terça-feira, 8 de julho de 2008

Aposentar camisas é aposentar a história

Segundo a medicina e diversos estudos sobre a mente humana, a Visão é um dos principais sentidos na ativação da memória. Nenhum outro sentido consegue trazer na mesma velocidade informações e recordações passadas.

Outro fator interessante é que a Visão consegue ativar essas informações de forma independente. Você olha para algo e simplesmente a mensagem surge na sua cabeça, sem que você tenha pedido ou provocado.

Isso sempre me fez pensar em como é contraditória essa idéia de aposentar camisas de grandes craques, como forma de homenageá-los. Penso que essa idéia consegue justamente o contrário.

Ao tirar um número de campo se promove o esquecimento.

Sempre que vejo a 10 do Santos na mesma hora me lembro de Pelé. É automático.

E o mesmo acontece com a 10 do Flamengo (Zico), com 10 da Argentina (Maradona), com a 7 do Botafogo (Garrincha) e com a 11 do Vasco (Romário). Poderia citar outras famosas que estão na minha mente, de craques como Falcão, Sócrates, Raul, Adílio, Dinamite, Reinaldo e outros.

Essas camisas não podem ficar fora dos campos, nem longe de nossos olhos. Precisamos delas para lembrar, apontar e contar para nossos filhos.

Precisamos delas para manter viva a história do futebol.

Nenhum comentário: