terça-feira, 22 de julho de 2008

Desrespeito à História do Flamengo

É absurdo como nós brasileiros arranjamos desculpas esfarrapadas para os momentos de dificuldade em que não sabemos o que fazer. Mais absurdo ainda é que fazemos isso mesmo que tenhamos que desrespeitar a nossa história.


A culpada pelos atuais tropeços do Flamengo é a nova camisa criada pela Nike, feita para homenagear o uniforme utilizado pelo time na década de 70.

Feia e azarada. Esses foram os absurdos ditos sobre ela.

Primeiro não é feia. Com suas listras mais finas tem um visual Europeu, Inglês, muito visto também nos campeonatos da Escócia e Irlanda. Em termos visuais é uma camisa que expressa mais velocidade, movimento. Lógico que a primeira vista ela provoca uma sensação de estranheza. O Flamengo vem jogando de listras mais grossas há quase 10 anos, era de se estranhar.

Segundo não é azarada. Essa camisa é gloriosa. Vestiu a geração de 70 que contou com grandes jogadores como Dida, Paulo César "Caju", Gérson, Rondinelli, Horacio Doval, Fio Maravilha, Evaristo de Macedo, Reyes, entre outros.

Além disso, foi na da década de 70 que começou a surgir para o mundo do futebol a equipe mais vitoriosa do Flamengo, e sem dúvida alguma um dos maiores esquadrões do futebol mundial. Foi nesse período que craques como Zico, Júnior, Leandro, Andrade e outros tão importantes quanto, subiram para a equipe profissional do Flamengo.

Segundo os próprios jogadores, o marco inicial da geração que seria tetracampeã brasileira (1980/82/83/87), e campeã da Libertadores da América e Mundial (ambos em 1981), foi o tricampeonato estadual de 1978/79/79 Especial, conquistado contra o rival Vasco da Gama.

Torcedores, não só do Flamengo - não caiam nessas conversas de dirigentes que não assumem suas deficiências.

A história de seu time é maior do que qualquer conceito de moda ou superstição.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo com o absurdo da tese, porem, vão parar de usar a tal camisa, acaba tendo um efeito psicologico e o fla vence a portuguesa...