos.

Depois virão: Cruzeiro, Fluminense e Botafogo.

Santos ou Palmeiras ficarão com o sexto lugar.

Os rebaixados serão: Goiás, Atlético MG, Atlético GO e Grêmio Prudente. (O Ceará pode estar nesta lista).

O Flamengo vai fica ali no boca da Zona do rebaixamento, com uma pontuação entre 42 e 45 pontos.

A pontuação para escapar da degola esse ano será mais baixa. Um time poderá fica na primeira divisão obtendo entre 37 e 40 pontos.

Legal né? Tudo especulação. Mais pra frente a gente confere.

A VOLTA DOS MORTOS VIVOS

Há um bom tempo sem escrever, devido as dificuldades comuns do dia a dia (trabalho, família, filhos...) tento resgatar aqui um pouco do tempo perdido. E por isso, serei sempre o mais conciso possível.

Todo mundo que gosta de futebol parou pra ver o jogão de ontem: Flu x Timão. O Corinthians me impressionou, muito... Disciplina tática por 90 minutos. Mostrou uma força surpreendente, o que também valoriza o time do Fluminense. Que time difícil de se bater. Fiquei com total certeza de que o Flamengo não tem condições de vencer o Flu domingo. Jogar como o Corinthians jogou? Difícil...

Jucilei é um monstro. Pode se transformar num Boateng, num Schweinsteiger... Ele será um desses novos tipos de volante, forte, monstro, mas que sabe jogar...

Conca é outro jogador incrível, que para mim ainda está um pouco mal utilizado.

Os tricolores ficaram muito abalados com a derrota. Foi o maior choque do Flu até o momento neste campeonato. Mas nada acabou... vide a atropelada do Cruzeiro... que está chegando... forte demais. É outro time duro de se jogar.

O Fla venceu... a duras penas. Vai enfrentar uma série de jogos duríssima pela frente e ainda pode cair para o Z4. Pensar que o gol de um atacante veio novamente de Diego... Tantas figuras, Val, Leandros, Diogos e Deivids... E o gol veio do garoto. O cara merece uma vaga no time titular, não acham?

Neymar continua seguindo para o caminho errado. Ter ficado no Brasil foi um dos maiores erros que cometeu. Seu pai não deveria ter permitido. Na Europa, ele seria só um peixinho num aquário infestado de tubarões brancos. Ele ia ter que recolher sua violinha e ficar mais humilde. Seria um bom choque de realidade... e o ajudaria a amadurecer.

Segundo Luxemburgo o Galo, novamente, "jogou bem"....

O Grêmio também deve ter jogado...

Estranho para mim foi a dura derrota do Botafogo. Uma paulada na cabeça.

Hoje à noite tem mais...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

17ª RODADA BRASILEIRO - COMEÇANDO A MELHORAR


Neste fim de semana só vi 2 jogos: Guarani x Flamengo e Fluminense x São Paulo.

O primeiro é fácil de ser resumido. O Flamengo é um time razoável, com bons jogadores, mas muitos fora de forma, principalmente no coração do time: o meio de campo. Não é a toa que o Flamengo tem sofrido quando o jogo chega nos 35 do segundo tempo.

Pet, Renato Abreu e Leandro Amaral podem até começar jogando, mas jamais ficar até o fim. Com 15 do segundo tempo as trocas devem começar. Assim, o Flamengo teria um time mais disposto na etapa final. Ontem, aos 40 do segundo, o time estava morto em campo. O meio de campo só olhava o Guarani jogar.

E como eu previ antes do jogo com o Galo, o Fla deve continuar ladeira abaixo, devido aos duros confrontos dessa fase da tabela. Pega o Cruzeiro fora na quarta e deve perder. Depois encara o Santos em casa e não acho que passe de um empate. Ou seja: de 12 pontos disputados vai levar 2. Com isso, é Z4 na certa.

O Flu, para mim ainda favorito total ao título, aprendeu uma importante lição contra o São Paulo. O tricolor carioca não poderá se confundir ao utilizar o seu elenco e tenho certeza que Muricy é experiente nisso. Ontem, em alguns momentos, foi possível perceber que o meio de campo não poderá ser apenas composto dos jogadores mais criativos. Nem todas as estrelas poderão jogar ao mesmo tempo. Acho que até mesmo Deco poderá ser sacrificado em alguns momentos. Cabe a Muricy utilizar as peças conforme a situação. No futebol de hoje força e marcação vem em primeiro lugar.

Destaque para Rogério Ceni, em fase final de carreira, mas ainda fazendo grandes jogos.

No mais, as coisas começam a se colocar de forma real na tabela. Avaís, Cearás e outros cavalos paraguaios dão lugar a Cruzeiro, Santos, Internacional e Botafogo, com toda justiça times de mais estabilidade e estrutura. Juntos com Flu e Corinthians, formam o grupo que vai realmente brigar pelo título.

De anormal fica a atual situação do Atlético MG. Situação cada vez mais bizarra. Será que eles vão com o Luxa até a segundona? Morrendo abraçados? Isso que é amor...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

16ª RODADA BRASILEIRO - SÓ NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER

Nessa rodada pude ver vários jogos e as coisas começam a ficar cristalinas como água. Na quarta-feira comecei pelo Engenhão.

O Fogão jogou mal, mas levou os 3 pontos. É o que importa. O estádio estava vazio para um time de G4, o gramado é medonho, o time não é uma maravilha, mas está correndo, suando. Maicosuel e Jobson fazem a diferença. Contudo, esse time ainda não tem jeito de campeão.

Dei uma zapeada para Goiás x Flu quando estava 0x0. Acho que dei sorte pro Tricolor. Assim que coloquei no jogo o Flu saiu na frente. E logo depois fez mais um sem problema. O jogo estava amarrado, o Flu não jogava nada demais, mas a diferença de qualidade técnica bastou para meter 3 dando risada e sem fazer força. Tá com mais pinta de campeão do que nunca, ainda mais considerando o andar da carruagem desse brasileiro. É muito time fraco.

Fiquei esperando o jogão Cruzeiro x Corinthians e deu mais do mesmo. Corinthians fora de casa? Esquece... O Cruzeiro fez seu golzinho, numa total desatenção da defesa do Corinthians, e depois passou 90 minutos na defesa. Estou tão zicado no Cartola, que quando vi Bruno César pegar a bola para bater o pênalti eu já sabia que ele ia perder, afinal, eu o tinha escalado.

Na quinta, vi Flamengo x Atlético e pude entender tudo. Agora sei porque o Galo está assim, pois até então não tinha visto um jogo completo do time mineiro. É sem dúvida o pior time do Brasileiro. A movimentação dos jogadores não é de equipe profissional de série A. Todos parecem estar anestesiados, trotando levemente. Basta ver um jogo do Santos, do Flu, do Botafogo ou Vasco, para ver a diferença de disposição dos jogadores. Ouso afirmar que o Atlético MG será rebaixado. E fechando: quando algo assim acontece com um time é porque esse time não tem técnico. E o técnico é Vanderlei Luxemburgo, o cara de grife, o que torna tudo ainda mais inadmissível. E tem torcedor do Flamengo querendo ele... bizarro isso, devem estar malucos. (Um aparte: o Rever joga muito).

Isso tudo não foi suficiente para ajudar o Flamengo, que segue na mesma balada do Galo. O time é muito lento, o meio de campo tem jogadores completamente fora de forma. Renato Abreu e Pet simplesmente fizeram partidas desastrosas no que diz respeito à marcação. A situação de Renato foi vergonhosa, vendo os adversários passarem na sua cara sem a menor possibilidade de reação.

