sábado, 25 de outubro de 2008

E aí Horcades? Hoje foi tudo certo?

Um dia da caça... hoje foi o do Flu. Seu primeiro gol foi completamente ilegal. Vale lembrar que a regra não permite tocar ou "tentar tocar" a bola com a mão. A falta deveria ser marcada e Washington teria que levar um amarelo.

5 comentários:

Unknown disse...

Levando em consideração os comentários de André Lofredo na transmissão, o gol foi irregular. Considerando a regra como escrita, o lance foi legalíssimo. Tanto é, que no programa "Troca de Passe", o lance foi analisado pelo ex-árbitro, hoje comentarista, Renato Marciglia e chegou-se a coclusão unânime de que o gol foi legalíssimo.

Portanto, se não tivessem nos roubado dois pontos na Bahia, hoje estariamos com 36 pontos e respirando um pouco mais aliviados.

Agora, tenho que concordar com você que erros de arbitragem acontecem para todos os lados, mas nesse caso específico, não houve erro.

Abração ...

PS: A profecia se confirma ... Não foi com a dramaticidade que esperava, o que é bom para o meu coração, mas ganhamos. E vc ?? Continua com a sua opinião?? Posso confiar nela e dormir mais tranquilo ?? Verei Flusão e Corinthians ano que vem ??

RONALDO SANCHES disse...

Breno

Olhando a Regra 12 literalmente ela não faz nenhuma menção ao comportamento de "fingir colocar a mão na bola". Porém, não se pode analisar uma regra assim.

O Famoso "deixa!" que alguns jogadores usam para enganar o seu adversário também não está lá, mas é sempre marcado como falta. Porquê? Porque a própria regra 12 diz que deve ser marcado como falta toda conduta antidesportiva, mesmo "não citada" na lista de infrações. Pode consultar as regras no site da CBF.

Marsiglia tem essa característica meio "Jurídica" de fazer algumas interpretações ao pé da letra, mesmo sabendo que esse não é o comportamento esperado pela FIFA.

Vale lembrar que André Lima tomou um amarelo esse ano por cometer a mesma jogada.

Eu não tenho dúvidas de que o Gol foi ilegal. Basta um pouco de bom senso para analisar o que está escrito na regra 12 e verificar que Washington teve uma conduta irregular.

Unknown disse...

Respeito sua opinião muito embora não concorde com ela ... Acredito que o lance também será comentado no "Bem amigos" de segunda-feira, vamos ver o que será dito para que possamos analisar a opinião de mais de um especialista.

Juridicamente a regra específica, conforme escrita, não pune a tentativa de por a mão na bola e sim o ato deliberado de por a mão na bola.

Se você me diz que pela regra doze o lance é ilegal, temos um conflito entre normas, ambas vigentes e aplicáveis.

Ocorre, que a conflitância de normas é solucionada pela especificidade. Se existe norma específica, não se aplica a norma de caráter geral.(Juridicamente falando)

O Bom senso deve ser utilizado para analisar a norma que de fato deve ser aplicada à situação específica.

No caso utilizado por você como exemplo, a norma não aborda de maneira específica em qualquer outro dispositivo o famoso "deixa". Assim sendo, aplica-se a regra geral (regra 12), por se considerar o ato praticado uma conduta antidesportiva.

Ou seja, nesse caso, a própria legislação dá margem para interpretações, abarcando a norma geral situações que não foram diretamente tratadas no texto legal, o que não ocorre no caso que gerou toda essa discussão.

Portanto, para mim, o lance é legal e o FLUMINENSE foi realmente garfado em Salvador, muito embora já deva ter sido beneficiado em outros jogos pela arbitragem.

Outra coisa que quero deixar claro, é que desaprovo a atitude do presidente Roberto Horcades, se é que posso chamar ele de presidente.

Um forte abraço.

PS: Espero que você não fique chateado comigo pela discordância.

Abração...

Ismael disse...

Bom senso é subjetivo, o jogador disse que usou o braço e um movimento de corrida, portanto é meramente interpretativo, pra mim o gol foi legalíssimo.

O próprio Marcos disse que tomou o gol pq a zaga não marcou o jogador e ele marcou, esquecendo a bola.

E o principal de tudo, justíssima a vitória do Flu, a defesa do Palmeiras não tem cobertura, driblou o primeiro zagueiro, sai na cara do gol, achei que o programa dos trapalhões havia mudado pra sábado, aquela defesa me lembrou os velhos tempos de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

RONALDO SANCHES disse...

O que eu acho muito legal é justamente essa divergência de opiniões, por isso Breno, nem se preocupe em discordar, jamais vou me chatear com isso.

Sobre essa questão de norma geral e norma específica, a International Football Association Board ( e não a FIFA como eu havia falado) tem costume de trabalhar com uma lista de recomendações que são divulgadas através de relatórios mensais.

Nesses relatórios surgem as determinações para os casos que não constam na regra, como a "paradinha" por exemplo. A IFAB faz isso para tentar resolver questões que são polêmicas e estejam levando a uma falta de critério na Arbitragem.

Acho que vc viu nessa semana o Árbitro anulando o pênalti do Palmeiras na Sul Americana. Diego Souza marcou com paradinha, o juiz fez voltar a cobrança e deu cartão amarelo ao meia do Palmeiras. Total falta de critério para um problema não específico na regra.

A questão da paradinha que já havia sido listada (e autorizada) em relatório, com certeza será comentada de novo.

Vamos ver o que esse lance do Washington trará de recomendação da IFAB. Pois com certeza ele chegará lá para ser apreciado.

A IFAB tem uma tendência, até por orgulho inglês e tradição de não mexer nas regras do futebol. Eles apreciam o fato de serem somente aquelas até hoje e por isso tudo que vem por fora segue nesses relatórios. Eu acho que isso só atrapalha, pois permite muita subjetividade nas interpretações.

Por isso mesmo, eu acho que o Árbitro precisa de muito bom senso, pois as regras são insuficientes para todas as coisas e novidades que acontecem em uma partida de futebol.