O mais engraçado é que Rogério Lourenço sabe de tudo isso. Quem viu o jogo via PFC escutava, vazando pelos microfones ao lado do banco, Rogério apontando os problemas e cobrando. O problema é que um time realmente treinado e preparado deve entrar em campo já sabendo o que fazer. Renato não pode ser titular só pelo nome, por ter sido uma das novas contratações do Fla. E Rogério mostra que tem medo e rabo preso ao escalar o meia. Correa é outro que não acerta nada. Sua qualidade técnica, seus passes, tudo deixa a desejar. Penso em como Kleberson deve estar mal para ser reserva desses caras. Penso também que o vigor de Toró seria melhor e mais produtivo para a equipe do que o futebol de qualquer um desses que estão jogando. Bizarro mesmo é ver o Diogo, que mal desceu do avião, estrear com muito melhor qualidade física do que quase todo o time. Deu vergonha. Enfim é isso. Se eu fosse do comissão técnica do Fla, meu objetivo número 1 seria ter um time com preparo físico de série A. Primeiro conseguir correr. Depois conseguir jogar.

E o Porco hein? E o Tio Scolari? Chocolate do lanterna? O Palmeiras é outro time que caminha bonito para o fundo do poço. Quero ver o coelho que o bigode vai tirar da Cartola.

Fecho com a notícia triste de que o Maracanã finalmente será fechado dia 08 de setembro. Pensávamos que ele iria até o fim do Brasileiro pelo menos, mas acho que as coisas mudaram de rumo. Será péssimo para Fla e Flu, principalmente para o Rubro Negro que não costuma jogar bem fora do Maraca.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

15ª RODADA BRASILEIRO - E OUTRAS COISAS MAIS

Tá difícil escrever. Mas antes tarde do que nunca. Por isso, vou mandar aqui um pitaco geral sobre os últimos fatos desse nosso futebolzão do Brasil.

Neymar vacilou
Jornalista adora fantasiar e criar novelas de um mundo feliz com céu azul e grama verde. Ainda mais porque na maioria das vezes eles estão é falando da vida dos outros. Por isso, todo mundo achou lindo essa coisa do Neymar ficar no Brasil. Pois trata-se de uma vacilada sem tamanho. Para ser gente grande no futebol, só jogando com os monstros. E os monstros não estão aqui. Não são o Avaí, o Atlético Paranaense, o Grêmio Prudente e outros perebas. Gente grande é Champions League e não posso entender como Neymar caiu nesse blá blá bla. Viver a experiência de uma Europa, fonte de riquíssima diversidade cultural, com as melhores equipes do mundo... não se deixa isso de lado.

15ª RODADA BRASILEIRO

Só vi Flu x Vasco nesse fim de semana e acho o Flu cada vez mais campeão. Explico: mesmo quando o Flu é dominado e merece perder, não perde. Tem muita força. Parece aquele São Paulo casca grossa dos tempos do Muricy. Contra o Vasco o jogo tava perdido, mas o Flu foi lá arrancar o empate. Duro é ver um cara calejado e vivido como o Felipe se comportar tal qual um garoto de escolinha de futebol que não sabe que dentro da área não se brinca. Se não fosse um "estrela" ia ser frito vivo no vestiário.

Abre espaço para um momento de humildade... Eu meto o pau no Carlos Alberto, mas ele arrebentou no jogo. Será que ele tomou um Red Bull? Se ele faz aquele golzinho no fim ia ser capa até da Caras.

E o Fla? Jésus Craistiiiiiii!!!! Tenho vários amigos de pelada... vários... que jogam mais que o Borja. Não é brincadeira não. Coitados do Diogo e do Deivid (você não leu errado, é assim mesmo que se escreve esse nome bonito). A responsa está ficando toda para os caras. Técnico? O Urubu não tem técnico, mas ninguém parece perceber. Incrível é o Zico não perceber. Vem aí uma sequência de jogos dureza e o fundo da tabela está cada vez mais próximo. Ganhar do morto do Atlético MG é obrigação na quinta-feira... mas como o Fla adora ressuscitar um zumbizinho... vai saber?

E O LUXEMBURGOOOOOOOOOO???? Mãe do Céu, como o Atlético merece cair. Merece muito. Sabe quando você bota uma banca na família e gasta uma grana com aquela churrasqueira que só vc queria comprar? Depois vc vê que ela não presta, mas não aceita dar o braço a torcer. Fica lá, estragando picanha atrás de picanha, mas não aceita se desfazer dela. No Galo é assim, ninguém se conforma de que o Luxemburgo está perdidinho da Silva. O cara ganha mais de 500 mil por mês. O time é uma bagunça. Mas ele é o mestre. Ruim é o Roth. O Adilson também era uma droga (segunda a imprensa de minas), não prestava. Mas o Luxa? Ele é fera. Rumo a segundona...

O Felipão tem a mesma imunidade. O Porco não joga nada faz décadas... mas tudo bem. Calma que vai... pra baixo.

E Renato Gaúcho? Será que vai manter sua sina de pegar times rebaixados ou quase rebaixados, lembrando suas passagens por Vasco e Flu? Tá feia a coisa no Grêmio.

O engraçado é que esses 3 times tem bons elencos. Não tem como o técnico reclamar. Avaí, Ceará, Vitória, são bem mais fracos e estão aí dando suas cacetadas. Até o Flamengo é pior. Quem me dera ter Rever, Diego Souza, Tardelli, Ricardinho...

O Timão? Vai ou não vai? Dizem que se sair 50 metros do Pacaembu o Corinthians já sofre pra vencer o time da padaria. Afinal, esse time vai ou não vencer jogos fora de casa? E o Gorducho? Vai jogar? O meio de campo tá arrebentando. Ralf, Elias e Jucilei. E justiça seja feita: Jorge Henrique tá segurando um piano do tamanho de um elefante. O cara faz tudo... marca, ataca, passa, faz gol, imita o Romário... Ele tá sinistro.

O Foguinho? Também vai ou não vai? Já to vendo um monte de chorão falar em título, em Libertadores, em Dubai... Isso sim é empolgação! Eu simpatizo com o Foguinho... ele é o meu América na séria A.

E NO CARTOLA?

Tá difícil minha vida no Cartolinha. Toda vez que eu tento sair do comum, pra ver se eu consigo subir um pouco nessa tabela eu quebro a cara. Consegui nessa rodada até escalar um jogador que foi expulso (Thiago Ribeiro). O Cruzeiro me quebrou, de azul e branco.

Em nossa particular Copa Junta, o objetivo do meu querido ARQUIBA nesse momento é só entrar na zona da Sul Americana. Ficar entre os 10 primeiros basta. Mas tá difícil. Estamos na 12ª posição. Veja abaixo os 10 primeiros:

Do quinto ao primeiro tudo pode acontecer. A diferença é bem pequena. Surpresa para o bom campeonato das equipes Piuii e Diuna, dirigidas por dois maluquetes que mal sabem quem é o cara de preto que fica no meio do campo e nunca pega na bola...

Eu esqueci alguma coisa? Então escreve aí! Juro que se eu lembrar depois também escrevo.

Abraços, quarta já tem rodadinha de novo hein! Fiquem de olho...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO BI-CAMPEÃO

O que vale é o final. E nesse final quem deu risada foi o Internacional de Porto Alegre. Cresceu na hora certa, manteve boa parte do elenco e trouxe peças para substituir à altura. E o resultado? Simplesmente o título mais importante das Américas. Parabéns Colorados!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

BRASILEIRO FÓRMULA 1

O Futebol brasileiro vive um momento Fórmula 1 como jamais viveu antes. O desequílibrio financeiro entre as equipes é tão grande que podemos já vislumbrar dois campeonatos paralelos.

Quando escutamos uma notícia sobre contratações de porte o destino é sempre o mesmo: Fluminense e Internacional.

Palmeiras, Atlético MG e Corinthians seguem logo atrás, ajudados por parceiros como a Traffic.

Assim, temos hoje dois grupos. Um com média salarial de 70, 80 mil reais e outro com médias de 130, 160. E eu digo média, pois individualmente a coisa é bem diferente.

Enquanto alguns clubes podem possuir uma ou duas estrelas, com salários acima de 250 mil, outros possuem vários jogadores acima dessa faixa salarial.

No Flamengo Campeão de 2009, apenas um jogador tinha salário acima de 250 mil reais: Adriano. O Fluminense de 2010 tem 6 jogadores acima desse piso, sem falar no treinador.

Os salários de Muricy, Fred, Deco, Belleti, Conca, Emerson e Júlio César equivalem a toda folha atual de equipes como Flamengo e São Paulo.

Toda essa minha abordagem não tem como objetivo criticar ou diminuir o mérito das equipes que podem contar com mais recursos. Afinal, clubes são empresas e cada uma deve procurar pelo melhor método de administração possível. E conseguir dinheiro é uma das tarefas de um bom administrador. A abordagem é mais pela curiosidade desse momento.

Aproveito também para, diferentemente dos nossos comentaristas de jornal e tv, sair de cima do muro. Aposto caixas de cerveja com quem quiser que o Fluminense será campeão Brasileiro em 2010. Não tem como perder esse título. O elenco é fortíssimo, o padrão de jogo está super bem definido (e muitas, mas muitas palmas mesmo para o Cuca), e os concorrentes estão muito abaixo do Flu.

Acho que somente o Internacional poderia fazer frente, mas com o título da Libertadores, o Brasileiro será somente pra marcar tabela. A cabeça do Inter estará focada no mundial de dezembro.

Corinthians, Cruzeiro, Santos (desmontado), Botafogo, mesmo com bons times não conseguirão manter a regularidade que o Fluminense vem mantendo, principalmente fora de casa.

Enfim, se o Flu não levar esse campeonato agora, não sei quando poderá...

Fecho com um aviso para o PC Gusmão, de quem sou fã: domingo, sua invencibilidade acaba!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FORA DE FORMA?

Fora de forma é um jogador que está um pouco acima do seu peso e também sem o condicionamento físico necessário para a participação de uma competição profissional. Porém, ao olharmos para esse jogador, veremos a imagem de um atleta.

Ronaldo não está fora de forma. Ronaldo parece um tiozinho gordo da sua família, batendo bola num churrasco. Sua imagem é de um jogador aposentado faz anos, daqueles já com 45, 50.

Eu tenho 40 e não estou com essa barriga aí. É assustador.

É nítido que ele está apenas segurando e enrolando o que pode para manter os contratos, os patrocínios. Por ele, já teria parado faz tempo.

Imagina quando ele parar mesmo e puder relaxar de vez... o tamanho que ele vai ficar?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PEGUE A SENHA

Já deu a sua paulada em Palmeiras ou Atlético MG essa semana? Não? Então é só pegar a senha e aguardar.

13ª RODADA BRASILEIRO, SELEÇÃO E LIBERTADORES

Bastante atarefado estes dias, mal consegui postar alguma coisa por aqui. E olha que assunto não faltou.

No Brasileiro, em sua décima terceira rodada, a coisa se encaminha para uma disputa restrita. Diferente do ano passado, Corinthians e Fluminense despontam como candidatos únicos.

Eu acho o Flu mais forte, principalmente na parte ofensiva. O time do Rio também tem ido melhor em um ponto que é o calcanhar de Aquiles do Timão: vencer fora de casa. Acho que isso pode ser determinante para o título do Flu.

Já a Galera lá de baixo não parece ter muito potencial para entrar nessa briga. Acho que no máximo Inter e Cruzeiro podem chegar lá. E vão ter que ralar muito. Mas vamos ver. Muita gente diz que ainda é cedo.

Sobre a Seleção Brasileira, ver esse primeiro jogo causou um certo choque na maioria dos torcedores. Por mais que o Dunga fosse contestado, por mais que se criticasse a sua lista de convocados, existia de forma subjetiva uma dúvida na cabeça de todos. Queríamos Ganso, Neymar e outros jovens atuando na seleção mas, no fundo, tínhamos todos um certo receio de que eles não aguentariam o tranco.

Porém, o que vimos foi um futebol muito diferente, um futebol que tem de novo a cara do Brasil, o futebol de 1982. Acho que desde lá não tínhamos um futebol assim. E vendo isso, bateu um arrependimento maior em todos, aquele pensamento "Humm... se eu pudesse voltar no tempo". Fico pensando no Dunga vendo esse jogo. Nele deve doer mais ainda. Nossa seleção flutua novamente, é habilidosa, envolve, troca passes com facilidade, é veloz... é um belo time. E olha que dá pra melhorar.

Sobre a Libertadores, o Chivas mostrou ontem que realmente o jogo entre Inter e São Paulo foi a final antecipada. O time mexicano jogou de forma apática, mortinhos, mortinhos... Uma moleza pro Inter que só perde esse título em caso de tragédia misturada com hectombe nuclear.

Chato que, com isso, o Inter no domingo virá ao Rio pegar o Flu com seu time de reservas. Uma pena, seria um jogão entre os dois melhores times do Brasil na atualidade.

É... nem Flamengo, nem Corinthians, nem São Paulo. O Colorado vai rir mesmo por último.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GOL FORA, TALENTO E RISADAS POR ÚLTIMO

Dois dias... dois grandes jogos. Ontem, o Santos levou, merecidamente. O Vitória lutou bravamente, mas foi derrubado pelo gol fora... e pela incrível habilidade do Santos.

O futebol praticado pelo peixe é de lembrar a Espanha de 2010. Digo que até um pouco melhor, pois o Santos é mais agudo, penetra a área de seus adversários com muita facilidade. O que sempre me impressionou neste time não foram as firulas de Robinho, Neymar e Ganso, mas sim o toque de bola de toda a equipe.

Hoje, mais uma grande partida, com frango, luta, raça e mais um golzinho fora determinante. O São Paulo foi valente. têm jogadores menos famosos que são excelentes, como Jean e Marlos. Tem Hernanes... que é um jogadorzaço.

Apostei no Inter. Tudo porque, recentemente, jogando mal ou bem o São Paulo sempre tem levado um golzinho em casa. Hoje não poderia faltar.

Rogério Ceni, tão experiente, foi muito infantil acabando com a última chance do São Paulo no jogo. Até uma criança de 1 ano sabia que o juizão ia marcar falta dele. E o escanteio foi por água abaixo. Tinga também foi um manezão. Conseguiu tomar dois amarelos em lances estúpidos.

Mas mesmo assim, contra tudo e todos, o Inter está lá... no mundial.

Lembro que há um ano atrás o Inter foi muito sacaneado por perder a Copa do Brasil. Hoje, ele ri por último, indo para as finais que o rival Corinthians tanto queria.

O Timão paquerou, mandou flores, escreveu poesias, mas no fim de tudo, a garota vai sair mesmo com outro.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

QUEM LEVA?

Na lata: Santos Campeão e Inter classificado...

12ª RODADA BRASILEIRO - VIAJANDO

Infelizmente não pude postar na segunda-feira. Até porque viajei no fim de semana e não vi um jogo sequer.

O máximo que fiz foi ouvir Flamengo x Vasco. Até pelo rádio deu pra perceber que o Prass tinha feito uma defesa monumental. O Locutor quase morreu, como se Jesus tivesse voltado à terra.

O Timão vacilou e o Flu assumiu. Washington chegou barbarizando (pensei muito em escalar o grandão no cartola).

A próxima rodada só no sábado e aí o Flu pegará uma pedreira (Grêmio no Olímpico) e o Corinthians uma baba (Fla no Pacaembu). Será que a liderança mudará de mãos?

A tabela continua enganadora. Tirando Flu e Corinthians que realmente dispararam, o resto vive numa certa ilusão. O Avaí, quinto colocado com 19 pontos, tem apenas 7 pontos a mais que o Goiás, primeiro na Zona de Rebaixamento. Isso dá pra mudar num piscar de olhos.

Ou seja, pra essa galera de baixo posição ainda não vale de muita coisa. O importante é fazer 3 pontos, cada vez mais.

O Galo continua uma piada. Ah! Luxemburgo, como é bom ser técnico de grife.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

LIBERTA E COPA DO BRASIL

Com atraso, peço desculpas, quero deixar este pequeno post sobre o futebol de quarta-feira. Só vi o jogo do São Paulo e depois os melhores momentos do jogo do Santos.

Sobre o São Paulo, acho que 1 x0 ficou bom pra equipe paulista. Não é um resultado difícil de superar. O único problema é que o São Paulo vem jogando mal, também, em casa. Ricardo Gomes vai precisar tirar um coelho da cartola pois, se for desclassificado, estará demitido no dia seguinte.

Já o Santos passeou na Vila. Era pra ter sido goleada. Acho que o Vitória não vai conseguir reverter isso no Barradão, principalmente porque acho difícil o Santos não marcar um golzinho sequer fora.

Neymar foi ridículo batendo aquele pênalti. Não há dúvidas que ele se acha maior do que é. Seu técnico e companheiros, na frente das câmeras, o apoiaram. Mas, internamente, com certeza devem ter dado uma bela bronca no cara. Um gol a mais pode fazer falta? Sim, então o ideal era ter cobrado de uma maneira mais séria.

No Brasileirão o fim de semana será só de clássicos. Só tem jogão. Como estarei viajando, não poderei assistir nenhum deles. Pra quem pode, bom proveito.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NO COMENTS

Não vou gastar saliva ou dedo no teclado para falar de seleção que parece um feto de uma semana. Só pra lá de junho de 2013 é que eu vou considerar que temos uma seleção. Agora, é só folclore, e um monte de convocações que serão esquecidas e enterradas pela história.

11ª RODADA BRASILEIRO - DANÇA DAS CADEIRAS

Como é típico de um Campeonato Brasileiro, a liderança ainda vai trocar muito de mãos. Daqui a pouco ela volta pro Flu, retorna pro Corinthians e até cai no colo de um terceiro. O que vale nesse campeonato mesmo é o que acontece a partir da 30ª rodada.

Independente disso não podemos negar que estamos tendo bons jogos.

O único que vi nesse fim de semana foi apontado como o melhor. Botafogo x Fluminense foi um jogão, apesar do péssimo gramado.

O Flu, pela terceira partida consecutiva, permitiu ao adversário o controle do jogo. Penso que essa forma de atuar começa a se tornar um pouco arriscada. Foi incrível a pressão que o Botafogo colocou no segundo tempo, empurrando o Flu para dentro da sua área. Muitas chances perdidas, bolas na trave, o Botafogo parece que não sabe fazer gols.

O Flu também teve chances, poderia ter vencido, mas está arriscando muito em deixar tanto domínio para seus oponentes. Uma hora, essa bola pode entrar. E pode ser no momento mais impróprio.

Fred é um enigma. Há tempos acho que o grande centroavante tricolor está fora de forma. Só não sei porque. Com a pausa para a Copa, o normal seria Fred ter obtido uma melhor condição física. Mesmo sem fazer grande esforço Fred lesionou a panturrilha. Algo está errado no trabalho de fisiologia do atacante.

O Foguinho jogou muito bem. Foi sua melhor partida no Brasileiro. Até Lúcio Flávio correu. Só nosso goleirão de seleção, Jefferson, deu uma pisada na bola ou na terra.

Dos outros jogos não vi nada. Me espantei com a derrota do Goiás em casa, com a falta de força do Palmeiras contra o Ceará, com a recuperação do Grêmio frente ao Cruzeiro e da fraqueza do Galo enfrentando o Avaí.

O Atlético MG é a maior decepção do Brasileiro. 20 atletas contratados, técnico de 600 mil reais, o maior CT do Brasil e nada de resultado. Aliás, tem resultado sim: penúltimo lugar do campeonato, só a frente do seu xará de Goiânia.

Essa semana temos pausa pra jogão. É Libertadores... é Copa do Brasil... xiii a Patroa vai ficar uma fera. Haja futebol.

sábado, 24 de julho de 2010

APAGA TUDO

É... Muricy não quis. E acho que não quis mesmo, porque no futebol chegar a seleção é o sonho de todos... Se quisesse tinha peitado tudo. Principalmente porque acho que não receberá outra chance... pelo menos com Ricardo Teixeira... ele não esquece.

Mas... Estão falando de Mano, não é um mal negócio não. Mano é um grande técnico.

Sinceramente, também seria um pecado Muricy deixar o Fluminense agora. O time engrenou, 4 importantes reforços chegarão e a coisa pode ficar bem interessante. Até onde esse time pode chegar? Sem Muricy, um balde de água fria seria jogado. Agora, poderemos saber...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ENFIM... O MELHOR

Nem dá pra acreditar, mas Muricy é o técnico da seleção. Porque não foi antes da Copa da África? O Ricardo Teixeira se mostra um cara adepto à mudanças, ele é legal, só que ele tem um problema. Ele parece esses políticos que só depois que a desgraça acontece decidem por tomar uma providência. Queria muito que ele tivesse pensado no Muricy lá atrás. Uma coisa eu garanto: vocês jamais teriam ouvido falar de Felipe Melo.

10ª RODADA BRASILEIRO - SÓ O FLU SALVA

Sem dúvida, optei por ver o jogo do Maracanã.

Por incrível que pareça, mesmo jogando em casa e sendo mandante, o Fluminense jogou de forma muito semelhante a sua última partida contra o Santos.

Mais fechado e esperando pelo adversário, o Tricolor Carioca permitiu que o Cruzeiro tivesse o controle do jogo. Com mais posse de bola, e com um grande primeiro tempo de Gilberto, a Raposa poderia ter saído na frente. FH fez uma grande partida, com defesas importantes.

Porém, como no jogo contra o Santos, no melhor estilo Muricy, o Flu soube controlar a pressão e fez o gol na oportunidade que teve. Assim, o Fluminense começa a se tornar um timinho encardido de se vencer. Como no boxe, ele espera e te fulmina num único golpe.

Confesso que me impressionei com esse time do Cruzeiro. Toca muito bem a bola e está arrumadinho. Vai ser duro ganhar deles também lá em Minas.

O Cuca é um cara bom, apesar de alguns problemas. É uma pena que ele não tenha ficado no Flu. Ele merecia ter um time com todos esses investimentos que o Muricy está recebendo. Afinal, esse time do Flu ainda é o do Cuca em sua maior parte, tanto na escalação quanto no padrão de jogo.

Por pouco a décima rodada não termina com uma maldição. O Flu foi o único favorito que venceu, já que o Porco entregou o jogo para o foguinho no Pacaembu. Ah! Felipão!!!

Já o Botafogo tá chegando no Z4. A capivara tá na ponta do barranco...

Nem quero ver o meu Cartola, já que até o Fred passou em branco hoje. Que fase a minha!

É isso amigos, sem descanso, que sábado já tem mais bola de novo.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

10ª RODADA BRASILEIRO - QUARTA-FEIRA BIZARRA!

Só vi o jogo do Flamengo. E foi como eu previ. O Fla começou bem, mas depois o Avaí se achou e buscou o seu empate. A facilidade com que os jogadores do Avaí tocavam a bola era surpreendente. O Flamengo ainda é um time bem desentrosado e sofre tanto na parte defensiva quanto ofensiva. O problema é que perdeu 2 pontos. E domingo vai perder mais 3.

Corinthians, Atlético MG, Santos, Grêmio, São Paulo e Vitória protagonizaram a "noite do mico". Eram todos favoritos e nenhum venceu. Nenhunzinho...

O Corinthians deu uma pirada e me quebrou no Cartola. Acho que vou fazer 10 pontos. Júlio César, que escalei como goleiro, levou 3 e fez um pênalti. Chicão, meu zagueiro, perdeu mais um pênalti. Até quando ele vai bater? O Timão é o maior levanta defunto do futebol brasileiro. Conseguiu dar 3 pontos para um time morto.

Me falem do São Paulo? De quem o São Paulo ganha nesse campeonato? Nem do Grêmio Prudente? Aí não dá... Como esse time vai jogar uma semi-final da Libertadores?

Ricardo Gomes e Silas? Até quando estarão empregados?

E o Galo? E o Mago Luxemburgo? Os caras compram o mundo e o time não se acerta? Quem mais o Kalil precisa trazer? O Xabi Alonso? O Iniesta? O Villa? Quem?????? Esse time tinha que jogar muito mais só com esse elenco. Que trabalhinho ruim do Luxa. Mas ele é de grife. Perde e continua. Se fosse outro...

E o Sanchos? Dunga leva o Ganso e Neymar! Leva o Ganso e o Neymar!!! Passou a copa e os caras estão dormindo. Vai me dizer que é aquele velho clichê? "Eles estão com a cabeça na final da Copa do Brasil". Olha, com essa bolinha vão perder pro Vitória.

Foi uma quarta-feira bizarra.

Só falta o Flu e o Palmeiras não vencerem amanhã. Aí eu paro...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

9ª RODADA BRASILEIRO - CORINTHIANS NÃO LARGA O OSSO

Ainda tem chão pra esse campeonato acabar, mas o Timão parece não querer largar o osso. Mesmo jogando um futebol bem burocrático, o Corinthians vem vencendo.

Não vi os jogos de sábado, mas depois assisti os melhores momentos. Me assustou a arbitragem do jogo do Vasco. Ah! São Januário, cada coisa que acontece aí dentro. O juizão foi uma mãe pro Vasco.

No domingo, vi o jogo do Fla que mesmo não jogando bem conseguiu os 3 pontos. O Flamengo vem fazendo a lição de casa e ganhando os pontos que tem obrigação de ganhar. Não vencer o último colocado seria terrível, considerando que o Flamengo com certeza perderá pontos quando enfrentar adversários mais difíceis. O time é fraco. Assim, se o Flamengo conseguir vencer o Avaí em casa na quarta-feira (não será nada fácil), acredito que terá cumprido a meta de 9 pontos em 12, pois dificilmente vencerá o Inter, no Beira Rio, no domingo seguinte.

Depois fui para o jogão Santos x Fluminense. Ótimo futebol de ambos os lados. O Santos jogou muito bem, com excelente toque de bola, envolvente (a la Espanha), e merecia pelo menos um empate. O Flu também criou oportunidades e mesmo tendo um pouco menos de volume de jogo poderia ter feito mais gols. Um time com potencial de campeão é assim. Mesmo quando pega um adversário muito forte, fora de casa, consegue se defender e mata o jogo quando tem a oportunidade. É a chamada qualidade, que permite um time com menos oportunidades definir um jogo.

Destaque positivo para Avaí e Vitória que vem jogando um futebol de estabilidade.

Por outro lado, Botafogo e Grêmio estão começando a brincar com a sorte. O Foguinho continua naquele filme de sempre, um futebol sonolento, sem vibração e nenhuma força quando joga em casa. Esse Engenhão não dá liga.

O Grêmio, que tem um ótimo elenco, começou a desandar. Não dá para entender. Acho que a batata do Silas tá mais do que assando...

Quarta-feira tem mais. Agora é assim, quarta-domingo, quarta-domingo.

Essa maratona vai ser separar os homens... dos meninos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

SANTOS?

Cadê o Santos? Cade Neymar e Ganso? Cadê tudo? Avisa aí que a Copa já acabou.

FLU VACILA

Os pontos perdidos com o Grêmio Prudente são aqueles que podem fazer falta tanto para a luta pelo título, vaga na Libertadores ou fuga do rebaixamento. São dois pontinhos que não podem escapar em um Campeonato tão duro quanto o Brasileiro. Vacilou fluzão!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

FLAMENGO 1 X 0 HOLANDA

O Botafogo não tem Robben e nem Sneijder, mas jogou aquela bolinha de sempre. Fechadinho e só cruzando bola na área. É a Holanda do Brasileiro. Somente no segundo tempo (com certeza depois de terem tomado uma bronca do Joel) eles se tocaram que eram os favoritos e tinham obrigação de vencer o Flamengo, completamente improvisado.

Só que aí já era tarde, pois deixaram o Pet soltinho pra armar a jogada do gol.

O Flamengo mostrou um time bem apavorado, formado por caras que não estão acostumados a segurar a bronca que é um brasileiro. Tinha hora que neguinho jogava a bola pra qualquer lado, dava bico, queria se livrar mesmo... deu pânico... Mas mesmo assim, o Fla precisou apenas da camisa para vencer o Botafogo.

Vi um pouco de cada coisa ontem. Vi São Paulo e Grêmio jogarem um futebol de quinta categoria. Nossa... perder do Avaí em casa é duro. Nada contra o Avaí, mas o Ricardo Gomes tinha dado uma entrevista que o São Paulo estava muito mais forte do que antes da parada da Copa. Não entendi nada... O Inter deve ter se animado pra Libertadores.

Vi um pouco do segundo tempo do Corinthians contra o Ceará... e dormi. Sem sacanagem... Tava muito cansado.

De resto não vi mais nada. Soube que o Vasquinho se aguentou contra o Goiás. Gosto muito do PC Gusmão. É um ótimo treinador.

Agora a liderança ficou pro Flu, de bandeja. Espero que Fernando Henriqe, Gum, Mariano e Fred joguem bem hoje, pois escalei todos no Cartola (e se eu tivesse mais cartoletas colocava o Conca também).

Mas jogão mesmo hoje é o do Porco. Pena que Robinho amarelou... e muito.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

8ª RODADA BRASILEIRO - AGORA TÁ VALENDO

É, de volta a dura realidade de Avaís, Cearás, Grêmios Prudente... De volta ao Brasileirão.

Hoje começa mesmo a brincadeira.

Nesse período de pausa tivemos muitas contratações. Muita coisa boa e muita coisa ruim, é lógico. Tem time que não aprende e adora uma roubada. Tem outros que são espertos e tiram coelho da cartola.

Diego Souza, Rafael Sóbis, Tinga, Keirrison, Belletti, são as coisas realmente boas que foram pescadas. Até posso estar esquecendo de alguém nessas barcas. Se lembrarem, avisem-me.

Pena que teremos que esperar até agosto para ver os times realmente montados.

Meus palpites para hoje:

São Paulo 3 x 0 Avaí
Grêmio 2 x 0 Vitória
Atlético PR 1 x 0 Cruzeiro
Flamengo 0 x 0 Botafogo
Ceará 1 x 2 Corinthians
Guarani 1 x 1 Internacional
Goiás 2 x 0 Vasco

terça-feira, 13 de julho de 2010

CBF NUMA SINUCA DE BICO

Felipão diz que aceita ser técnico da seleção, mas não quer roer o osso... só quer o filé. O bigode quer ficar no Palmeiras por dois anos e a partir de 2013 assumir a seleção. Ou seja, a CBF precisaria de um mané para ser tampão e cobrir esse período, coisa que Muricy e Mano Menezes nem de longe são. Acho até que um Ricardo Gomes aceitaria, ficando depois como auxiliar técnico e, quem sabe, com uma promessa de efetivação para 2018. Quero ver como Ricardo Teixeira vai sair dessa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

E NO FIM... DEU ESPANHA MESMO.

Em uma copa bem regular, bem fraquinha, acabou dando a seleção que teve um pouquinho mais de futebol.

A Holanda, o Botafogo das seleções, foi mais Botafogo ainda na final. Se fechou, só jogou com bolas paradas e cruzamentos. E sempre esperando o erro dos espanhóis. Até tiveram a bola do jogo... mas o Casillas...

Aliás, premiar o Fórlan como melhor jogador da Copa foi muito forçado. Um prêmio de consolação para o Uruguai.

Casillas merecia o prêmio. Pegou um pênalti decisivo contra o Paraguai (que se fizesse 1x0 naquele momento do jogo não perderia mais) e duas bolas do Robben que também sepultariam o jogo.

Enfim, novamente digo, dava pro Brasil, mesmo com esse timinho feio que levamos.

Agora é esquecer. Acabou. Vamos voltar a nossa realidade de Brasileirão.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

HOLANDA E ESPANHA... O QUE DIZER?

Bem, me parece que as duas seleções melhor preparadas e mais concentradas ficaram para esta final.

Porém, nada me tira da cabeça que a Holanda é o Botafogo da Copa. Joga um futebol amarrado, se defende muito bem e fica esperando uma bobeada do adversário. Adora bolas paradas, sempre que pode cruza a bola na área e, principalmente, dá muita sorte. Foram dois gols contra que ganhou de bandeja nessa Copa. E gols em momentos cruciais.

A Espanha é aquele futebol bonito, um toque de bola lindo de se ver, mas parece que falta sempre alguma coisa quando eles chegam na entrada da área. Ali falta um pouco mais de capacidade de definição, de agressividade. Mas sem dúvida, é um grande time e meu favorito para esta final.

Vendo tudo que vemos, dá para continuar com a idéia de que o Brasil, mesmo meia boca, poderia ter levado. Pena : (

domingo, 4 de julho de 2010

BRASIL, ARGENTINA E OUTRAS COSITAS MAS...

Uma coisa legal que tem acontecido nesta Copa é que com o passar do tempo as regras vitais para o sucesso vão sendo confirmadas. Por mais que um torcedor queira sonhar, queira pensar de modo emocional, o racional vem se impondo e colocando os pingos nos "is".

Somente as equipes com força física, qualidade técnica e versatilidade tática chegarão as semi-finais.

Sobre o Brasil, coloquei aqui desde o começo como essa seleção era lenta e parecia com menos preparo que as outras. No segundo tempo, contra a Holanda, parecia estar com vários jogadores a menos. É a falta de força física.

O Brasil, também de forma diferente de Espanha e Alemanha, quando chegava ao ataque, o fazia com jogadores a menos, geralmente com 4: Kaká, Robinho, Luiz Fabiano e um lateral. Já Espanha e Alemanha chegam com 6 a 7 jogadores e possuem volantes que atuam por diversas vezes como meias. Vide a jogada de Schweinsteiger no terceiro gol da Alemanha contra a Argentina. O volante alemão invadiu a área e driblando todo mundo, algo impossível para Gilberto Silva e Felipe Mello. É a falta de qualidade técnica.

O Brasil também pagou por sua incapacidade de atuar de outra maneira. Vivendo apenas para jogar no Contra-Ataque, o Brasil sempre encarou dificuldades quando seu adversário não lhe dava os espaços necessários e também nunca imaginou que algum time pudesse lhe apertar logo na saída de bola. Dunga também não fez um boa convocação e ficou sem peças que pudessem lhe oferecer uma variação de jogo. É a falta de versatilidade tática. ( A Espanha, contra o Paraguai, durante o jogo, fez uma troca e posição de alguns jogadores, justamente para tentar confundir a marcação do adversário que era muito forte).

A Argentina teve uma copa bem parecida com a nossa, com problemas semelhantes. Maradona, até se mostrou um pouco mais ofensivo que Dunga, pensou em montar um esquema para que seus homens de criação jogassem à vontade. Mas sabemos (apesar de que muitos jornalistas ainda não sabem) que ter 3 ou 4 atacantes em um time não é garantia de mais ofensividade. Posse de bola é lei no futebol de campo e isso só se consegue com muita marcação e um bom meio de campo.

Enfim, como eu disse no início deste post, as seleções que foram eliminadas são parecidas em seus problemas e as que se classificaram são parecidas em suas qualidades (exceto o Uruguai que se beneficiou de uma fraca tabela). Ou seja, tudo no fim foi se encaixando naturalmente. Quem tinha que ficar ficou, e ficou por merecimento, por razões técnicas mesmo.

A lição é que no mundo profissional vc não pode querer se enganar. Se vc deseja 100% de chance de um bom resultado precisa ser o mais racional e técnico possível. Se o seu trabalho começar a abrir exceções em algum dos pontos vitais para se montar um equipe vencedora, vc até poderá conquistar um título, mas aí, começará a depender do fator sorte.

O Brasil poderia conquistar a Copa? Sim, mas com tudo dando sempre certinho e as coisas acontecendo de um jeito favorável ao Brasil. Porém, um time com reais chances de ser campeão é aquele que está pronto para qualquer adversidade. E isso o time de Dunga nunca esteve.

Pena é que a final real desta copa, por questões de tabela, será antecipada na semi: Espanha x Alemanha. Aí está o campeão.

De minha parte vou torcer muito para o Uruguai não permitir que a insossa Holanda chegue na final. Será muito bacana se a tão sofrida Celeste conseguir essa proeza.

Vamos El Loco!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

TODOS FORA

Todos os atletas Nike que participaram de sua principal campanha para a Copa do Mundo estão fora. Será uma maldição? Ronaldinho, que participa do filme com a camisa 10 do Brasil (que mico), nem foi convocado. Clique aqui e veja o filme.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CRISTIANO RONALDO? PORTUGAL?

Na década de 80, para ser craque, vc tinha que jogar muita bola. Zico, Maradona, Platini... Hoje, Cristiano Ronaldo e David Beckham são considerados deuses... que piada.

Cristiano sempre que pega um jogo casca grossa desaparece... É um jogador comum que, juntamente com uma seleção comum, vai pra casa.

Aí... na boa... A Espanha esmagou Portugal, Não deixou os caras jogarem.

Pense bem: se você precisa naturalizar o Liedson para ter um atacante, como pode pensar em ganhar uma Copa do Mundo?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A SINA DOS PEQUENOS

Chile, Eslováquia e México. É triste a vida desses pequenos. Eles jogam bem, em alguns momentos de igual pra igual, criam chances, mas na hora de colocar a bola pra dentro... não vai.

Por isso, bicho pegando mesmo, só nas quartas de final.

Parabéns Holanda... Parabéns Brasil... Agora é com vcs...

ENFIM A ARBITRAGEM

Eu estava para fazer um post sobre a arbitragem da copa, que na primeira fase da competição foi de alto nível, algo bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil.

Mas ontem, nos jogos de Argentina, Inglaterra e Alemanha, a coisa ficou preta.

O gol não assinalado de Lampard foi o erro mais bizzaro, o mais grosseiro. E considerando que o adversário era a Alemanha, podemos dizer que foi um erro que mudou a história do jogo. Com 2x2, a Inglaterra jamais se lançaria ao ataque e assim a Alemanha não teria aquele espaço todo para executar os contra-ataques que mataram o jogo.

O erro no jogo da Argentina para mim não foi determinante. O jogo estava no começo, acredito que se o México tivesse um mínimo de estabilidade poderia, com calma, ir buscar o empate.

Aliás, estabilidade, tranquilidade, controle, parecem ser elementos chave nesta copa, já que ninguém que sai atrás no marcador está conseguindo vencer um jogo. Será tão difícil manter a cabeça no lugar e ir buscar uma virada?

E o Brasil hoje? Sei não... detesto jogar contra adversários que são muito fregueses... Um dia essa freguesia sempre acaba e, as vezes, nas piores horas.

sábado, 26 de junho de 2010

PENA USA : (

Confesso que estava torcendo pelos gringos. Eles nunca curtiram futebol e agora o país todo estava numa febre pela Copa. Seria bem legal se eles tivessem ido mais longe.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PEGANDO O BONDE

Tchau Itália... que futebolzinho vagabundo dessas seleções européias. Mas peraí amiguinhos, segura o avião que a Espanha já tá chegando...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

INGLATERRA E ALEMANHA

Os ingleses passaram suando, num golzinho merrequento.

A Alemanha também jogou mal e fez apenas o mínimo necessário para se classificar.

São dois times que não estão jogando nada, mas... são tradicionais. E agora poderão se enfrentar à vontade.

A Sérvia merece ir embora. Se você não ganha da Austrália quer fazer o que na copa?

Os USA mereceram... Lutaram sempre.

Tá difícil de fazer gol nessa copa. O pessoal só se solta nos 15 minutos finais.

Não vejo a hora de chegar as oitavas.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

HONDURAS PODE SALVAR A ESPANHA

Eu não boto muita fé que a Espanha vença o chile na rodada final. Porém, após ver os jogos de hoje passei a não acreditar que a Suíça vá vencer Honduras com facilidade. Sendo assim, a Espanha, quem sabe, pode até se classificar com um empate. Fato mesmo é que Espanha x Chile será um jogo imperdível.

VAMOS VER NA SEXTA PORTUGAL!

Agora, depois dos 7, o Portugal vai virar a "Alemanha" da vez, o super time... Eu acho melhor esperar pra dizer alguma coisa até sexta-feira pelo menos.

O DA ESPANHA TÁ NA RETA!

É criançada... O Chile ganhou. Agora, se a Suíça vencer a fraquíssima Honduras, a Espanha será obrigada a vencer o Chile na última rodada. Um empatezinho manda a Fúria pra casa...

domingo, 20 de junho de 2010

BRASIL DÁ SINAIS DE FUTEBOL

A Costa do Marfim não foi sombra do time que enfrentou Portugal. Não impôs a mesma marcação forte e não conseguiu ter posse de bola.

O Brasil também foi um time diferente. Jogou mais rápido, prendeu menos a bola e com isso foi mais envolvente. Kaká ainda parece estar fora de ritmo.

Após os 30 do segundo tempo demos aquela velha e conhecida relaxada e novamente tomamos mais um golzinho no fim.

A arbitragem desse jogo foi a pior da Copa até o momento.

Para o futuro, se a seleção apertar um pouco mais a marcação e melhorar as execuções dos passes sem dúvida será uma candidata ao título.

E o Fabuloso acordou. Segura ele...

sábado, 19 de junho de 2010

A HOLANDA SEGUINDO A MARÉ

Novamente a Holanda não jogou nada e pela segunda vez ganhou um gol de presente que decidiu a partida. E assim segue o barquinho laranja levado pela correnteza. Vamos ver até onde isso vai.

OLHA O BONDE!!!

Prepara um bonde do grande, de luxo, porque de França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e, inclusive o nosso Brasil, dois no mínimo vão voltar pra casa já, na primeira fase.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

E A ALEMANHA?

O maior motivo da criação deste blog, o Arquiba, foi por não aguentar tanto comentarista de futebol mané e pela sa%#@ que existem em nossos canais de TV. Caras que só sabem comentar baseados em resultados.

Depois que a Alemanha goleou a Austrália foi aquela babação de ovo. Eu disse aqui: a Austrália apresentou o pior sistema defensivo de toda copa, um posicionamento quase amador. Mas não... todo mundo endeusou a alemãozada.

Ontem a Argentina ganhou de 4 e tivemos manchetes como: Argentina deu show! Eu novamente discordei e disse que o placar não é garantia de que a Argentina é o bicho papão. Ela ainda não pegou um time casca grossa e nem vai pegar nessa primeira fase.

Agora, a Alemanha terá que jogar a vida contra Gana para não ficar fora, sendo que Gana vencendo a Austrália antes, precisará apenas de um empate.

Tô vendo a "poderosa" Alemanha pegar o mesmo avião que a França... pra casa.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

VAI NESSA MANÉ!

Tá todo mundo achando que a Costa do Marfin vai vir como uma doida louca pra cima do Brasil. Vai nessa, vai! Sabendo que seu último jogo é contra a Coréia do Norte tenho certeza de que a Costa do Marfin não vai achar um mal negócio se rolar um empate. Depois é só vencer bem a Coréia e secar Portugal contra o Brasil.

ARGENTINA 4 X 1 CORÉIA DO SUL

Mais uma goleada que não significa muita coisa. A Argentina vinha num jogo difícil e ganhou um gol contra logo de cara. Depois, mais um gol de bola parada. A Coréia diminuiu numa falha da fraca defesa Argentina e ainda teve a chance de empatar no começo do segundo tempo. Porém, o tempo foi passando, a Coréia teve que se abrir, e os gols foram saindo naturalmente. E a Argentina vai pegar outra baba, a Grécia. Já era... os hermanos estão nas oitavas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO - PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A primeira rodada da Copaça da África fechou e ninguém se empolgou muito. Alguns vão dizer que o nível tá baixo, mas não é só isso. A questão é que ninguém é mais mané a ponto de jogar como uma maria arregaçada de calça na mão. Lógico, fora a Austrália...

Vi quase todos os jogos, alguns por VT. Vou fazer alguns comentários que acho relevantes.

África do sul teve no primeiro jogo sua classificação na mão. Foi sua maior chance de vitória. O empate com o México fechou a tampa dos Bafana. A França também está brincando com fogo. Se perder para o México pode arrumar as malas que a Copa acabou.

A Argentina ofensivamente mostrou potencial. Mas defensivamente encheu o coração dos adversários de esperança. Maradona tem razão, ninguém jogou bola como Messi até agora. Correu, ajudou na marcação, armou e finalizou. Se o Goleiro da Nigéria estivesse menos inspirado o baixinho teria sido o destaque da rodada.

A Inglaterra decepcionou. Jogou uma bolica de nada, exceto o Gerard, que destoou dos coleguinhas. O cara joga muito mesmo. Dizem que o goleiro inglês tem proposta do Botafogo...

A Alemanha não me convenceu. Jogou contra o pior sistema defensivo de toda a copa. A Austrália entrou achando que era o Brasil e se posicionou de forma maluca com uma defesa avançada e fazendo linha. O time jogava espalhado e cheio de buracos. Nem perto do tipo de marcação que equipes como Costa do Marfin, Coréia do Norte e Suíça imprimiram em seus jogos. Por isso, enquanto a Alemanha não jogar contra um time com retranca a la Joel Santana eu não me darei por satisfeito.

A Holanda também não foi nada disso. Vinha num jogo enrolado com a Dinamarca, cheirando a 0x0. Aí ganhou um gol de presente. Que zagueiro cabeçudo aquele dinamarquês. Ainda precisa provar que é candidata ao título.

No grupo F foi tudo medonho. Parece que se juntar Itália, Paraguai e companhia não dá um time. É o grupo do sono. Jogos perfeitos para uma soneca. E depois reclamam das vuvuzelas. Imagina só essas partidas no silêncio?

Portugal na realidade quase perde. Com um pouco mais de categoria a Costa do Marfin tinha levado os 3 pontos. Cristiano Ronaldo ficou "nervosa". Ele não gosta de jogar com marcação. Ele disse que seu futebol flui melhor quando é marcado por caras como Luiz Alberto, Betão e Fahel.

O Brasil jogou em câmera lenta. Acho que ficaram empolgados com o show de imagens da Globo. Nunca vi um time tão parado, tão fácil de marcar. Dizem que esse time só sabe jogar quando é atacado, usando contra-ataques. Ok, mas me diga, e se por um acaso eles levarem o primeiro gol? Como esse time vai ser capaz de virar um jogo? De Kaká a Luiz Fabiano a letargia era "tartarugal". Tem maluco que só tá fazendo gol em comercial de cerveja. Se o próximo confronto fosse de loteca eu ia de duplo: empate e Costa do Marfin. Para mim o Brasil não vence. Nem vou falar de Felipe Melo e Gilberto Silva.

Fechando, vi a Espanha querendo criar uma emoção nessa primeira etapa de grupos. Bizarro um time daquele não passar pela Suíça. Tudo indica que a Espanha terá que lutar por uma vaga em seu último jogo contra o Chile. E olha que os Chilenos podem chegar precisando apenas de um empate. Já pensou a Espanha fora?

terça-feira, 8 de junho de 2010

PRESIDENTE DA TANZÂNIA

O cara da Tanzânia que fez aquele gol no Brasil vai ser presidente do país depois desse feito histórico. Vai ser lembrado por gerações, como um Zulu...

O Brasil é mestre em jogar esses amistosos contra países que mal sabem o que é uma bola... mas também, com essa onda de contusões talvez não tenha sido um mal negócio.

Fora a questão da auto-estima. Perder um jogo semanas antes da copa pode dar uma bela desanimada no grupo. Bem, tá chegando a hora.

Já, já, vamos saber quem é quem nessa bagaça...

É ASILO?

Vejo o Flamengo buscando o Riquelme e penso... junto com o Pet... vai ser o que? Time Sênior?

segunda-feira, 7 de junho de 2010

7ª RODADA BRASILEIRO - APERTE O PAUSE


É maluco... pode apertar o pause, o time machine ou até mesmo dar um pulo na esquina pra comprar café, porque o Brasileirão 2010 vai dar uma folga. Próxima rodada? Só em 14 de julho.

Sem dúvida, o destaque maior dessa primeira pequena fase, de 7 jogos, é o Vozão: Ceará. Time humilde, disciplinado, sem estrelas e frescuragens (pra não dizer outra coisa). E tudo começa com um grande técnico, pouco valorizado, mas que sempre consegue resultados com elencos bem limitados. Paulo César Gusmão já foi elogiado várias vezes aqui no Arquiba. É de uma safra de técnicos "técnicos"mesmo, no sentido literal da palavra.

Ninguém aqui está dizendo que o Ceará será campeão ou ficará entre os 4. Mas estes 17 pontos de gordura serão de total importância para a manutenção da equipe na Série A, o que na verdade é o seu modesto objetivo desde o início do torneio.

O Flu é a segunda grande surpresa. Com Muricy, começa a apresentar um futebol de time grande, vencedor. Juntamente com Corinthians, Santos e São Paulo, forma o grupo dos consistentes. Equipes que demonstram no momento maior preparação, elenco, estrutura e padrão de jogo.

No terceiro escalão, surgem equipes com potencial, mas que sem contratações e mais treinamento não terão muitas chances de chegar no topo da tabela: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Atlético MG, Grêmio, Inter, Guarani, Avaí, Atlético PR e Vitória. Este grupinho é o que mais agradeceu aos céus por essa parada da copa. Ufaaaa!!! Ainda bem, porque senão muitos desses iriam ladeira abaixo.

Por fim, as lixeiras, as bagulhadas, as porcarias que parecem estar morrendo de vontade de ir pra segundona: Vasco, Goiás, Atlético GO e Grêmio Prudente. Essas equipes estão em um nível muito abaixo, com especial destaque para o Vasco que mal parece um time de futebol.

Bem amigos, agora vamos acompanhar mais a Copa aqui no Arquiba. Não deve ser tão legal quanto o Brasileiro, mas a gente faz uma força.

Minhas quatro seleções favoritas são: Argentina, Espanha, Inglaterra e Brasil. Para mim o campeão vai sair daí. Será que o Brasil é isso tudo mesmo? Não sei... vamos ver.

Abraços, Ronaldo...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

6ª RODADA BRASILEIRO - AH! VASCÃO!

O Vasco é o destaque (negativo que seja) da rodada. Jogou um futebolzinho... nem sei como descrever... e conseguiu a proeza de perder, em casa, para o Guarani no fechar das cortinas.

Mas antes vou falar da quarta-feira.

Vi o segundo tempo do jogo do Flu.
Venceu, mas quase se complica. De toda forma o time continua jogando bem e vai fortalecendo seu padrão de jogo. O próximo jogo do Fluzão será um bom teste: Avaí, lá na Ressacada.

Vi Palmeiras x Flamengo...
que joguinho horrível. Mais uma partida triste desse time perdido do Flamengo. E me diga então o Palmeiras? Consegue ser pior? Sim... Tudo caminhava para o 0x0, mas... Vagner Love, com sua vontade costumeira, deu os 3 pontos pro Mengão. Mesmo com esse elenco limitado, o Fla poderia ser melhor se tivesse um técnico de ponta.

Eu falando do Vasco, mas e o Foguinho? Ganhando de 2 x 0... perde de virada, com dois gols do Paulo Baier... o cara tem 70 anos... qualé? É dureza demais. Coisas de Botafogo.

E que beleza o Ceará hein? Que começo de campeonato...

Na quinta eu fiquei zapeando. Comecei vendo Corinthians x Inter e de vez em quando passava para Vasco x Guarani.

O Corinthians continua nessa situação estranha. Futebol meia boca... mas vence. É estranho, não é convincente, mas está funcionando. A sensação que tinha era de que se o Inter fizesse 1x0 não perderia mais. O pênalti também foi um pouco esquisito, mas confesso que foi falta... então... Enfim, Timão continua firme na ponta.

Do Vasco eu nem quero falar nada. Só quero lembrar que seu próximo jogo é contra o Santos na Vila. Ou seja... mais uma naba. Parece que o bacalhau vai fica no z4 durante essa pausa pra Copa.

Moçada, só temos mais uma rodada... depois é Copa. Acho que até vou no Maraca no sábado.

Abraços!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

[CARTOLA] FRAQUINHO... PRECISANDO DE BIOTÔNICO

É, o começo do meu time Arquiba no Cartola desse ano está muito fraco. Passar dos 80 pontos? Não consegui até agora.

E o nosso destaque na Copa Junta continua com nosso amigo Ismael e seu AstorFC.

O cara é o top em todas as rodadas, sempre pontuando alto. Ismael está disparando na frente e construindo uma "gordurinha"que vai ser difícil de tirar. Já passou dos 400 pontos e com certeza deve estar em uma bela colocação no liga geral nacional (é que com esse novo e "ótimo"site do Cartola, não temos como ver a colocação dos competidores em outras ligas).

Mas é isso folks... quem está pra trás não pode ficar de choradeira. É continuar escalando.

5ª RODADA BRASILEIRO - COM ATRASO

Em função de compromissos de trabalho e de família, só consegui fazer esse post agora. Sobre a quinta rodada podemos dizer que Corinthians e Flu começaram a encorpar. Vai ser difícil ganhar desses times.

O Corinthians não é novidade. Como mostrou a imprensa essa semana o Timão em 14 jogos venceu 12, empatou 1 e só perdeu 1, infelizmente o único que não podia perder: o do Flamengo na Libertadores. Isso mostra que o Timão tem, no mínimo, potencial pra ficar entre os 4 primeiros esse ano.

O Flu, que sempre teve um bom ataque e bons meias, mas padecia de zaga e laterais, parece finalmente estar formando um time inteiro. Joga compacto, defende muito bem, prende bola, estilão Muricy.

Os jogos que eu vi no fim de semana foram Flamengo x Grêmio (que acertei na loteca) e Atlético MG x Fluminense (que errei, pois joguei empate).

O Fla até que lutou contra o Grêmio, mas hoje é mais um amontoado de jogadores do que um time. Não dá pra esperar nada do Flamengo. O Importante pra torcida rubro-negra é que a pausa pra Copa chegue rápido e o Fla não perca muitos pontos até lá.

O Grêmio impressiona pela dependência do meia Douglas. Sem ele o time só joga na horizontal e fica sem objetividade.

No Mineirão o Flu dominou o jogo amplamente, com uma marcação sólida, bons laterais e Conca organizando tudo. Eu sabia que o Tricolor Carioca não perderia esse jogo e se eu tivesse mais grana pra jogar na loteca, teria feita um duplo, com empate e Flu.

Falando de Loteca fiz 11 pontos. Errei os jogos do Flu, do Avaí e do Botafogo (que sempre me quebra).

Hoje teremos o início da 6ª rodada. É a penúltima antes da pausa para a Copa.

Pena... tava começando a esquentar.